EP5: encoding dos esqueletos

EP5: encoding dos esqueletos

by Willian Akira Mizutani -
Number of replies: 8

O encoding dos esqueletos fornecidos estão zuadíssimos, e não ta dando pra colocar o encoding certo no browser.

Não sei se isso é importante ou não, mas bom avisar né

In reply to Willian Akira Mizutani

Re: EP5: encoding dos esqueletos

by Viktor Chust Bugno Pires de Almeida -

Eu também tive problemas com isso. Eu estava usando o Internet Explorer, e quando abria o arquivo dos esqueletos, o download do arquivo .py não era feito, era apenas exibido como um texto. E além das palavras com acentos não serem codificadas corretamente, também não mostrava a tabulação do código. Consegui baixar o arquivo no Google Chrome, e só assim deu para usar o esqueleto com a codificação e tabulação corretos.

In reply to Willian Akira Mizutani

Re: EP5: encoding dos esqueletos

by Carlos Hitoshi Morimoto -

O encoding dos esqueletos fornecidos estão zuadíssimos, e não ta dando pra colocar o encoding certo no browser.

Os arquivos estão em utf-8 (o enconding default do Python 3). O seu browser provavelmente está configurado para outro tipo de enconding.

In reply to Willian Akira Mizutani

Re: EP5: encoding dos esqueletos

by Rodrigo Meireles -

Para quem está na Rede Linux: o IceWeasel identifica corretamente as pontuações, usar o Chromium dá problema.

In reply to Willian Akira Mizutani

Re: EP5: encoding dos esqueletos

by José Coelho de Pina -

O encoding dos esqueletos fornecidos estão zuadíssimos, e não ta dando pra colocar o encoding certo no browser.

Você (ou alguém que teve o mesmo problema) conseguiu definir no seu browser o Text Encoding como sendo Unicode?
Se conseguiu, os símbolos gráficos estranhos sumiram?

... mas bom avisar né

Sim, é bom. Obrigado.

In reply to José Coelho de Pina

Re: EP5: encoding dos esqueletos

by Willian Akira Mizutani -

Então, quando o arquivo abre no browser, a opção de encoding trava e não dá para mudar.

Mas no fim eu baixei o arquivo assim mesmo e corrigi com find e replace no editor. 

In reply to Willian Akira Mizutani

Re: EP5: encoding dos esqueletos

by José Coelho de Pina -

Então, quando o arquivo abre no browser, a opção de encoding trava e não dá para mudar.

Qual o browser que você usa?

Mas no fim eu baixei o arquivo assim mesmo e corrigi com find e replace no editor.

Isso é muito chato.
Eu uso o Firefox e não consegui reproduzir o problema.

In reply to José Coelho de Pina

Re: EP5: encoding dos esqueletos

by Willian Akira Mizutani -

Estou usando o chrome.

Aparentemente a solução do Viktor deu certo, mesmo que o nossos browsers sejam diferentes.
O importante é que é necessário forçar o browser a baixar o arquivo diretamente em vez de exibi-lo numa aba.

In reply to Willian Akira Mizutani

Re: EP5: encoding dos esqueletos

by José Coelho de Pina -

Estou usando o chrome.

Só para testar/brincar...
Siga os passos descritos em https://support.google.com/chrome/answer/95416?hl=en:

  1. Click the Chrome menu Chrome menu on the browser toolbar.
  2. Select Settings.
  3. Click Show advanced settings and go to the "Languages" section. Here are the various settings you can adjust:
  4. In the "Web content" section, click Customize fonts.
  5. Em encoding, selecione "Unicode (UTF-8)"

Fazendo isso os caracteres estranhos sumiram?

O browser detecta a codificação automaticamente, acho.
Talvez (muito provavelmente?) no arquivo haja caracteres com codificações diferente que deixaram o browser "perdido".  

Em MAC0122 estamos usando arquivos com codificação UTF-8, a menos que fizermos alguma bobagem.
Inclusive, Python 3 utiliza UTF-8 como codifição padrão.
Para os interessados em codificação, o prof. Paulo Feofiloff, na sua página de Algoritmos recomenda:

Veja The Absolute Minimum Every Software Developer Must Know About Unicode and Character Sets, de Joel Spolsky