To perdido aqui

To perdido aqui

por Felipe Faget -
Número de respostas: 10

Galera, não tenho nem noção de como começar a fazer isso...

tipo.. inicializei as variaveis que eu axo que preciso..

ta, mas e ai???

como eu vou fazer pra definir quando é saque ou depósito???

e como faço pra contar as notas???

Em resposta à Felipe Faget

Re: To perdido aqui

por Gilberto Guerra -

o usuário vai definir se ele quer depositar ou sacar!!!

exceto a primeira linha (que algum funcionario do banco inicializa o caixa eletronico), o primeiro numero de todas as linhas é a operação q o usuario escolheu, podendo ser:

1 para saque (acho q é isso, naum lembro mais);

0 para depósito (ou vice-versa, confira no enunciado);

-1 para finalizar;

Voce deve ler esse numero (scanf) e entaum direcionará para realizar a operação desejada pelo usuário!!!!

É isso!!

Em resposta à Gilberto Guerra

Re: To perdido aqui

por Caio Burin Ferreira -
Mais Giba,

se liga:

a quantidade inicial de notas deve ser digitada pelo usuário ou isso vai ser pré-definido pelo programador e sempre vai começar com akeles valores?

Pq eu axei q o usuário (no caso, o cara q for sacar ou depositar dinheiro) era quem dizia quantas notas de cada valor ele tinha...

nao é isso?
Em resposta à Caio Burin Ferreira

Re: To perdido aqui

por Gilberto Guerra -

o Burin....

Existem dois casos em que serão informados a quantia de cada tipo de nota!!

CASO INICIAL:

No inicio do dia, vc deve saber qtas notas foram colocadas na máquina (provavlemente por algum funcionario, ou sei lá o q!). Senão, como efetuar o primeiro saque??? Um exemplo desses dados é descrito na primeira linha do "dados de entrada". Seria uma inicialização do caixa eletrônico!

CASO DEPÓSITO:

Toda vez que alguem for depositar, deve informar quantas notas estará depositando de cada valor!! O que é exemplificado em outras linhas em "dados de entrada". No caso de saque, a máquina que vai calcular quantas notas ela vai dar de cada tipo!!

É isso!

Espero q tenha entendido, senaum.....

ahahahhaha

boa semana santa com EP pra vcs!! obs.: Eu tb estou fazendo o EP de vcs!!!

Em resposta à Gilberto Guerra

Re: To perdido aqui

por Caio Burin Ferreira -
Sim!
Entendi!

Mas então, TODA vez que o usuário for rodar o programa, a quantidade de notas de cada valor será a mesma, inicialmente?
 
Pq eu axo que não é isso q tah na descrição do EP:
 
"Escreva um programa que simula um dia de funcionamento do caixa, da seguinte maneira:
 
(1)Lê a quantidade inicial de cédulas de 100, 50, 10, 5, 2 e 1 reais.
 
... "
 
Ou seja, existe um "scanf" aí, lendo a quantidade inicial de células e depois mandar ver nas contas!

Até pq, se nao fosse assim, eu poderia forjar as contas do meu ep fazendo dar certo só pra aqueles valores inicializados no começo que sempre serão os mesmo!
Não faz sentido!
 
OU
 
O "leitor" do programa, no caso o professor ou quem for corrigir o EP (huhuhuhuhu), digita quantas notas uma certa pessoa tem inicialmente e depois essa certa pessoa utiliza o programa!
 
De qualquer forma, qualquer que seja a suposição certa, teria que haver "scanf" no início, pra saber a quantidade de notas pra cada valor! Senão, implicaria dizer que todos os clientes dakele banco esquisito têm a mesma quantia em dinheiro, na mesma proporção dos valores!!!
 
Pegou?!
 
Abraços!
Em resposta à Caio Burin Ferreira

Re: To perdido aqui

por Francisco Reverbel -
É isso mesmo, as quantidades iniciais de cédulas são lidas via scanf. Ou seja, essas quantidades podem ser diferentes em rodadas diferentes do programa.

Reverbel
Em resposta à Caio Burin Ferreira

Re: To perdido aqui

por Gilberto Guerra -

Caio, talvez o que vou dizer esclareça mais!! rsrs

a idéia é que o programa rode uma vez ao dia, como você mesmo citou: "Escreva um programa que simula UM DIA de funcionamento do caixa..." Tendo isso em vista, a leitura da quantidade de cédulas iniciais será feita uma única vez, no início do funcionamento do caixa eletronico, quando o programa for iniciado.

Ou seja, não é o usuário que vai rodar (iniciar)o programa. Ele vai apena usar as operações disponiveis. Não sei se você já foi a um caixa eletrônico (toma essa - ahahahaha), mas o usuário (você) chega, e o programa do caixa já está funcionando, você apenas digita a opção que deseja realizar!

A pessoa que vai corrigir teu EP (no caso, a minha pessoa - huhuhuhu) vai simular vários dias de funcionamento do caixa com diversas notas de entrada!

Outra coisa, o dinheiro que consta não é do cliente, não é da pessoa. A quantidade de notas que aparece na tela, ou digitado inicialmente, não se refere à conta bancária da pessoa, mas sim à quantidade de cédulas disponiveis no caixa eletronico para todos os clientes daquele banco esquisito. Ou seja, cada linha de operação poderia ter sido realizada por um cliente diferente.

Só pra finalizar (ou não). De boa, sem querer desanimá-los, mas não é um Banco de verdade que contratou vocês!!(não queria contar a verdade a vocês, isso dói às vezes, aproveito o drama para informar tb q coelhinho da páscoa não existe, entaum... estudem nessa páscoa) Ou seja, tem um monte de coisa faltando pra ser uma operação real, deveria ter uma interface com o funcionário que inicializa o caixa, uma interface com o usuário cliente do banco, deveria perguntar a conta em que deseja depositar, etc... Vamos relevar essas coisas, ok?

Em resposta à Gilberto Guerra

Re: To perdido aqui

por Igor Colombo -

AEWWWWWWW!!!!!!!!

depois d miseros 2 dias a menos d  minha vida consegui fazer esse negocio!!!!!!!!!!!!!!!!

tb 260 linhas depois posso agora me dedicar a por... da prova d calculo I...

big grin

 

fiquei um dia testando tem q tar certo...so falta comentar...ehehehe

tipo tem q comentar cada linha ou pode comentar so em blocos ?

abraços.

Em resposta à Igor Colombo

Re: To perdido aqui

por Gilberto Guerra -

comente em blocos, por favor!!! rsrs

importante dizer o q é cada variável, cada rotina, etc....

no inicio coloque seus dados (tem as informações no enunciado do EP, naum??)