1o Trab Maior - especificação vs exemplo-teste

1o Trab Maior - especificação vs exemplo-teste

por Paulo Roberto Bezulle -
Número de respostas: 2

Bom dia! Na especificação diz "... três inlets, o primeiro para controle e os demais para sinais, ...", isto é, 2o e 3o signal inlets. Três dos exemplos de teste fornecidos usam inlets 2 e 3 como nonsignal, assim o Pd acusa erro se usar os exemplos de teste:

"signal outlet connect to nonsignal inlet (ignored)"

Imagino que é para se ater à especificação e adaptar o arquivo de teste, correto? Obrigado

Em resposta à Paulo Roberto Bezulle

Re: 1o Trab Maior - especificação vs exemplo-teste

por Marcelo Queiroz -

Boa tarde!

Não há nenhum problema em conectarmos mensagens de controle em um [inlet~] do tipo sinal: o que acontece é que o número enviado fica "memorizado" no [inlet~], que passa a alimentar o patch com um sinal constante com aquele valor (essa é a semântica default na conversão float->signal e funciona na maioria dos objetos). É isso que acontece por exemplo quando fazemos |440< --> [osc~], ou em geral quando conectamos um slider para controlar a frequência de um oscilador (o slider produz mensagens isoladas, e o oscilador espera um sinal).

O erro que você citou é de outro tipo: se tentarmos conectar um sinal a um [inlet] comum a conexão vai falhar, pois não existe uma interpretação razoável para transformar sinal em número. E isso não ocorreu em nenhum dos exemplos de teste (acabei de baixar e testar de novo).

Você poderia publicar aqui o exemplo de teste que gerou essa mensagem?

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: 1o Trab Maior - especificação vs exemplo-teste

por Paulo Roberto Bezulle -
Boa noite, prof! Muito obrigado pelo retorno. Acabei de retestar o patch e, para minha surpresa, ele funcionou normal com os arquivos de teste! Isto é, o que eu reportei NÃO se reproduziu, valendo exatamente como você descreveu... (Obs. Não alterei absolutamente nada desde então, pois fiz cachês nos 3 últimos dias e só deu para voltar a trabalhar nisso agora (sim, submeti o patch sexta, sem os testes finais (e com pequeno bug, acabei de constatar))) Enfim, só posso pensar que o interpretador deve ter se bugado no momento que eu trabalhava, e com o liga/desliga voltou ao normal... Pois agora está ok... Mais uma vez obrigado e desculpe a demora para dar o feedback. Até amanhã.