Olá, meu nome é Francisco
Olá Francisco,
e me inscrevi nesta matéria com a percepção que poderia poderia participar de uma atividade de pesquisa proposta ou por mim ou por um orientador.
Ok, a ideia é essa mesmo mas vc precisa de um orientador que tope te orientar nessa atividade que você propor.
acabei de ler aqui mesmo, que eu já deveria estar participando de uma atividade de pesquisa. Isso procede?
Sim. Mas você ainda tem até o dia 17 para conseguir começar essa atividade. Note que nesse intervalo está ok se você simplesmente encontrar um orientador, definir um tópico para trabalhar durante o semestre e um cronograma, pois é basicamente o que você vai precisar apresentar na sua proposta. Você não precisa já ter resultados do seu projeto. Os resultados precisarão aparecer no fim do semestre.
Até o semestre passado estive em um projeto de estágio de software livre com o prof. Gerosa, mas o estágio já acabou.
Ok, mas a disciplina é voltada para algum projeto que seja feito durante este semestre. Você poderia ter aproveitado esse estágio se matriculando na disciplina no semestre passado, caso a atividade envolvesse pesquisa e tivesse levado a 100 horas de trabalho no semestre.
Seria possível eu procurar um professor do departamento que queira me propor alguma área de pesquisa, ou eu mesmo propor algo e pedir a colaboração de algum docente, pois entendi que este seria o objetivo da disciplina, ajudar o aluno a iniciar uma pesquisa com orientação.
Sim, mas lembre que você de fato precisa de um orientador e que ele não precisa ser do departamento. Quanto mais rápido você procurar um, melhor (lembrando que você tem até o dia 17 para enviar sua proposta. Entregas após esta data não serão aceitas).
Poderia inclusive falar com o Gerosa para me ajudar, pois sei que ele tem vários projetos a iniciar.
Não quero trancar a disciplina por não estar neste momento participando de nenhum projeto, pois achei que este era o objetivo da mesma.
Não é o objetivo. Conforme explicado em http://www.ime.usp.br/~batista/acc e apresentado no fim do ano passado numa reunião aberta a todos os alunos, a disciplina não é bancada de projetos. Não temos projetos prontos para serem escolhidos pelos alunos.
obrigado e no aguardo,
Francisco
De nada,
Daniel