Dúvida quanto à variável "d" - EP1

Dúvida quanto à variável "d" - EP1

por André Fantin -
Número de respostas: 4

Boa Noite,

Estava com uma dúvida me relação ao EP1. No começo do programa, existe um laço que atribui à variável d o número 2 pra cada segmento do corpo da cobrinha; entretanto, a direção 2 é associada à "direita" enquanto sabemos que a cobrinha têm que começar o jogo na horizontal com o corpo à esquerda da cabeça. Entendi algo errado sobre o que significa a variável ou sobre como ela é gerada?

Obrigado pela atenção,

André Fantin

Em resposta à André Fantin

Re: Dúvida quanto à variável "d" - EP1

por Marcelo Queiroz -

Boa noite, André!

no início da seção 2 do enunciado, o item 3 relativo à variável d termina assim: "os códigos indicam a sequência de deslocamentos que levam a posição da cauda da cobra até a sua cabeça."

Então chuto que você entendeu várias coisas corretamente, mas deve ter pensado nos códigos a partir da cabeça (que seriam para a esquerda) e não da cauda (que são de fato para a direita).

Marcelo

 

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Dúvida quanto à variável "d" - EP1

por André Fantin -

Entendi, eu me confundi mesmo. Obrigado Professor!

Aproveitando, no exemplo 3, no enunciado do EP, têm um erro na adoção do sistema de coordenadas? Porque a posição do C na impressão do tabuleiro está meio estranha considerando o (x0,y0). 

Em resposta à André Fantin

Re: Dúvida quanto à variável "d" - EP1

por Marcelo Queiroz -

Você se refere ao tabuleiro inicial? Note que x0=y0=2, que corresponde à terceira linha e terceira coluna do tabuleiro (a contagem começa no 0). A cerca não está nessa contagem.