Treinos da Maratona

Treinos da Maratona

por Gustavo Caparica -
Número de respostas: 3

Olá,

Foi mencionado no feedback do PR que vocês gostariam que houvesse participação nos treinos da maratona, de sextas feiras. Não posso participar dos treinos pois nesse semestre tenho ambas as aulas da tarde nas sextas. É obrigatório o acompanhamento presencial de um coach da maratona para que o PR seja aceito? Existe outra possibilidade de acompanhamento que não envolva a participação presencial nos treinos?

Gostaria também de saber o que vocês querem dizer com "progresso significativo de problemas resolvidos". Precisamos resolver um certo número de problemas? Resolver problemas de assuntos novos?

Abraços,

Gustavo

Em resposta à Gustavo Caparica

Re: Treinos da Maratona

por Carlos E. Ferreira -

Olá Gustavo, 

No projeto esperávamos que você desse elementos que permitissem avaliar que você dedicará neste semestre as 100 horas esperadas na disciplina. Sua descrição, na nossa opinião, não foi suficiente. 

Indicamos a participação nos treinos (5 horas semanais, portanto 80 horas no semestre) como um bom meio de chegar perto do envolvimento esperado. Sem participar dos treinos você deverá apontar meios que nos permitam verificar que você dedicou este número de horas à atividade. Sem sua presença nos treinos será complicado atingir este comprometimento, não?

Com relação ao "progresso significativo", mais uma vez, o que pretendemos é ter uma medida concreta de que você dedicou as 100 horas esperadas. No momento você tem 91 problemas resolvidos nos vários online judges. Para atingir esta meta precisará ter um progresso significativo resolvendo problemas novos e difíceis, concorda?

Abraços

Coelho, Daniel e carlinhos 

Em resposta à Carlos E. Ferreira

por Bruno Endo -

Olá professores,

Assim como o Gustavo, não posso participar de todo treino da maratona, tenho uma aula na sexta que acaba as 4, contudo não acho que esse deva ser o único método de controle do nosso tempo, a não ser que sejam abertos treinos todos os dias, uma vez que a disciplina não vinha com o horário estabelecido no Jupiterweb, acho que alguns de nós, pelo menos eu, estava pensando em completar os estudos no final de semana. Uma possível solução poderia ser a elaboração junto com algum de vocês ou com todos, de um projeto de estudos mais elaborado, com temas a serem estudados. Contudo acho que dificilmente todo o meu estudo possa ser acompanhado por um coach, uma vez que todo estudo feito fora dos treinos não será contabilizado.

Sobre a quantidade de problemas resolvidos, não acho que a quantidade importe tanto, uma vez que já demorei mais de um dia para resolver um problema, problemas com dificuldade baixa podem ser resolvidos em grande quantidade, contudo não avaliam a minha melhora no aprendizado  na maratona, e os com uma dificuldade maior, pelo menos para mim, não acho que serão resolvidos aos montes, além do mais, não podemos esperar que todos façam o mesmo numero de problemas ou que seja esperado que todos demorem o mesmo tempo para resolver um determinado problema, a curva de aprendizagem varia muito de pessoa para pessoa e de tópico para tópico. No ahmed-aly, conseguimos fazer um estudo direcionado de tópicos da maratona, lá ele apresenta problemas de um determinado tópico e o seu nível, contudo mesmo os problemas de nível fácil, demoram um pouco para ser feitos, ainda mais quando você entra num tópico novo. Por isso acho que a quantidade em si, não deve ser um dos critérios de avaliação. A curva de aprendizagem de cada aluno que devera importar.

Abraço,

Bruno.

Em resposta à Bruno Endo

por Carlos E. Ferreira -

Olá Bruno, 

como você mesmo diz, os números não dizem muito. Nada melhor do que o coach para saber exatamente o que você anda fazendo, e se o seu comprometimento com a Maratona é compatível com o exigido na disciplina. 

Nós pedimos que vocês preparassem um projeto em que dissessem o que fariam e como seria possível para nós verificar se vocês estavam se dedicando como era esperado. No projeto que vocês fizeram isso não ficou claro. Como previsto, demos a chance para vocês melhorarem o projeto, indicando o que fariam. Como disse ao Gustavo, sem os treinos semanais parece complicado chegar às 100 horas no semestre, mas se você acha que consegue nos dar meios de aferir isso, sem problemas. Também, parece-me mais tranquilo envolver o coach (que sabe bem qual o seu comprometimento com os treinos)... Como dissemos nas palestras em que apresentamos a disciplina no semestre passado, a tarefa de elaborar o projeto e garantir que será fácil para nós acompanhá-lo é de vocês. 

Abraços

carlinhos