Escalonamento de operações

Escalonamento de operações

por Éderson Cássio Lacerda Ferreira -
Número de respostas: 2

Mesmo depois de ter tirado várias dúvidas na aula, esse assunto continua me gerando dúvidas... triste

O exercício dá um escalonamento e pergunta que violações podem estar acontecendo e qual o nível de isolamento em cada item.

1. O nível de isolamento não é "pessoal" da transação, ou seja, T1 pode ter um e T2 ter outro, não?

2. Um mesmo escalonamento não poderia ser aplicável em vários níveis de isolamento diferentes, mudando somente quais dados que serão vistos por cada usuário? Por exemplo, o escalonamento em que A escreve uma tupla e B lê essa tupla antes que A faça commit ou rollback, não pode ser feito em qualquer nivel que não seja o Serializable? Se vai haver uma leitura suja ou não repetitiva, isso não dependerá do nível de isolamento escolhido por B?

Em resumo, parece-me que, dado um escalonamento, podem ser várias as opções válidas.

Em resposta à Éderson Cássio Lacerda Ferreira

Re: Escalonamento de operações

por Cláudia Abrão -

Olá Éderson,

O objetivo do exercício é identificar qual violação acontece no escalonamento apresentado e concluir qual isolamento deve ter sido atribuído para que esta violação fosse permitida.

Na aula de amanhã podemos retomar esse assunto, ok?

Em resposta à Cláudia Abrão

Re: Escalonamento de operações

por Taís Pinheiro -

Olá Professora,

Estou com a mesma dificuldade do Ederson. Imagino que não é possível definir as violações do escalonamento sem saber antes quais modos de isolamentos foram definidos.

Att.,