EP5 - Como cortar a barra

EP5 - Como cortar a barra

por Vinícius Zettler Sanches -
Número de respostas: 3

Qual lógica devo seguir na hora de cortar as barras? Tem algum problema se o modo que eu mandar cortar for diferente do que o do exemplo, mesmo que funcione?

Em resposta à Vinícius Zettler Sanches

Re: EP5 - Como cortar a barra

por Carlos Eduardo Elmadjian -

Qual lógica devo seguir na hora de cortar as barras?

O enunciado diz: a sua função processe_pedidos() deverá ser recursiva. Espero que isso diga bastante sobre a lógica para cortar as barras sorriso

Tem algum problema se o modo que eu mandar cortar for diferente do que o do exemplo, mesmo que funcione?

Nesse caso, não está claro pra mim o que você entende por "funcionar", até porque o enunciado mostra apenas as mensagens, não como o algoritmo do corte é implementado. Modo e mensagem são coisas distintas. E não custa lembrar o que diz o enunciado: as mensagens do seu programa devem ser exatamente iguais as dos exemplos.

Em resposta à Carlos Eduardo Elmadjian

Re: EP5 - Como cortar a barra

por Cloves Sousa -

Acho que entendi o que ele quis dizer Carlos. Eu mesmo de deparei com essa dúvida. No exemplo 6 que está na descrição do ep5 no PACA, os seguintes cortes são sugeridos como solução:

Maneira para atender aos pedidos: 
    pedido 0: corte 80 cm da barra 2
    pedido 1: corte 35 cm da barra 0
    pedido 2: corte 70 cm da barra 1
    pedido 3: corte 70 cm da barra 1
    pedido 4: corte 35 cm da barra 0
Sobras no estoque: 
    barra 0: 30 cm
    barra 1: 10 cm
    barra 2: 20 cm

Mas no meu programa foi sugerida outra maneira de fazer os cortes e que também dá certo.
Exemplo da sugestão que meu programa deu para o mesmo estoque e pedidos do exemplo 6 :

Maneira para atender aos pedidos:
    pedido 0: corte 80 cm da barra 0
    pedido 1: corte 35 cm da barra 1
    pedido 2: corte 70 cm da barra 1
    pedido 3: corte 70 cm da barra 2
    pedido 4: corte 35 cm da barra 1
Sobras no estoque:
    barra 0: 20 cm
    barra 1: 10 cm
    barra 2: 30 cm

Veja que a maneira de cortar é diferente da dada no exemplo 6 na descrição do EP5.
Algum problema com isso?
Em resposta à Cloves Sousa

Re: EP5 - Como cortar a barra

por Carlos Eduardo Elmadjian -

Cloves, confesso que tinha entendido outra coisa, mas essa é uma dúvida igualmente pertinente. Quando o enunciado diz que a saída deve ser exatamente como nos exemplos, estamos nos referindo à forma da saída.

Como você bem observou, no EP5 temos um problema que admite várias soluções dependendo da entrada. Nesse caso, você pode ficar tranquilo. Não há sentido algum em penalizar alguém que exibiu uma resposta igualmente válida, ainda que diferente do exemplo. Sim

(E aqui vai uma pergunta capciosamente retórica: alguém sustenta que resolver um problema proposto no EP é chegar nos exemplos?)