Eu estava testando meu programa e numa das simulações, não foram criadas casas vazias (mesmo com as porcentagens somando menos que 90%), logo por mais infelizes que os elementos estejam, eles não podem se mudar.
Nesse caso, como devemos retornar?
Eu estava testando meu programa e numa das simulações, não foram criadas casas vazias (mesmo com as porcentagens somando menos que 90%), logo por mais infelizes que os elementos estejam, eles não podem se mudar.
Nesse caso, ninguem se muda, e a cada interação, todo agente permanece no mesmo lugar.
Eu ainda não consegui entender/enxergar o problema descrito nesse tópico.
"A soma das porcentagens de agentes azuis e vermelhos deve ser sempre menor que 100, para permitir a existência de casas vazias. Por exemplo, quando a porcentagem de azuis é 45 e a de vermelhos é 35, o restante 20% é de casas vazias."(EP10)
então necessariamente há casas vazias, e sempre ocorrem mudanças(se houver algum agente infeliz).
a questão seria a mesma que é abordada aqui http://paca.ime.usp.br/mod/forum/discuss.php?d=29401 ?
(a mudança ocorre, mas algumas casas no final tem o """"mesmo"""" agente que tinham no inicio)
O que ocorre é que, para dimensões baixas e porcentagens de vermelho e azul relativamente altas (~80%), é bem capaz de que todas as casas sejam preenchidas.
Por exemplo, se temos só 4 casas (um tamanho possível pro problema), e a soma das porcentagens dá 90%, é até razoável imaginar que todas as casas serão ocupadas.
Espero ter explicado melhor agora.
Ahhhh! Entendí agora. Não tinha percebido que isso podia acontecer! Valeu (: