EP1 - Função pos_ocupada

EP1 - Função pos_ocupada

por Carlos Alberto Chaves -
Número de respostas: 3

Boa noite, 

Gostaria de uma ajuda na função pos_ocupada, está complicado.

(Vou tentar ser genérico para não violar as condições do EP, se violar, me avise que eu tento excluir a dúvida ou coisa do tipo.)

Construí a função imprime_tabuleiro que depende da função pos_ocupada porém, ao executar o programa, está sendo impresso apenas a primeira posição da cobrinha que é testada na função pos_ocupada, acho que é algum problema com o laço de repetição que atribui False ou True, mas não consegui resolver.

Muito obrigado, quem puder ajudar.

Em resposta à Carlos Alberto Chaves

Re: EP1 - Função pos_ocupada

por André Fantin -

Eu estava com o mesmo problema. Minha sugestão é que você depure com muito cuidado o laço que você construiu, no contexto de seu uso em imprime_tabuleiro. Acho que assim você vai perceber que elementos faltam para ele funcionar corretamente.

Espero ter ajudado,

André

Em resposta à André Fantin

Re: EP1 - Função pos_ocupada

por Carlos Alberto Chaves -

Vou olhar novamente amanhã, de qualquer forma, muito obrigado.

Em resposta à Carlos Alberto Chaves

Re: EP1 - Função pos_ocupada

por Marcelo Queiroz -

Uma ideia muito simples para ajudar na depuração é incluir no código vários comandos de impressão com os valores temporários produzidos para ajudar na localização da fonte do erro. No caso da impressão do tabuleiro, por exemplo, vocês podem (temporariamente) pedir para o programa imprimir todas as triplas (x,y,"caractere") relativas aos comandos de impressão do tabuleiro propriamente dito. Assim fica fácil confirmar se os valores de x e y nos laços estão percorrendo os valores corretos (lembrando que a varredura é por linhas, então deveríamos ter x=0,y=0, depois x=1,y=0, até x=N-1,y=0, e depois os pares correspondentes a todos os valores de x para y=1, depois para y=2, etc). Além disso essa estratégia também permite reconfirmar se a função pos_ocupada está devolvendo os valores corretos das posições do tabuleiro onde passa o corpo da cobrinha (vocês podem usar os exemplos fornecidos ou simular outros parecidos na mão).