Arrays

Arrays

por Enock Rodrigues dos Santos -
Número de respostas: 4

será que vi o professor criando uma matriz com valores aleatórios dando somente suas dimensões ?

 

Em resposta à Enock Rodrigues dos Santos

Re: Arrays

por Carlos Hitoshi Morimoto -

será que vi o professor criando uma matriz com valores aleatórios dando somente suas dimensões ?

acho que não sorriso

Vc poderia dar um exemplo (explicar?) que que vc quer fazer? Ou tente no Python shell e veja o que acontece.

 

Em resposta à Carlos Hitoshi Morimoto

Re: Arrays

por Enock Rodrigues dos Santos -

boa tarde professor Carlos,

Então, estava querendo mexer com os Arrays e pensei em implementar uma classe Matriz com alguns métodos, ma já travei no __init__ porque não consegui identificar os atributos que eu preciso. Pensei que se tivesse os atributos, meio sem sentido mas o que pensei, linha e coluna, daí conseguiria gerar uma matriz aleatória dado essas entradas, não tomei nota daquela que você implementou em sala de aula, se puder aceito um direcionamento 

Em resposta à Enock Rodrigues dos Santos

Re: Arrays

por Carlos Hitoshi Morimoto -

... ma já travei no __init__ porque não consegui identificar os atributos que eu preciso...

hmmm.... não sei se entendi mas vou tentar. Se não conseguir responder, por favor, tente me explicar melhor.

implementar uma classe Matriz para fazer o que o ndarray do Numpy faz é "complicado". A ideia nesse curso é aprender como trabalhar com arrays, assim como a gente vinha trabalhando com listas, e não re-implementar a classe ndarray. Eu diria que seria bem difícil re-implementar a class list (lista do Python) também.

Em exercícios anteriores a gente já fez uma função cria_matriz (nlin, ncol, valor), que cria uma matriz de tamanho 'nlin' por 'ncol', com todos os elementos inicialmente com 'valor'. Mesmo se você quiser criar uma classe matriz usando listas de listas em Python, seria difícil fazer as operações de fatias usando as vírgulas (como A[linha , coluna] ao invés de A[linha] [coluna]), difusão, etc. Daí a vantagem de usar arrays (além das muitas funções matemáticas que acompanham o Numpy e que podem lhe ser úteis no futuro).

Agora, para aprender a usar arrays dê uma olhada nas notas de aula em 

https://panda.ime.usp.br/algoritmos/static/algoritmos/09-arrays.html

e venha falar com a gente a medida que outras dúvidas forem surgindo.

Finamente, bem especificamente para criar um array 3x4 a partir de uma lista com 12 elementos, como fiz em sala, eu usei algo como:

>>> import numpy as np

>>> A = np.array(list( range(12))).reshape(3,4)

aliás, esse array não tem nada de aleatório piscando