Transferência interna para o BCC

Transferência interna para o BCC

por José Coelho de Pina -
Número de respostas: 1

Transferência interna

Para aquelas e aqueles que ingressaram na USP a Universidade oferece uma alternativa para mudar de curso que não envolve o vestibular. O artigo 77 do Regimento Geral da Universidade prevê a transferência de um curso da USP para outro condicionada à existência de vagas e à aprovação em exame de seleção. Essa é a chamada transferência interna.

As regras para a próxima transferência interna para cursos de Instituto de Matemática e Estatística estão no edital que pode ser visto aqui.

Em particular, há 11 vagas para transferência interna para o Bacharelado e Ciência da Computação (BCC).

É recomendável aqueles e aquelas que se interessam pela transferência para o BCC conversem com alguma aluna ou algum aluno do BCC para tirar suas dúvidas.

BCC-IME-USP

O BCC-IME-USP é tido com um dos bons cursos de Ciência da Computação no Brasil (ruf2015, ruf2016, ruf2017).

Em 2014 o BCC-IME-USP completou 40 anos (bcc40). Até hoje o BCC formou pouco mais de 1400 Bacharéis em Ciência da Computação. Segundo uma pesquisa realizada com ex-alunos do BCC em 2012, 86% trabalham com computação e 13% não trabalham mais na área.

Esses bacharéis estão espalhados nas mais diversas atividades. São professores e pesquisadores em universidades, centros de pesquisa e empresas (Facebook, FATEC, Google, IBM Watson, IBM Research - Brasil, ITA, Microsoft, Queen's University, UFABC, UFF, UNICAMP, Universidade Mackenzie, USP, Texas A&M University, Universidad Adolfo Ibanezm, ). Alguns ex-alunos também criaram suas próprias empresas (Alora, Caelum, Kekanto, Playax, Scipopulis, ).

A última reforma curricular do BCC terminou em 2014 e foi o resultado da colaboração entre alun@s, ex-alun@s, funcionári@s e professor@s. Todos os detalhes do processo de reformulação estão relatados no documento Reformulação do BCC-IME-USP.

A grade do BCC apresenta o que chamamos de núcleo, com as disciplinas mais fundamentais. Ela é baseada na escolha de trilhas por parte dos alunos, sendo que eles não são obrigados a escolherem uma ênfase para concluir o curso.

Sobre a aluna e o aluno do BCC

O BCC é um curso diurno que exige uma dedicação razoável de suas alunas e alunos. As atividades extracurriculares e as desenvolvidas nas disciplinas consomem um tempo razoável fora da sala de aula. A Comissão de Coordenação do BCC (CoC) reconhece que estudantes de computação sentem-se atraídos por trabalhar antes de terminar o curso mas é desejável que estágios sejam feitos apenas no último ano.

É importante enfatizarmos que estudantes do BCC têm realizado ao longos dos anos várias atividades extracurriculares independentes. Por atividade independente entenda-se atividades criadas e desenvolvidas exclusivamente por estudantes sem a intervenção de professores ou do DCC. O IME, o DCC, seus funcionários e professores têm procurado apenas estimular e colaborar com as diversas iniciativas das alunas e alunos, tais como:

  • Encontro do BCC: semana de palestras, organizada anualmente desde 2009, que abordam temas variados sobre as diversas áreas da computação;
  • Hardware Livre: pesquisa e desenvolve de projetos com microcontroladores, criado em 2012;
  • IMEsec: estuda, propaga e aplica conhecimentos na área de segurança computacional;
  • MaratonIME: desde 1997 oferece de aulas, treinos e divulgação de materiais de apoio para a Maratona de Programação, Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e outras Olimpíadas de Conhecimento;
  • Tecs: usa a computação para fortalecer a extensão na universidade, promovendo uma relação dinâmica e bi-direcionada de contato, suporte e aprendizado entre a comunidade universitária e a sociedade em que essa está inserida.
  • USP Codelab: criado em 2014 com a missão de trazer palestras, hackathons e oficinas sobre computação para o IME; e
  • USPGameDev: pesquisa e desenvolve de jogos, criado em 2009.

A CoC acredita que essas atividades têm sido catalisadas por vários fatores tais como o fato das alunas e alunos do BCC administrarem desde 1996 o laboratório de computadores do IME-USP, a chamada Rede Linux. Outro fator importantíssimo é o fórum de discussões entre alunas, alunos e professores realizadas nas Consultas Discentes ao Ensino (CDE) organizadas pelos representantes de classe (RCs). Também é impressão da CoC que o espaço físico, laboratórios, palestras e projetos desenvolvidos no Centro de Competência em Software Livre (CCSL) têm colaborado sobremaneira para a formação desses grupos.

A CoC deseja para o BCC estudantes comprometid@s, engajad@s, crític@s e com consciência para elevarem a vida coletiva da comunidade em que estiverem inseridos.

Em resposta à José Coelho de Pina

Re: Transferência interna para o BCC

por Lucas Santos -

Oi,

Eu sou aluno do BCC e vim pra cá por esse processo de transferência interna.

Quem quiser tirar dúvida ou conversar, pode me mandar email (lucas.moreira.santos@usp.br) ou mandar mensagem no Telegram (@lms11). sorriso

Abs,

Lucas