Dúvidas EP1

Dúvidas EP1

por Diego de Mattos -
Número de respostas: 3

A minha primeira dúvida é sobre o número de dígitos, que é a primeira parte da resolução, onde "n" é um número verificado. Eu não entendi muito bem o que seria esse "n". 

A minha segunda dúvida é sobre imprimir o tabuleiro, que é a terceira parte da resolução. Como eu imprimiria tanto na horizontal, quanto na vertical. Quando eu faço o comando print, o programa só imprimi na vertical e só imprimi 1 independente do número linhas colunas, exemplo:

#
#
.
.
C
#

Eu não sei como faria pra imprimir nlinhas = 3 ". . .", por exemplo. 

Em resposta à Diego de Mattos

Re: Dúvidas EP1

por Felipe Felix -

Olá, Diego.

O número 'n' é a entrada da função num_digitos. Isto é, a função num_digitos deve retornar o número de dígitos do número 'n'.

Sobre a segunda dúvida, sugiro que você leia a parte 3 do enunciado. 

Abraço,

Felipe.

Em resposta à Felipe Felix

Re: Dúvidas EP1

por Diego de Mattos -

Desculpa mas você não respondeu a minha duvida. Na primeira pergunta a que número ''n'' está se referindo que eu tenho que verificar, nos valores de entrada não há essa variável. Sobre a segunda, imprimir o tabuleiro, no enunciado não há instruções sobre a minha duvida, as instruções são somente imprima o tabuleiro a partir de nlinhas, ncols, x0, y0, d. Se eu simplesmente relaciono nlinhas, ncols, x0, y0, d com os caracteres do tabuleiro #, *, . e C, ele não imprimi bi-dimensionalmente, somente verticalmente.  

Em resposta à Diego de Mattos

Re: Dúvidas EP1

por Marcelo Queiroz -

Olás!

Realmente a melhor dica para essas dúvidas (a dica vale para todos) é ler o enunciado inteiro com atenção antes de começar a fazer qualquer coisa. No enunciado está claro que "A descrição detalhada de cada uma dessas funções você encontra aqui, no esqueleto do EP1", ou seja, o enunciado por sí só não é uma descrição completa do trabalho, mas ele depende de outro documento, que é um programa em Python chamado esqueleto_ep1.py. Todos devem baixar esse arquivo e ler o código todo, a fim não só de entender o que cada função faz, mas também como o resultado delas é usado no contexto do jogo.

Especificamente, nesse arquivo vocês encontrarão a descrição da função num_digitosNão: "Devolve a quantidade de dígitos de um número n a ser verificado".

Quanto à impressão do tabuleiro, de fato os comandos print() podem ser combinados para produzir resultados numa mesma linha. Como o Felipe comentou, a seção 3 (Dicas) traz essa solução, usando o parâmetro end="".

Podemos começar a aula de 5a-feira tirando dúvidas do EP. Para isso é importante que todos leiam tanto o enunciado quanto o código do esqueleto e comecem a tentar escrever as soluções das funções.

Bom trabalho!

Marcelo