tempo!

tempo!

by Gilberto Guerra -
Number of replies: 12

prof, o EP precisa rodar em tempo real (tempo do nosso relógio??)

acho q depende do 5º dado do arq de entrada! pelo menos o meu EP depende disso!

In reply to Gilberto Guerra

Re: tempo!

by Paulo José da Silva e Silva -
Não, em nenhum lugar no enunciado está escrito que o EP deve rodar em "tempo real".

Isso na verdade é muito difícil de fazer pois vai depender de quanto tempo o computador leva para fazer as contas e, principalmente quanto tempo a biblioteca graphics.py leva para desenhar os objetos na tela.

Abraço,

Paulo
In reply to Paulo José da Silva e Silva

Re: tempo!

by Ana Carolina Ribeiro Gomez -
acho que o que a gente quer perguntar é se o EP deve "tentar" ser em tempo real, ou seja, ser em tempo real ignorando-se o tempo de processamento.
Ou seja, se a velocidade for 1.0, a bolinha deve demorar 1 segundo + tempo de processamento pra andar 1 metro.
In reply to Ana Carolina Ribeiro Gomez

Re: tempo!

by Bruno Grizzo Canettieri -
Não entendi muito bem a dúvida...

Se a partícula não sai da sala por exemplo, o programa termina em aproximadamente 200 segundos reais...

Ou seja, se os dados de entrada são:

0.5 (x)
0.5 (y )
1 (vx)
0 (vy)
10 (intervalo máximo entre cenas)

e o seu ep mostra apenas um quadro a cada 10 segundos, o seu ep terá que exibir uma imagem da particula a cada aproximadamente 10 segundos (reais) mostrando a posição da particula - a particula será mostrada na posição:
instante - posição
0 - (0.5, 0.5)
10 - (x após 10 segundos, 0.5)
20 - (x após 20 segundos, 0.5)
...
In reply to Bruno Grizzo Canettieri

Re: tempo!

by Ana Carolina Ribeiro Gomez -
é exatamente isso! Mas agora eu estou mais confusa do que estava antes... Você acaba de me dizer que a simulação deve ser em aproximadamente tempo real, e o professor disse que não.
O que eu quero saber é se, de fato, se o meu intervalo entre cenas for de 10 segundos, eu tenho que esperar 10 segundos com a bolinha parada para então movê-la. Ou seja, se o intervalo é de 10 segundos, o meu sleep é de 10 segundos?
Eu achei isso um pouco irritante, o que acontece no meu EP é que a bolinha demora sempre a mesma quantidade de tempo real pra ir de uma posição para outra, mesmo que na simulação esse tempo valha muito mais. Isso é muito fácil de ser mudado, só quero saber a melhor opção, pois eu acho irritante esperar uma simulação de 200 segundos + tempo de processamento, afinal o meu print de tempo final já deixa claro quanto tempo real aquilo equivale.

Alias, quem é você???
smile
In reply to Ana Carolina Ribeiro Gomez

Re: tempo!

by Bruno Grizzo Canettieri -
Desculpe não ter me apresentado antes, eu sou o monitor de vcs dessa matéria (em outras palavras: o cara que tira dúvidas e corrige os exercicios)

Bom, então...acho q o professor não tinha entendido sua dúvida direito...eu demorei um pouco também mas acredito q minha resposta esteja certa.

Agora quanto a sua dúvida atual...

" ...se o meu intervalo entre cenas for de 10 segundos, eu tenho que esperar 10 segundos com a bolinha parada para então movê-la..."

Lembre-se: O seu intervalo entre cena eh de no máximo 10 segundos....ou seja, vc pode mostrar quantas cenas vc quiser....mas tem que ter no mínimo 1 cena a cada 10 segundos

"...o que acontece no meu EP é que a bolinha demora sempre a mesma quantidade de tempo real pra ir de uma posição para outra, mesmo que na simulação esse tempo valha muito mais..."

Não entendi direito....vc quer dizer que a cada 10 segundos (por exemplo) vc mostra uma cena, mas na verdade quando se passaram 20 segundos reais, sua particula já está no instante 50(por exemplo)???


Faça o envio do seu arquivo pelo paca (vc pode altera-lo a hora que quiser, basta reenvia-lo)...dessa forma eu consigo dar uma olhada nele para entender o que vc quer dizer.
In reply to Ana Carolina Ribeiro Gomez

Re: tempo!

by Bruno Grizzo Canettieri -
Eu dei uma olhada no seu EP e descobri pq talvez vc esteja com alguma dificuldade....

algumas coisas a serem melhoradas:

1 - E principal...que vale para todos, não precisa calcular todas as posições da particula e depois mostrar, faça as contas e já verifique o que vc quer...em outras palavras, o processador não gasta muito tempo para fazer esse tipo de conta, logo faça as contas de posição mostrada e verificação de saída no mesmo lugar em que temos a atualização da imagem.

Por exemplo: não verifique primeiro quando a bola bate embaixo pra depois ver onde esta a bolinha nesse momento....faca tudo de uma vez soh, não faça contas desnecessarias.

Agora outras coisas relacionadas apenas ao seu EP

2 - A funcao achaPosicao esta ligeiramente errada (em relacao a atribuição de vel)

3 - O programa sempre faz a consulta após 0.07 segundos + tempo de processamento....logo, não vai mostrar os quadros no tempo correto.

Bom, acho q se tem bastante coisa pra fazer jah, tente principalmente melhorar seu programa fazendo o item (1) acima, deste modo, acredito que os outros erros serão descartados.

Boa Sorte!!!
In reply to Bruno Grizzo Canettieri

Re: tempo!

by Ana Carolina Ribeiro Gomez -
já reenviei meu ep, se você puder dar uma olhada nas correções ficaria agradecida smile
ainda bem que você me avisou, tava com um erro horrível...
In reply to Bruno Grizzo Canettieri

Re: tempo!

by Ana Carolina Ribeiro Gomez -
se você vir o meu programa de novo e tiver uma idéia de como eu posso fazer ele sempre exibir a bolinha quando ela bate na parede, aceito sugestões...
In reply to Ana Carolina Ribeiro Gomez

Re: tempo!

by Ana Carolina Ribeiro Gomez -
me desculpem ficar mandando muitas mensagens, só queria avisar que eu já consegui fazer meu programa exibir a bolinha sempre que ela bater na parede :s

In reply to Bruno Grizzo Canettieri

Re: tempo!

by Gilberto Guerra -
mas é bom lembrar que esse é o intervalo MÁXIMO entre duas cenas, podendo ser menor do q isso!!!
certo??
In reply to Gilberto Guerra

Re: tempo!

by Bruno Grizzo Canettieri -
Certo...

O intervalo MÁXIMO entre duas cenas eh o passado no arquivo de entrada, logo o intervalo pode ser menor que o passado no arquivo de entrada.