[ex04] Sobre "orienta"

[ex04] Sobre "orienta"

por João Francisco Lino Daniel -
Número de respostas: 3

Olás,

Na primeira parte do exercício, a entidade AlunoRegular tem participação total no relacionamento "orienta". No entanto, na segunda parte, é pedida uma alteração para que um professor possa orientar qualquer tipo de aluno. Como fica a participação da entidade Aluno no relacionamento "orienta" após a alteração? Mantém-se como total ou fica a meu critério?

Obrigado

Em resposta à João Francisco Lino Daniel

Re: [ex04] Sobre "orienta"

por Fernanda de Camargo Magano -

Oi, João!

A participação da entidade Aluno_Regular no relacionamento "orienta" ainda é total após a alteração, pois a orientação do aluno depende de um Professor para existir. Para que você não precise mudar muito o esquema, uma dica é fazer uma modificação que inclua o Aluno_Especial. Se você for modificar a entidade Aluno, precisaria de uma alteração a mais.

Boa Páscoa!

Abraços.

Em resposta à Fernanda de Camargo Magano

por João Francisco Lino Daniel -

Olas,

Inicialmente eu implementei a participação total de AlunoRegular como uma chave estrangeira para professor que fosse not null. O que eu acabei fazendo como alteração foi remover essa coluna da tabela AlunoRegular e colocar na tabela de generalização Aluno também como not null. Com isso, um AlunoRegular ainda tem que ter um professor orientador, e também permite que um professor oriente qualquer tipo de aluno. Está errado?

Obrigado e boas Páscoas!

Em resposta à João Francisco Lino Daniel

por Fernanda de Camargo Magano -

Está correto também, é uma das possíveis resoluções.

Além de ser flexível caso sejam criados novos tipos de aluno. =)

Abraços.