Visualização do código fonte

Visualização do código fonte

por Vinícius Daros -
Número de respostas: 4
    Saudações,

    Gostaria de saber em qual editor de texto o código do EP será aberto para a correção.
    Pode parecer uma pergunta sem propósito, mas quando abri meu código, editado no gedit do Linux, em outro editor, várias quebras de linha foram ignoradas e a identação foi completamente destruida. Por esse motivo, acredito que seria interessante verificar como meu EP será exibido na hora da correção, afim de fazer eventuais ajustes se forem nescessários.

    Obrigado,
    Vinícius
Em resposta à Vinícius Daros

Re: Visualização do código fonte

por Luciano Ramalho -
Vinicius, o caso é o seguinte: em sistemas Unix ou derivados, como o Linux, a quebra de linha é representada pelo caractere LF (linefeed, código ASCII 10), enquanto no Windows ela é representada por um par CR+LF (carriage-return, ASCII 13, seguido de linefeed). Isso pode explicar o problema que você teve.

No entanto, um bom editor de programação, seja no Linux ou no Windows, consegue lidar bem com esta diferença. Por exemplo, se você abrir o seu código no Windows com o Scite ou o Notepad++, seu código estará idêntico ao que você digitou no Gedit. O Scite e o Notepad++ são exemplos de editores de programação básicos para Windows gratuitos. O Scite é software livre e existe para Linux tb.

[ ]s
Luciano
Em resposta à Luciano Ramalho

Re: Visualização do código fonte

por Rodrigo Luiz Marques Flores -
Eu usarei o vim ou o gvim para a correção.
A única coisa que já tive problemas com ele foi com arquivos exportados do windows (que possuíam algo parecido com ^m) no fim de cada linha.
Se você utilizou o Windows para abrir, arquivos exportados do linux para Windows devem ter problemas com relação a codificação também. 
Que outro editor você utilizou ?

Abraços
Em resposta à Rodrigo Luiz Marques Flores

Re: Visualização do código fonte

por Vinícius Daros -
    Saudações, Rodrigo

    No começo, eu estava usando o Anjuta 1.2.4a (eu sei que não ele não apenas um editor, mas tinha algumas comodidades) no Ubuntu 6.06, mas quando muidei para o Ubuntu 6.10, o Anjuta começou dar alguns problemas e a partir daí eu só editei meu EP no gedit.
    Mas se você disse que só teve problemas com arquivos criados no Windows, acredito que não tenho com o que me preocupar. ; ]

    Abraço e obrigado,
    Vinícius
Em resposta à Rodrigo Luiz Marques Flores

Re: Visualização do código fonte

por Luciano Ramalho -
Pois é, o ^M é outro símbolo usado para representar carriage return, tb. conhecido como CR ou ainda ASCII 13 (M é a 13a letra do alfabeto).

[ ]s
Luciano