Relato da reunião de 5 de dezembro

Relato da reunião de 5 de dezembro

por José Coelho de Pina -
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Boas festas e um excelente 2018 a todos!

hitoshi e coelho


Relato da Reunião Acadêmica de 5 de dezembro de 2017

Presentes

Adriana, Beatriz, Bruna, Danilo, Gabriel Noda, Guilherme Jordan, Jefferson, José, Luis André, Luis Francisco, Michel, Nivaldo, Renata, Hitoshi, e Coelho Hmm. Faltou algum nome?

Estágios

  • de 25 a 30 horas por semana
  • carga horária no 2o semestre ideal:
    • MAP: 4 disciplinas
    • MAT: 5 disciplinas
    • MAE: 6 disciplinas

Sobre a falta de representatividade e integração entre alunos

  • perfil dos alunos do IME não ajuda
  • falta de experiência (nos 1os semestres?)
  • falta de trabalhos em grupo, no jornalismo a sala inteira participa de um projeto.
  • é difícil furar a "bolha do ensino médio", onde tudo era mais fácil.
  • como conciliar juventude x trabalho.

Críticas e sugestões

Algumas frases com opiniões das alunas e alunos:

Exercícios Programa de MAC0122

  • Preferia uma quantidade menor de EPs, mas mais complexos.
  • Gostei de fazer mais EPs mais frequentes e simples.
  • Gostaria de ter feito mais EPs como no 1o semestre (foram 23).
  • Os EPs não tiveram a ver com o conteúdo das aulas.
  • Os EPs são bem mais difíceis que os exercícios vistos em aula.
  • É OK que os EPs sejam mais difíceis.
  • Os EPs serviram para aplicar o conteúdo visto em aula.
  • Os EPs com recursão foram bem difíceis.
  • Cada EP consomem mais que do 4h para ser feito.
  • Alguns EPs eram "bola de neve". Se não fiz a 1a parte, eu precisava levar 2 vezes mais tempo para fazer a 2a parte.

Oficinas

  • As oficinas poderiam começar mais cedo.
  • Gosto do esquema de aulas onde o problema é exposto e se tem um tempo para pensar. Nas oficinas, esse esquema era quebrado e as discussões eram confusas.
  • Oficinas são muito curtas, não há tempo para resolver o problema.

Corretor automático

  • Os test-drives ajudaram.
  • Os testes escondidos poderiam ser revelados após o prazo.
  • Corretor diz que passa em um teste mas a função tinha erro e quebra em outro.
  • dá zero quando o problema é simples, como um espaço faltando na saída

Projeto

  • O critério de correção dos EPs de plágio foi muito rigoroso.
  • Tirei zero e não consideraram nada que eu fiz.
  • Eu sei que o meu programa tinha erros, mas poderiam considerar algo.
  • Que tal se cada aluno pudesse propor um problema do seu interesse como projeto?

Fórum e Monitoria

  • Os monitores são legais, mas não sei usar a monitoria.
  • Monitoria na hora do almoço é ruim. Poderia haver outros horários.
  • O fórum é pouco utilizado: poderia haver outros fóruns, como um de memes

Computador e aula

  • Tenho dificuldade de trabalhar em aula sem computador.
  • É importante saber estruturar o problema sem computador.
  • O computador pode virar muleta e não aprendemos a fazer de cabeça.
  • Cada um tem o seu jeito, eu faço o meu desenvolvimento direto no computador.

Conteúdo

  • Queria ver mais algoritmos, não POO.
  • Queria ver mais sobre eficiência de algoritmos, por exemplo:
    • mais tempo usando LCS e o problema das cidades
    • mais problemas relacionados com outras disciplinas como o triângulo pitagórico

Provas

  • Houve um degrau entre a P1 e a P2.
  • A P2 foi muito "longa", não deu tempo de acabar