Erro muito estranho

Erro muito estranho

por Emanuel Lima de Sousa -
Número de respostas: 3

Tô tendo um erro de sintaxe muito estranho no método mova. SyntaxError: unexpected EOF while parsing.

No StackOverflow o pessoal fala que esse erro se origina de esquecer um parênteses ou colocar um int onde deveria estar um string... A questão é que eu não cometi nenhum desses erros. Chequei duas vezes. 

Quando eu tento por um print pra testar pedaços da função ele dá erro de sintaxe no print, como se print não fosse uma função do python...

Chequei a identação e tmb não era isso. 

Quando eu comento a linha q estava dando erro ele dá o mesmo erro na linha anterior...

Todos os erros ocorrem na atualização da posição e da velocidade.

Eu tô fazendo

self.vet_pos += blá blá

pra atualizar. É isso q tá errado?

Enfim, socorro triste

Em resposta à Emanuel Lima de Sousa

Re: Erro muito estranho

por Emanuel Lima de Sousa -

Pra futuras referências, consegui resolver. Eu apaguei tudo o q tinha escrito e fui reescrevendo com cuidado. Deve ter sido um erro do spyder ao lidar com whitespace, tab vs space, identação, sei lá...

Professores, qdo vcs escrevem os esqueletos, vcs usam espaço ou tab? E usam uniformemente no EP inteiro? Teve uma vez que a IDE PyCharm reclamou do uso misto de tab e espaço. Eu uso tab by the way rsrs.

 

Em resposta à Emanuel Lima de Sousa

Re: Erro muito estranho

por Andrew Kurauchi -

[BEGIN OFFTOPIC]

Tabs vs. Spaces

 

Segundo o PEP 8 (style guide for Python code) o recomendado é o uso de espaços (https://www.python.org/dev/peps/pep-0008/#tabs-or-spaces), mas isso é só porque o Guido van Rossum (criador do Python) definiu assim.

Só pra jogar lenha na fogueira: https://medium.com/@hoffa/400-000-github-repositories-1-billion-files-14-terabytes-of-code-spaces-or-tabs-7cfe0b5dd7fd#.4nwsnz28y

[END OFFTOPIC]

Em resposta à Emanuel Lima de Sousa

Re: Erro muito estranho

por José Coelho de Pina -

Oi Emanuel,

Legal você ter trazido esta discussão para o fórum.

Deve ter sido um erro do spyder ao lidar com whitespace, tab vs space, identação, sei lá...

Hmm.
Tenho a impressão que não podemos pedir para  spyder (ou outro ide) pagar pelo que não comeu. piscando

Professores, qdo vcs escrevem os esqueletos, vcs usam espaço ou tab?

Vocês mesmos podem responder essa pergunda fazendo um find/search de tab nos arquivos dos esqueletos.
Para quem usa linux:

prompt> grep -P '\t' *

Bem, como disse o Toshi, há controvérsia.
Nós usamos espaços.

Em https://www.ime.usp.br/~pf/algoritmos/aulas/layout.html, entre muitas outras coisas, Paulo Feofiloff recomenda:

  • Jamais use tabulação (tecla tab) no texto do seu programa. Para fazer a indentação de uma linha, use o número apropriado de espaços.
  • Alguns editores de texto trocam, automaticamente, longas sequências de espaços por tabulação (tab). A substituição é imperceptível pois caracteres de tabulação são invisíveis, mas tende a estragar o leiaute do programa impresso. Configure o seu editor de texto de modo a desligar essa substituição automática.

Novamente, como o Toshi já avisou... há controvérsia...