Sobre o funcionamento do programa do EP1

Sobre o funcionamento do programa do EP1

por Victor Harada -
Número de respostas: 4
Eu estou com uma dúvida sobre como a máquina deve executar as vendas....segundo o texto do programa a máquina soh executa vendas se puder dar o troco, porém quando a máquina deve verificar se a venda pode ser executada?? quando o usuário apertar o botão do troco ou quando o usuário apertar o botão referente a algum produto??
Em resposta à Victor Harada

Re: Sobre o funcionamento do programa do EP1

por Rodrigo Luiz Marques Flores -
Pelo enunciado, ela só efetua a venda se tiver troco.
A venda então só é concretizada quando o usuário aperta o troco.
Em resposta à Victor Harada

Re: Sobre o funcionamento do programa do EP1

por Andrew Kurauchi -

Tenho uma dúvida quanto ao exemplo do enunciado.

"caixa:

R$ 10,00 R$ 5,00 R$ 2,00 R$ 1,00 R$ 0,50 R$ 0,25 R$ 0,10 R$ 0,05

           0        11        21        41        48         80         0          1

estoque:

Choca-Cola Mineralba Toblerini Xiritos

               9            19          29      25

recebimento de 100 (saldo do usuario: 100)

recebimento de 100 (saldo do usuario: 200)

recebimento de 50 (saldo do usuario: 250)

venda de Xiritos (preco: 240) não efetuada por falta de troco

troco: 250 (saldo do usuario: 0)

caixa:

R$ 10,00 R$ 5,00 R$ 2,00 R$ 1,00 R$ 0,50 R$ 0,25 R$ 0,10 R$ 0,05

           0        11        21        41        48         80         0          1"

Nesse trecho o usuário fornece duas notas de R$ 1,00 e, como a compra não foi efetuada, recebeu de volta as duas notas. Porém o enunciado diz que o troco devolvido deve ser com o mínimo de cédulas e/ou moedas possível. Nesse caso o troco seria então uma nota de R$ 2,00 e uma moeda de R$ 0,50 e as duas notas de R$ 1,00 fornecidas pelo usuário permaneceriam na máquina. Está correto o meu pensamento?

Em resposta à Andrew Kurauchi

Re: Sobre o funcionamento do programa do EP1

por Francisco Reverbel -
Está correto sim, Andrew. Vou corrigir o enunciado.

Na primeira versão que eu rascunhei, o enunciado tinha esta regra: "Se o cliente pressionar o botão de devolução de troco sem ter efetuado nenhuma compra, então a devolução do troco será feita usando a mesma combinação de cédulas e/ou moedas fornecida pelo cliente." Uma regra assim evitaria que pessoas usassem a máquina para se livrar de moedas pequenas (por exemplo: inserindo 100 moedas de 10 centavos, pressionando o botão de devolução de troco e pegando uma cédula de 10 reais). Depois eu decidi remover essa regra para simplificar um pouco o EP, mas esqueci de fazer a atualização correspondente no exemplo...

Muito obrigado por me avisar do erro. (Tomara que seja o último!)

Reverbel