Amplitude do Evento

Amplitude do Evento

por Diogo Vernier dos Santos -
Número de respostas: 5
Olá,

Eu queria saber o que eu faço com esse valor da amplitude do evento entre 0 e 1. É que se eu jogo ele desse jeito na função f, não sai nenhum som depois (Faz sentido, pois os valores ficam muito pequenos, e ao converter para inteiro são arrendondados para 0 sorriso).

De qualquer forma, fiz um teste e multipliquei ele por uma constante antes de converter e tocou (não ficou 100% igual mas...), porém se o valor que vc multiplicar for muito alto, o som sai distorcido.

Além disso, meu som sai com um pouquinho de chiado. Alguma idéia do que pode ser?


Abraços,


Diogo Vernier dos Santos


Em resposta à Diogo Vernier dos Santos

Re: Amplitude do Evento

por Thiago Paixão -
Também tenho esse problema com o valor da amplitude. Devemos transformar ele no espaço de valores da variável?

Por exemplo, se temos amostras que variam de -0.5 a 0.5 e temos 8 bits para representar isso. Podemos fazer essa amostra variar entre - 2^7 e +2^7??
Em resposta à Diogo Vernier dos Santos

Re: Amplitude do Evento

por Thiago Paixão -
opa, uma pista. olhando

http://en.wikipedia.org/wiki/Additive_synthesis

acho que a formula tem um erro. Nao seria

fi(t) = ampi * env * \sum.....

e sim

fi(t) = ampi * env + \sum.....

Alguem confirma?? E isso mesmo Leandro? Falow!
Em resposta à Thiago Paixão

Re: Amplitude do Evento

por Adriano Mitre -
Thiago, a fórmula do enunciado está correta. Basta pensar que a envoltória "envolve" o sinal formado pela soma dos parciais e, portanto, deve ser multiplicada pelo mesmo.

A propósito, a alternativa sugerida tem duração infinita, afinal o cosseno é uma função periódica.
Em resposta à Diogo Vernier dos Santos

Re: Amplitude do Evento

por Adriano Mitre -
Sobre normalização, sugiro dividir todo mundo pelo valor máximo efetivamente atingido, para normalizar o sinal entre [-1,1], e depois multiplicar pelo valor máximo permitido pela resolução, ex: 2^15-1 para 16 bits (o -1 é por conta da assimetria em relação ao zero). Dessa forma nunca há ceifamento (clipping) ao mesmo tempo em que a faixa dinâmica utilizada é maximizada.

Por fim, vale lembrar que para 8 bits o padrão RIFF WAVE estabelece valores de 0 a 255 e não -127 a 128.