Atributo multivalorado e entidade fraca

Atributo multivalorado e entidade fraca

por Yoshio Mori -
Número de respostas: 1

No exercício 2, podemos ver a entidade Cliente com seu atributo multivalorado Telefone. Suponha que eu estivesse fazendo esse diagrama e optasse por substituir esse atributo multivalorado por uma entidade fraca Telefone em relacionamento, de cardinalidade 1:N, com a entidade forte Cliente, a minha dúvida é: esse novo diagrama representa o mesmo modelo conceitual?

Em resposta à Yoshio Mori

Re: Atributo multivalorado e entidade fraca

por Kelly Rosa Braghetto -

Oi, Yoshio.

O novo diagrama que você descreveu representaria sim o mesmo modelo conceitual.

Sempre dá para representar um atributo multivalorado como um tipo de entidade fraca, mas há somente um caso em que essa troca é realmente justificada: quando precisamos criar relacionamentos com as instâncias do "atributo multivalorado".

Para ilustrar isso, vamos considerar como exemplo o BD de um site de vendas de livro online. Um cliente do site pode ter vários endereços cadastrados e, em cada compra, ele seleciona um de seus endereços previamente cadastrados para ser o endereço de entrega do seu pedido.  Nesse caso, os endereços do cliente não poderiam ser modelados como um atributo multivalorado; eles precisam ser considerados como entidades do BD, para que possam ser associados a pedidos quando necessário.

 

Até mais,

Kelly