Seminários de Computação Musical

Seminários de Computação Musical

por Marcelo Queiroz -
Número de respostas: 7

Bom dia, pessoal!

Os seminários do grupo de pesquisas em computação musical do IME/USP passarão a ocorrer regularmente nas 2as-feiras ao meio-dia, e serão seminários de 1 hora (duração estimada). Esta atividade não é vinculada à nossa disciplina, mas quem tiver interesse e disponibilidade de tempo será muito bem-vindo a participar quando puder. Abaixo seguem os detalhes do seminário da próxima semana.

Alguns de vocês provavelmente já recebem os convites por um canal ou outro, mas se alguém não recebeu o e-mail abaixo e quiser ter seu nome incluído na lista oficial de divulgação, por favor escreva separadamente para mim.

Abraços,

Marcelo

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Título: Uma Introdução ao Processamento Binaural - A Escuta Binaural

Palestrante: Thilo Koch, doutorando do IME/USP

Data e hora: seg, 18/08/2014 - 12:00

Local: Auditório do CCSL, IME/USP

Resumo:

Como funciona a escuta binaural? Quais vantagens ela traz sobre uma escuta monoaural? Quais deixas/pistas (cues) permitem a localização de fontes sonoras no espaço tridimensional?

O seminário tentará apresentar algumas respostas a essas questões usando modelos e exemplos que a pesquisa (psico-)acústica atual oferece. Além disso serão introduzidos modelos binaurais do sistema auditivo humano e áreas de aplicação destes modelos.

Palavras-chave: escuta binaural, localização de fontes sonoras, modelagem binaural

Os seminários de Computação Musical são transmitidos ao vivo através da página http://compmus.ime.usp.br/tv, que também oferece um canal IRC para participação remota. Verifique antecipadamente as instruções nesta página acerca dos requisitos técnicos para a recepção da transmissão em vídeo.

A programação completa dos seminários do grupo de Computação Musical do IME/USP, bem como o registro em vídeo de seminários anteriores, podem ser vistos em http://compmus.ime.usp.br/seminarios

Tod@s são bem-vind@s!

Marcelo <mqz@ime.usp.br>

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Seminários de Computação Musical

por Marcelo Queiroz -
 
Palestrante: Antonio Deusany de Carvalho Junior, doutorando no IME/USP
 
Data e hora: seg, 25/08/2014 - 12:00
 
Local: Auditório do CCSL, IME/USP
 
Resumo:

A linguagem Pure Data (PD) é muito utilizada para criação de aplicações musicais, mas foi a partir do surgimento da libpd que tornou-se mais fácil integrar esta linguagem em aplicações para dispositivos móveis. Após várias experiências com isto, foi desenvolvida a Sensors2PD (codinome S2PD), uma aplicação para facilitar o uso dos sensores dos dispositivos móveis como entrada para arquivos desta linguagem em aparelhos com Android. S2PD será apresentada neste seminário com o intuito de realizar algumas demonstrações de seu uso e estimular a criação de novas aplicações musicais voltadas para performances musicais com dispositivos móveis.

Atualmente, todos os sensores dos dispositivos móveis podem ser utilizados como entrada para receptores de dados em arquivos de PD que devem ser colocados no cartão de memória do dispositivo para serem carregados pela S2PD. Além disso, é possível utilizar a posição do dedo na tela multitoque do aparelho como entrada e também a qualidade do sinal das redes WiFi disponíveis no ambiente. Durante o seminário, o público terá a possibilidade de realizar testes e tirar dúvidas sobre sua utilização.

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Re: Seminários de Computação Musical

por Marcelo Queiroz -
 
Palestrante: Antonio Goulart
 
Data e hora: seg, 01/09/2014 - 12:00
 
Local: Auditório do CCSL - IME/USP
 
Resumo:

Neste seminário vamos abordar técnicas recentemente propostas de distorção de senóides para síntese de sinais musicais, baseadas em extensões ou variações das técnicas clássicas (já apresentadas em outro seminário). No âmbito das modulações serão exploradas as técnicas de ModFM (FM Modificada), SpSB (Split Side band), e FBAM (Modulação de amplitude com retroalimentação). Em relação às novas abordagens para moldagens, serão exploradas as técnicas de moldagem de fase com exponencial, moldagem de fase com entidades básicas encadeadas, hard sync, e moldagem de fase por modulação de coeficientes de filtros passa-tudo. Implementações utilizando a linguagem Chuck e exemplos sonoros também serão apresentados.

