Dúvida Primeiro Trabalho Maior - Inlets

Dúvida Primeiro Trabalho Maior - Inlets

por Gabriel Sarti Massukado -
Número de respostas: 5

Olá!
Estou com uma dúvida para começar minha implementação do primeiro EP. O arquivo sintetizador.pd deve ser o patch "pai" e o sintetizador em si (com os 3 inlets) deve ser um um subpatch desse patch original?
Nesse caso, o primeiro inlet estaria conectado a diversas mensagens diferentes no patch "pai" (liga dsp, onda senoidal, etc) e dentro do subpatch elas seriam tratadas de acordo com seu nome?
Esta é uma implementação possível/razoável?
Obrigado!

Em resposta à Gabriel Sarti Massukado

Re: Dúvida Primeiro Trabalho Maior - Inlets

por Edgar Bernardi Righi -
Pela minha interpretação, me parece que é para criar um objeto do pd chamado sintetizador~.pd com 3 inlets, um para receber as mensagens e outros dois sinais interpretados como nota da frequencia livre e volume, respectivamente. O sinal gerado sai no seu outlet. Igual aquela aula prática que implementamos objetos de soma~, multiplicacão~, etc. Esse objeto deve ser autocontido e ele deve ser entregue. Você pode fazer um patch principal para teste do objeto, mas ele não deve ser entregue. Inclusive no final do enunciado é dito que esse patch de teste pode ser compartilhado aqui no forum... logicamente, sem o arquivo sintetizador~.pd... Pelo menos foi isso que entendi.
Em resposta à Edgar Bernardi Righi

Re: Dúvida Primeiro Trabalho Maior - Inlets

por Nicolas Figueiredo -
É isso mesmo! Acabei de postar no fórum arquivos exemplo que funcionam como patches "pai" para teste do sintetizador~, que deve ser autocontido da maneira descrita pelo Edgar.
Em resposta à Gabriel Sarti Massukado

Re: Dúvida Primeiro Trabalho Maior - Inlets

por Marcelo Queiroz -
Bom dia!

Recebi uma dúvida por e-mail sobre os mecanismos possíveis para tratar as mensagens que chegam pelo primeiro inlet do sintetizador. Resumidamente, o mecanismo nativo do Pd é o objeto [route], que está sugerido no enunciado e cujo help traz exemplos bem próximos do que precisaríamos fazer. Por outro lado, o [ofelia] também permite o tratamento de mensagens personalizadas através de funções com nome ofelia.mensagem(). A imagem a seguir ilustra esses dois mecanismos, que acredito ajudarão a resolver essa dúvida e outras relacionadas. O patch principal encontra-se à direita e acima, e o subpatch embaixo. Ao clicar nas mensagens |um<, |dois< e |tres< no patch principal, as mensagens exibidas na janela principal do Pd aparecem no alto à esquerda.



Abraços,

Marcelo