tempo!

tempo!

por Gilberto Guerra -
Número de respostas: 12

prof, o EP precisa rodar em tempo real (tempo do nosso relógio??)

acho q depende do 5º dado do arq de entrada! pelo menos o meu EP depende disso!

Em resposta à Gilberto Guerra

Re: tempo!

por Paulo José da Silva e Silva -
Não, em nenhum lugar no enunciado está escrito que o EP deve rodar em "tempo real".

Isso na verdade é muito difícil de fazer pois vai depender de quanto tempo o computador leva para fazer as contas e, principalmente quanto tempo a biblioteca graphics.py leva para desenhar os objetos na tela.

Abraço,

Paulo
Em resposta à Paulo José da Silva e Silva

Re: tempo!

por Ana Carolina Ribeiro Gomez -
acho que o que a gente quer perguntar é se o EP deve "tentar" ser em tempo real, ou seja, ser em tempo real ignorando-se o tempo de processamento.
Ou seja, se a velocidade for 1.0, a bolinha deve demorar 1 segundo + tempo de processamento pra andar 1 metro.
Em resposta à Ana Carolina Ribeiro Gomez

Re: tempo!

por Bruno Grizzo Canettieri -
Não entendi muito bem a dúvida...

Se a partícula não sai da sala por exemplo, o programa termina em aproximadamente 200 segundos reais...

Ou seja, se os dados de entrada são:

0.5 (x)
0.5 (y )
1 (vx)
0 (vy)
10 (intervalo máximo entre cenas)

e o seu ep mostra apenas um quadro a cada 10 segundos, o seu ep terá que exibir uma imagem da particula a cada aproximadamente 10 segundos (reais) mostrando a posição da particula - a particula será mostrada na posição:
instante - posição
0 - (0.5, 0.5)
10 - (x após 10 segundos, 0.5)
20 - (x após 20 segundos, 0.5)
...
Em resposta à Bruno Grizzo Canettieri

Re: tempo!

por Ana Carolina Ribeiro Gomez -
é exatamente isso! Mas agora eu estou mais confusa do que estava antes... Você acaba de me dizer que a simulação deve ser em aproximadamente tempo real, e o professor disse que não.
O que eu quero saber é se, de fato, se o meu intervalo entre cenas for de 10 segundos, eu tenho que esperar 10 segundos com a bolinha parada para então movê-la. Ou seja, se o intervalo é de 10 segundos, o meu sleep é de 10 segundos?
Eu achei isso um pouco irritante, o que acontece no meu EP é que a bolinha demora sempre a mesma quantidade de tempo real pra ir de uma posição para outra, mesmo que na simulação esse tempo valha muito mais. Isso é muito fácil de ser mudado, só quero saber a melhor opção, pois eu acho irritante esperar uma simulação de 200 segundos + tempo de processamento, afinal o meu print de tempo final já deixa claro quanto tempo real aquilo equivale.

Alias, quem é você???
sorriso
Em resposta à Ana Carolina Ribeiro Gomez

Re: tempo!

por Bruno Grizzo Canettieri -
Desculpe não ter me apresentado antes, eu sou o monitor de vcs dessa matéria (em outras palavras: o cara que tira dúvidas e corrige os exercicios)

Bom, então...acho q o professor não tinha entendido sua dúvida direito...eu demorei um pouco também mas acredito q minha resposta esteja certa.

Agora quanto a sua dúvida atual...

" ...se o meu intervalo entre cenas for de 10 segundos, eu tenho que esperar 10 segundos com a bolinha parada para então movê-la..."

Lembre-se: O seu intervalo entre cena eh de no máximo 10 segundos....ou seja, vc pode mostrar quantas cenas vc quiser....mas tem que ter no mínimo 1 cena a cada 10 segundos

"...o que acontece no meu EP é que a bolinha demora sempre a mesma quantidade de tempo real pra ir de uma posição para outra, mesmo que na simulação esse tempo valha muito mais..."

Não entendi direito....vc quer dizer que a cada 10 segundos (por exemplo) vc mostra uma cena, mas na verdade quando se passaram 20 segundos reais, sua particula já está no instante 50(por exemplo)???


Faça o envio do seu arquivo pelo paca (vc pode altera-lo a hora que quiser, basta reenvia-lo)...dessa forma eu consigo dar uma olhada nele para entender o que vc quer dizer.
Em resposta à Ana Carolina Ribeiro Gomez

Re: tempo!

por Bruno Grizzo Canettieri -
Eu dei uma olhada no seu EP e descobri pq talvez vc esteja com alguma dificuldade....

algumas coisas a serem melhoradas:

1 - E principal...que vale para todos, não precisa calcular todas as posições da particula e depois mostrar, faça as contas e já verifique o que vc quer...em outras palavras, o processador não gasta muito tempo para fazer esse tipo de conta, logo faça as contas de posição mostrada e verificação de saída no mesmo lugar em que temos a atualização da imagem.

Por exemplo: não verifique primeiro quando a bola bate embaixo pra depois ver onde esta a bolinha nesse momento....faca tudo de uma vez soh, não faça contas desnecessarias.

Agora outras coisas relacionadas apenas ao seu EP

2 - A funcao achaPosicao esta ligeiramente errada (em relacao a atribuição de vel)

3 - O programa sempre faz a consulta após 0.07 segundos + tempo de processamento....logo, não vai mostrar os quadros no tempo correto.

Bom, acho q se tem bastante coisa pra fazer jah, tente principalmente melhorar seu programa fazendo o item (1) acima, deste modo, acredito que os outros erros serão descartados.

Boa Sorte!!!
Em resposta à Bruno Grizzo Canettieri

Re: tempo!

por Ana Carolina Ribeiro Gomez -
se você vir o meu programa de novo e tiver uma idéia de como eu posso fazer ele sempre exibir a bolinha quando ela bate na parede, aceito sugestões...
Em resposta à Bruno Grizzo Canettieri

Re: tempo!

por Gilberto Guerra -
mas é bom lembrar que esse é o intervalo MÁXIMO entre duas cenas, podendo ser menor do q isso!!!
certo??