MiniEP-02

MiniEP-02

por Lucas Silva -
Número de respostas: 9

Quanto à primeira opção que podemos escolher do miniEP, devo no começo ler do meu programa um arquivo que contenha todos os demais usuários?

Por ex, faria:

users = open("usuarios.txt", "r")

codigo

?

Caso sim, as linhas desse arquivo também devem seguir o padrão abaixo?

<usuario>:x:<UID>:<GID>:<Nome de usuario>:<home>:<shell>

Ou posso simplesmente ter um arquivo:
<usuario>:<UID>:<Nome de usuario>

que seriam as informações que eu preciso de fato?

Em resposta à Lucas Silva

Re: MiniEP-02

por Alfredo Goldman -

Olá Lucas,

A entrada padrão é lida normalmente, como se fosse o teclado (i.é, com input). Essa é uma das coisas legais de redirecionamento.

Se o formato é dado, deve ser respeitado.

Alfredo

Em resposta à Alfredo Goldman

por Lucas Silva -

Então o arquivo que eu pego da entrada padrão é o que vai conter todos os usuários do sistema?

Daí o usuário digitaria o nome que ele quer procurar ou eu devo procurar para todos os usuários para ver se não tem algum que seja o mesmo?

por Rafael Reggiani Manzo -

Olá Lucas,

Isso mesmo o arquivo de entrada, seguindo o padrão definido no enunciado.

Sim você deve procurar por toda a lista por homônimos. Ou seja, pode existir mais de uma ocorrência de homônimos.

Respondi sua dúvida?

Em resposta à Rafael Reggiani Manzo

por Lucas Silva -

Olá, Rafael,

respondeu sim. Agora me surgiu uma outra dúvida. No caso dos homonimos, me surgiu uma dúvida quanto à saída.

Por exemplo:

fulano - Fulano dos Santos Tal

fulano2 - Fulano da Silva Tal

a saída deve ser assim:

Fulano dos Santos Tal: fulano

Fulano da Silva Tal: fulano2

ou assim:

Fulano Tal: fulano, fulano2

?

Da segunda forma:

Fulano Tal: fulano, fulano2

De fato isso não ficou suficientemente claro no enunciado e só dá para deduzir pelo formato de saída. Vou lançar uma notícia para todos esclarecendo.

por Taís Pinheiro -

Caros,

Minha dúvida é parecida com a do Lucas. Não entendi bem a sintaxe de entrada para a opção 1.

Professor/Monitores, poderia por favor dar um exemplo?

Devo considerar que o arquivo de entrada possa ser tanto pelo teclado, quanto por um documento de texto?

Grata,

Em resposta à Taís Pinheiro

Olá Taís,

Um exemplo de entrada está no seu própio computador se estiver usando Linux. Abra um terminal e digite o comando `cat /etc/passwd`. Se não estiver no Linux, passe na rede linux e veja sorriso

Sobre a entrada, o seu script deve considerar que ela venha pela entrada padrão como está no enunciado (https://docs.python.org/3.4/library/sys.html#sys.stdin). Ou seja,  será como se seu script esperasse a entrada pelo teclado.

Mas para testar usaremos o redirecionamento de entrada do bash (com < ou | ) para testarmos e não o teclado. Assim como também está exemplificado no enunciado em "Exemplo de Execução"

Respondi sua dúvida?

Em resposta à Rafael Reggiani Manzo

por Taís Pinheiro -

Obrigada Rafael. Deu para visualizar melhor.

Acerca da sintaxe de entrada, posso considerar válida, por exemplo, essas linhas:

jose:x:1234567:0000000:Jose da Silva:home:sheel

pedro:x:1234568:1111111:Pedro da Silva:home:sheel

???