Amplitude do Evento

Amplitude do Evento

by Diogo Vernier dos Santos -
Number of replies: 5
Olá,

Eu queria saber o que eu faço com esse valor da amplitude do evento entre 0 e 1. É que se eu jogo ele desse jeito na função f, não sai nenhum som depois (Faz sentido, pois os valores ficam muito pequenos, e ao converter para inteiro são arrendondados para 0 sorriso).

De qualquer forma, fiz um teste e multipliquei ele por uma constante antes de converter e tocou (não ficou 100% igual mas...), porém se o valor que vc multiplicar for muito alto, o som sai distorcido.

Além disso, meu som sai com um pouquinho de chiado. Alguma idéia do que pode ser?

Abraços,

Diogo Vernier dos Santos

In reply to Diogo Vernier dos Santos

Re: Amplitude do Evento

by Thiago Paixão -
Também tenho esse problema com o valor da amplitude. Devemos transformar ele no espaço de valores da variável?

Por exemplo, se temos amostras que variam de -0.5 a 0.5 e temos 8 bits para representar isso. Podemos fazer essa amostra variar entre - 2^7 e +2^7??

by Thiago Paixão -
opa, uma pista. olhando

http://en.wikipedia.org/wiki/Additive_synthesis

acho que a formula tem um erro. Nao seria

fi(t) = ampi * env * \sum.....

e sim

fi(t) = ampi * env + \sum.....

Alguem confirma?? E isso mesmo Leandro? Falow!
In reply to Thiago Paixão

by Adriano Mitre -
Thiago, a fórmula do enunciado está correta. Basta pensar que a envoltória "envolve" o sinal formado pela soma dos parciais e, portanto, deve ser multiplicada pelo mesmo.

A propósito, a alternativa sugerida tem duração infinita, afinal o cosseno é uma função periódica.

by Adriano Mitre -
Sobre normalização, sugiro dividir todo mundo pelo valor máximo efetivamente atingido, para normalizar o sinal entre [-1,1], e depois multiplicar pelo valor máximo permitido pela resolução, ex: 2^15-1 para 16 bits (o -1 é por conta da assimetria em relação ao zero). Dessa forma nunca há ceifamento (clipping) ao mesmo tempo em que a faixa dinâmica utilizada é maximizada.

Por fim, vale lembrar que para 8 bits o padrão RIFF WAVE estabelece valores de 0 a 255 e não -127 a 128.