Pd-extended no MacOS, Arch-Linux, e outras plataformas

Pd-extended no MacOS, Arch-Linux, e outras plataformas

por Marcelo Queiroz -
Número de respostas: 4

Ontem na aula dois alunos me procuraram por dificuldades de usar o Pd-extended nestes dois sistemas (MacOS e Arch-Linux).

Em relação ao MacOS, consegui instalar e usar o Pd-extended num macbook (intel) conforme as instruções da página:

http://puredata.info/downloads/pd-extended

Observe que a única versão estável para MacOS é a de 32-bits, que deve ser instalada mesmo em máquinas de 64-bits. Ao chamar o Pd-extended pela primeira vez ele reclamou da falta do X11, e me dirigiu para a página

http://xquartz.macosforge.org/landing/

onde baixei e instalei esse pacote XQuartz. Depois disso consegui abrir todos os exemplos em Pd postados no PACA, sem problemas, usando todos os objetos (sel, multiplex~, readsf~) que supostamente estariam dando problema.

Quem estiver com dificuldades no MacOS eu sugiro limpar qualquer instalação antiga do Pd e tentar pegar as últimas versões desses sites acima (o XQuartz por exemplo tem uma versão de duas semanas atrás).

Em relação ao Arch eu infelizmente não tenho máquina para testar, mas me ocorreu uma gambiarra que pode resolver a maior parte dos problemas. Na instalação do Pd-extended para Ubuntu é criado um diretório /usr/lib/pd-extended/extra/ com todas as bibliotecas do Pd-extended já compiladas. Em princípio, o conteúdo desse diretório poderia ser movido para o lugar onde o Pd-vanilla procura seus objetos (suponho que seja /usr/lib/pd/extra/, mas dá para reconfigurar). Há dois detalhes:

1) Talvez o mecanismos de varredura dos diretórios de libraries do Pd-extended e do Pd-vanilla sejam um pouco diferentes. Com isso quero dizer que talvez (não é certeza) alguns objetos que o Pd-extended localiza automaticamente (por exemplo o [multiplex~] da biblioteca zexy, que para mim está em /usr/lib/pd-extended/extra/zexy/) dependam da inclusão de um [import zexy] no patch para funcionar no Pd-vanilla.

2) Talvez alguns objetos pré-compilados do Pd-extended dependam de outras bibliotecas (fora do Pd) que não estejam instaladas no Arch. Eu chutaria que os objetos de processamento "puro" de sinais (ou seja, que só fazem contas, como é o caso do [multiplex~]) não devem depender de nada esotérico; talvez alguns objetos de interface gráfica menos comuns e bibliotecas do Pd para processamento de imagens (Gem, PDP) dependam de outras bibliotecas externas. Nesses casos as mensagens de erro na janela do Pd devem ajudar a localizar as dependências faltantes.

Abraços,

Marcelo

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Pd-extended no MacOS, Arch-Linux, e outras plataformas

por Vito Romanelli Tricanico -

No meu caso, segui os paços do site para a instalação do Pd no Ubuntu e no Debian. Migrei a pouco para GNU/Linux, mas não estou sentindo tantas dificuldades como dizem. Apesar de muitos objetos estarem funcionando, não sei se terei problemas futuros pois em ambos os casos aparece a seguinte mensagem ao iniciar o Pd:

 

 

 

WARNING: 64-bit builds are still beta, some libraries are known to have serious issues (cyclone, maxlib, moonlib, moocow, pdp, bsaylor, etc.)
For more info, see the README.txt in '64-bit-warning-plugin' in the Help Browser

Att, V.R.T..

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Pd-extended no MacOS, Arch-Linux, e outras plataformas

por Carlos Eduardo Elmadjian -

Bom, posso dar o meu testemunho de que o PD-extended funciona normalmente tanto no Mac OS X quanto no Arch, já que uso diariamente os dois sistemas. Por curiosidade, testei até meu EP nos dois e não notei diferença de comportamento.

Sobre o Arch, especificamente, o PD-extended não está na árvore oficial, mas no AUR. O pacote está marcado como desatualizado, mas na realidade é o último release (o PD-extended que não sofre atualizações há algum tempo).

Se alguém precisar de ajuda em relação a isso, estou à disposição.

[]s

Em resposta à Carlos Eduardo Elmadjian

Re: Pd-extended no MacOS, Arch-Linux, e outras plataformas

por Alessandro Palmeira -

Eu baixei o pacote do aur (pd-extended) mas deu um problema no build similar a um dos comentários da página mas não encontrei solução. Hoje estou sem o notebook e o Arch Linux e não posso testar, mas amanhã eu baixo o pacote novamente e vejo exatamente o que aconteceu. Além disso, vou tentar baixar o fonte do site do puredata (que estava fora do ar esses dias) e ver se consigo compilar direto também..

De qualquer jeito, aqui no Ubuntu, um apt-get install pd-extended funciona perfeitamente XD

Em resposta à Alessandro Palmeira

Re: Pd-extended no MacOS, Arch-Linux, e outras plataformas

por Alessandro Palmeira -

Só respondendo aqui caso alguém ainda queira instalar o pd-extended no Arch Linux, acabei de instalar o pacote e deu tudo certo. A única mudança que eu fiz no meu sistema foi remover o pd vanila antes e tudo funcionou perfeitamente (apesar de ter demorado um pouco menos de 2 horas para compilar : ) Todas as dependências foram instaladas corretamente também.