Instalação do NumPy

Instalação do NumPy

by Viktor Chust Bugno Pires de Almeida -
Number of replies: 10

Instalei o pacote do Anaconda, como descrito na página, mas ao testar em seguida no idle, o Python não encontrou o módulo numpy. Parece que a minha instalação ocorreu com sucesso, então gostaria de saber se alguém tem alguma dica de como fazer para implementar o módulo. Não sei se é preciso fazer alguma configuração depois de fechar o instalador do Anaconda. Estou usando um Windows 7 com 32 bits.

In reply to Viktor Chust Bugno Pires de Almeida

Re: Instalação do NumPy

by José Coelho de Pina -

Se você estiver com seu computador, posso tentar resolver isso durante o meu plantão de dúvidas de hoje.

In reply to José Coelho de Pina

Perdão, professor: só vi sua resposta no momento em que estou escrevendo esta mensagem. Mesmo assim, agradeço sua disposição em me ajudar. Por enquanto vou tentar resolver meu problema sozinho, e se não conseguir, procuro de novo ajuda.

Acredito que meu problema tem a ver com o comando import: eu até achei a pasta onde está instalado o Anaconda, mas acho que o Python não consegue encontrar essa pasta, e portanto não consigo importar o numpy.

Alguém teve algum problema parecido e pode dar uma sugestão?

by José Coelho de Pina -

De uma maneira curta e grossa: o problema é provavelmente no seu PATH no seu computador.
O PATH indica ao sistema onde os arquivos podem ser encontardos.
Assim podemos, por exemplo, utilizar o python independentemente de onde está o script (= programa) que estamos executando.
Você deve colocar no seu PATH o diretório (= pasta) em que os programas do Anaconda estão.
No linux o diretório onde os programas executáveis do anaconda estão é "~/anaconda3/"

Olhe o que o pessoal do Windows tem a dizer a respeito em http://www.computerhope.com/issues/ch000549.htm.

Tem alguém ai que instalou no Windows e pode ajudar?

by José Coelho de Pina -

O Idle que vem junto com o Anaconda é aquele que deve ser usado e não  o que veio quando foi instalado o Python 3.

Para encontrar o Idle que deve ser usado façam a busca de arquivos do Windows, cliquem naquela bandeirinha (hmmm, pelo menos no Windowns 7 é assim) da Microsoft e em Search program files escreva idle.exe. Deverá aparecer apenas um programa, se aparecer o Idle GUI, não é esse, clique naquele que está escrito apenas idle.
Esse é o idle que vem com o Anaconda e naquele que vocês conseguirão fazer o

>>> import numpy as np

Por curiosidade, para quem fez a instalação padrão do Anaconda, o Idle que deve ser utilizado está em:

C:\Users\bla\Anaconda3\Scripts\idle.exe

onde bla é o nome do usuário.

by José Coelho de Pina -

Viktor, você coseguiu fazer o idle funcionar?

Se conseguiu, como você fez isso?

In reply to José Coelho de Pina

by Antônio Fittipaldi -

Boa tarde,

Estava com o mesmo problema e consegui usar o idle do jeito que foi descrito, abrindo-o pela pasta Script.

Só uma dúvida, ao salvar o "file" por ele (idle na pasta script), tem algo diferente de salvar pelo idle que já estava instalado no meu computador? Posso entregar o EP como um arquivo salvo por ele?

In reply to Antônio Fittipaldi

Consegui abrir o idle do Anaconda, obrigado pela ajuda! Fiz algo bastante parecido com o que o professor e o Antônio fizeram: abri o menu iniciar e digitei idle.exe. Apareceu logo no topo um arquivo com esse mesmo nome(idle.exe) e cliquei nele: um prompt apareceu e, após uns dez segundos, uma janela parecida com o Shell apareceu e consegui realizar o comando "import numpy". A principal mudança que percebi de um idle para o outro foi o cabeçalho, que agora tem:

Python 3.4.3 |Anaconda 2.3.0  (32-bit)| ( ....)

In reply to Antônio Fittipaldi

by José Coelho de Pina -

ao salvar o "file" por ele (idle na pasta script), tem algo diferente de salvar pelo idle que já estava instalado no meu computador?

Não.

Posso entregar o EP como um arquivo salvo por ele?

Sim, deve entregar esse arquivo que você está salvando quando usa o idle em que aparece o "Anaconda...".

by Ettore Moura -

Eu tive o mesmo problema pois não fui atrás do pacote anaconda mas do próprio numpy e no site do numpy encontrei um executável que instalava o numpy de 32bits