Boas festas e um excelente 2018 a todos!
hitoshi e coelho
Relato da Reunião Acadêmica de 5 de dezembro de 2017
Presentes
Adriana, Beatriz, Bruna, Danilo, Gabriel Noda, Guilherme Jordan, Jefferson, José, Luis André, Luis Francisco, Michel, Nivaldo, Renata, Hitoshi, e Coelho Hmm. Faltou algum nome?
Estágios
- de 25 a 30 horas por semana
- carga horária no 2o semestre ideal:
- MAP: 4 disciplinas
- MAT: 5 disciplinas
- MAE: 6 disciplinas
Sobre a falta de representatividade e integração entre alunos
- perfil dos alunos do IME não ajuda
- falta de experiência (nos 1os semestres?)
- falta de trabalhos em grupo, no jornalismo a sala inteira participa de um projeto.
- é difícil furar a "bolha do ensino médio", onde tudo era mais fácil.
- como conciliar juventude x trabalho.
Críticas e sugestões
Algumas frases com opiniões das alunas e alunos:
Exercícios Programa de MAC0122
- Preferia uma quantidade menor de EPs, mas mais complexos.
- Gostei de fazer mais EPs mais frequentes e simples.
- Gostaria de ter feito mais EPs como no 1o semestre (foram 23).
- Os EPs não tiveram a ver com o conteúdo das aulas.
- Os EPs são bem mais difíceis que os exercícios vistos em aula.
- É OK que os EPs sejam mais difíceis.
- Os EPs serviram para aplicar o conteúdo visto em aula.
- Os EPs com recursão foram bem difíceis.
- Cada EP consomem mais que do 4h para ser feito.
- Alguns EPs eram "bola de neve". Se não fiz a 1a parte, eu precisava levar 2 vezes mais tempo para fazer a 2a parte.
Oficinas
- As oficinas poderiam começar mais cedo.
- Gosto do esquema de aulas onde o problema é exposto e se tem um tempo para pensar. Nas oficinas, esse esquema era quebrado e as discussões eram confusas.
- Oficinas são muito curtas, não há tempo para resolver o problema.
Corretor automático
- Os test-drives ajudaram.
- Os testes escondidos poderiam ser revelados após o prazo.
- Corretor diz que passa em um teste mas a função tinha erro e quebra em outro.
- dá zero quando o problema é simples, como um espaço faltando na saída
Projeto
- O critério de correção dos EPs de plágio foi muito rigoroso.
- Tirei zero e não consideraram nada que eu fiz.
- Eu sei que o meu programa tinha erros, mas poderiam considerar algo.
- Que tal se cada aluno pudesse propor um problema do seu interesse como projeto?
Fórum e Monitoria
- Os monitores são legais, mas não sei usar a monitoria.
- Monitoria na hora do almoço é ruim. Poderia haver outros horários.
- O fórum é pouco utilizado: poderia haver outros fóruns, como um de memes
Computador e aula
- Tenho dificuldade de trabalhar em aula sem computador.
- É importante saber estruturar o problema sem computador.
- O computador pode virar muleta e não aprendemos a fazer de cabeça.
- Cada um tem o seu jeito, eu faço o meu desenvolvimento direto no computador.
Conteúdo
- Queria ver mais algoritmos, não POO.
- Queria ver mais sobre eficiência de algoritmos, por exemplo:
- mais tempo usando LCS e o problema das cidades
- mais problemas relacionados com outras disciplinas como o triângulo pitagórico