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Seminários de Computação Musical

por Marcelo Queiroz -

Título: Modelagem de um sistema para auralização musical utilizando Wave Field Synthesis

Palestrante: Marcio José da Silva

Data e hora: seg, 20/10/2014 - 12:00

Local: Auditório do CCSL, IME/USP

Resumo:

Buscando-se a aplicação prática da teoria de Wave Field Synthesis (WFS) na música, foi feita uma pesquisa visando à modelagem de um sistema de sonorização capaz de criar imagens sonoras espaciais com a utilização desta técnica. Diferentemente da maioria das outras técnicas de sonorização, que trabalham com uma região de escuta pequena e localizada, WFS permite projetar os sons de cada fonte sonora - como instrumentos musicais e vozes - em diferentes pontos do espaço de audição, em uma região de escuta que pode abranger quase toda a área compreendida por este espaço, dependendo da quantidade de alto-falantes instalados. O desenvolvimento de um código de estrutura modular para WFS foi baseado na plataforma orientada a patches Pure Data (Pd), e no sistema de auralização AUDIENCE, desenvolvido na USP, sendo integrável como ferramenta para espacialização sonora interativa. A solução emprega patches dinâmicos e uma arquitetura modular, permitindo flexibilidade e manutenabilidade do código, com vantagens frente a outros software existentes, particularmente na instalação, operação e para lidar com um número elevado de fontes sonoras e alto-falantes. Para este sistema também foram desenvolvidos alto-falantes especiais com características que facilitam seu uso em aplicações musicais.

Os seminários de Computação Musical são transmitidos ao vivo através da página http://compmus.ime.usp.br/tv, que também oferece um canal IRC para participação remota. Verifique antecipadamente as instruções nesta página acerca dos requisitos técnicos para a recepção da transmissão em vídeo.

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Marcelo <mqz@ime.usp.br>

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Seminários de Computação Musical

por Marcelo Queiroz -


Título: MIDI como protocolo de comunicação e formato digital de partitura

Palestrante: Roberto Piassi Passos Bodo, mestrando do IME/USP

Data e hora: seg, 03/11/2014 - 12:00

Local: Auditório do CCSL, IME/USP

Resumo:

Neste seminário será feita uma introdução ao MIDI como protocolo de comunicação entre instrumentos/aplicações e como formato de arquivo para representação digital de partituras.

Serão apresentados os principais eventos de controle, o protocolo de codificação dos mesmos, detalhes sobre números de notas MIDI, bancos de sons e suporte a símbolos musicais, entre outros tópicos.

Além disso, serão exibidas duas das APIs de áudio mais utilizadas no Linux e algumas ferramentas livres que utilizam MIDI (como, por exemplo, sintetizadores e editores de partitura).

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por Marcelo Queiroz -
Palestrante: Thilo Koch
 
Data e hora: seg, 10/11/2014 - 12:00
 
Local: Auditório do CCSL, IME-USP
 
Resumo:

Simulações têm um papel importante na área de acústica. As principais aplicações encontram-se no planejamento de ambientes, na pesquisa sobre materiais e aparelhos/construções e também em sistemas de realidade virtual. Neste seminário veremos uma pequena introdução aos métodos de simulação de acústica de ambientes. Serão apresentados os métodos mais usados: ray tracing e image source modelling tal como métodos híbridos.

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por Marcelo Queiroz -


Título: Trilhas sonoras adaptativas em jogos digitais

Palestrante: Wilson Kazuo Mizutani, mestrando do IME/USP

Data e hora: seg, 24/11/2014 - 12:00

Local: Auditório do CCSL, IME/USP

Resumo:

É bastante comum que em jogos digitais a trilha sonora se resuma a uma música de fundo por cena. Poucas pesquisas foram feitas até hoje no sentido de tornar isso algo que se adapte em tempo real à experiência do jogador, principalmente se comparado ao quanto já se investiu nas capacidades gráficas dos jogos. Esse seminário tem como objetivo apresentar alguns métodos e critérios para mudar a execução de uma música em tempo real de maneira a melhor expressar a sensação que um jogo quer passar. Para isso também será tratada a importância da experiência do jogador em game design, e como a trilha sonora pode contribuir para isso, com exemplos de jogos reais reconhecidos no mercado.

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por Marcelo Queiroz -


Título: Alguns resultados sobre Música Móvel e em Rede

Palestrante: Antonio Deusany de Carvalho Junior, doutorando do IME/USP

Data e hora: seg, 01/12/2014 - 12:00

Local: Auditório do CCSL, IME/USP

Resumo:

Neste seminário será apresentado um breve histórico relacionado à Música Móvel e Música em Rede desde a década de 70, levando em consideração as tecnologias disponíveis de cada época e o que era possível ser feito. As tecnologias utilizadas nesta área nos últimos anos serão apresentadas com maiores detalhes com o intuito de mostrar o que pode e o que ainda não pode ser feito. Dentre elas podemos citar o uso de rede Gigabit, Push Notifications (através de Cloud Computing), e os padrões de rede 802.11n e 802.11ac que estão sendo utilizados pelos dispositivos móveis mais atuais.

Experimentos já realizados serão discutidos e também serão realizadas algumas demonstrações com as aplicações utilizadas nos experimentos. Quem desejar participar das demonstrações, basta trazer algum dispositivo móvel com o sistema Android instalado e que tenha suporte ao padrão de rede 802.11n ou 802.11ac (de preferência). Devido às demonstrações, o seminário pode ser um pouco mais longo que o usual.

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