Professor/Monitores/Colegas,
A fórmula do dano passada no enunciado não está clara e encontrei diferentes fórmulas na internet.
Poderia colocar aqui uma explicação para fórmula ou uma nova fórmula que possa ser aplicada?
Grata,
Professor/Monitores/Colegas,
A fórmula do dano passada no enunciado não está clara e encontrei diferentes fórmulas na internet.
Poderia colocar aqui uma explicação para fórmula ou uma nova fórmula que possa ser aplicada?
Grata,
Pelo que eu entendi é isso:
( (2 * level + 10)/250) * (ATK/DEF) * (Base) + 2) * Modifier
Base: poder do ataque
ATK: Ataque de quem ataca
DEF: Defesa de quem defende
(No caso de Special moves deveria usar o SPC)
http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Special_attack#Generation_I-III
Modifier = STAB * Type * Critical * other * (random(0,85, 1))
STAB: Se o pokemon for do mesmo tipo do ataque STAB = 1,5 caso contrario STAB = 1
Type: Efetividade entre o tipo que ataca e defende. (varia de 0 a 4)
Pode ser encontrado em http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Type
Os tipos somam se o pokemon tiver dois tipos
(Flying + Fire) -> (2x + 2x) = 4x em bug
(Rock + Ground) -> (2x + 1/2x) = 1x em bug
Other: Fields, held itens etc (provavelmente não será necessário)
random: random
Oi Taís,
Traduzindo para português a fórmula do link temos:
Dano = (((2*Nível + 10)/250)*(Ataque/Defesa)*Base + 2)*Modificador
Note também logo após a descrição da fórmula no link do enunciado há um exemplo que ajuda a entender.
Respondi?
Seguem algumas outras dúvidas que tive a respeito da mecânica do jogo:
1) SPC. não existe nenhum indício se um ataque é especial ou não de acordo com o arquivo de entrada, iremos ignorar este atributo nesta etapa?
2) Critical Hit. Não encontrei direito como calcular a probabilidade de ocorrência e a variação no cálculo de dano.
3) Acurácia. É uma probabilidade de acerto do golpe e portanto está em [0-1]? Utilizo isso fazendo um sorteio entre 0 e 1 e verifico se é menor que a minha Acurácia?
4) Evasion. Isso não será implementado nesta etapa?
Before Generation IV, damaging moves of the following types are special moves:
A more accurate formula for the multiplier is (2L+5)/(L+5)
where L is the user's level; as a result, lower-leveled Pokémon have a smaller critical hit boost than higher-leveled Pokémon. For example, a level 5 Pokémon will inflict 1.5× the damage on a critical hit, while a level 20 Pokémon will inflict 1.8× and a level 95 Pokémon will inflict 1.95×.
In this generation only, the probability of landing a critical hit is based on a Pokémon's base Speed. For most moves, the probability of landing a critical hit is BaseSpeed / 512
; for example, Clefable, with a base Speed of 60, has roughly a 11.7% chance of landing a critical hit under usual circumstances.
Fonte:
http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Special_attack#Generation_I-III
Respondendo 3 e 4: http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Evasion#Evasion
Então, acurácia é um valor inteiro entre 1 e 100 (na verdade são usados apenas entre 50 e 100). O cálculo é feito com essa fórmula: http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Accuracy#Formula_for_accuracy_and_evasion
Evasion sempre terá valor 100 nessa nossa modelagem onde atributos não podem ser modificados por ataques.
Ficou claro? Faltou responder algo?
Obrigada pelas respostas. Está respondido sim.