Diferença(s) de conteúdo entre as Olimpíadas de Informática e a Maratona

Diferença(s) de conteúdo entre as Olimpíadas de Informática e a Maratona

por Pedro Paulo Andrade -
Número de respostas: 1

Olá, 

Não achei outro lugar mais apropriado para esta dúvida, já que não se trata de um problema, por isso postei aqui. Na palestra de apresentação da Maratona, foi comentado brevemente sobre a(s) diferença(s) de conteúdo cobrado entre estas duas competições: as Olimpíadas de Informática (OBI e IOI) e a Maratona de Programação à qual se destina o treinamento que começamos a fazer. Não ficou muito claro pra mim (provavelmente pela falta de familiaridade com as competições), por isso gostaria de saber se alguém poderia me apontar essas diferenças. Tenho dúvidas sobre o quanto vale a pena explorar problemas de Olimpíada também. 

Obrigado desde já!

Em resposta à Pedro Paulo Andrade

Re: Diferença(s) de conteúdo entre as Olimpíadas de Informática e a Maratona

por Renato Geh -

Oi!

Desculpa pela demora. Andamos ocupados com as aulas, estudos e outros projetos que participamos.

Vou mostrar as características da OBI e da Maratona e depois comparamos as duas. Não posso falar sobre a IOI já que nunca a fiz.

  • Olimpíada de Informática (OBI):
    1. Prova individual.
    2. Por volta de 5 horas.
    3. Mais ou menos 5 exercícios.
    4. Menos conceitual, mais prático.
    5. Prova mais fácil, já que é individual.
    6. É voltada para quem não tem muito conhecimento na área, por isso que é oferecida a alunos do Ensino Médio e primeiro anistas
    7. São duas fases. Não sei o conceito de eliminação e seleção direito, mas sei que é estabelecida uma pontuação mínima na primeira fase que indica se o candidato passou ou não para a final. Na final os n (n varia dependendo do número de candidatos) primeiros com maior pontuação ganham medalha de ouro, m (m podendo ser igual a n, cabe à Comissão da Olimpíada) segundos com maior pontuação ganham prata, e k (com mesmo critério que a de prata) terceiros ganham bronze. Todos (mesmo aqueles que não se classificaram para a final) ganham menção honrosa (um certificado de participação perfeito para pendurar na parede do seu quarto).
    8. Os melhores finalistas serão convidados para a IOI (International Olympiad in Informatics).
    9. Problemas clássicos que não requerem algoritmos muito sofisticados.
    10. Pode ser feita nas seguintes linguagens:
      • C/C++
      • Java
      • Python
      • Pascal
    11. Vocês só podem concorrer esse ano e depois nunca mais. triste
    12. Site oficial: http://olimpiada.ic.unicamp.br/
  • Maratona de Programação:
    1. Prova em equipe (3 pessoas).
    2. Por volta de 5 horas.
    3. Mais ou menos 9, 10 exercícios.
    4. Exercícios sofisticados e teóricos.
    5. Prova mais difícil. Tanto por ser em equipe quanto por ter conceitos mais avançados.
    6. É voltada para quem está na graduação da faculdade. Por isso há elementos teóricos mais fortes. Conceitos como teoria de grafos, programação dinâmica, estrutura de dados são recorrentes e, enquanto não necessariamente obrigatórias para conseguir passar para a regional, são imprecindíveis para a Final Mundial.
    7. São muitas as fases. Enumerarei-as aqui:
      • Seletiva: acontecerá no IME. É a primeira fase. Seleciona os melhores de cada Universidade para competir na Subregional. Nessa fase equipes de primeiro anistas e de segundo anistas tem vaga garantida para a Subregional. Não são exercícios muito difíceis. Primeiro anistas conseguem fazer sem problemas. Principalmente se participarem dos treinos. Ano passado teve comida de graça para os maratonistas! \o/
      • Subregional: ano passado foi na UNINOVE.  Seleciona os melhores do Brasil para competir na Final Brasileira. São exercícios mais difíceis. É preciso estudar bastante para conseguir vaga na Regional (Fase Brasileira). Porém primeiro anistas tem muita chance de conseguir vaga. Os dois melhores times de cada Universidade passam para Regional.
      • Regional: ano passado foi em Uberlândia em Minas Gerais. São exercícios bem mais difíceis que requerem muito estudo e bastante experiência. Os três primeiros colocados recebem medalha de ouro; prata para o quarto, quinto e sexto; e bronze para o sétimo a décimo lugares. O time campeão garante vaga nas finais mundiais. Caso o Brasil receba outras vagas nas finais da competição, estas serão ocupadas pelos primeiros colocados da final brasileira, respeitado o limite de uma vaga por escola.
      • Mundial: ano passado foi em São Petesburgo na Rússia. Esse ano o time Bitelo, do IME-USP, irá competir em Ecaterimburgo, também na Rússia na final mundial. Os exercícios são mais do que difíceis. Vocês estarão competindo com os melhores dos melhores do mundo.
    8. Os campeões da Regional também ganham prêmios adicionais além das medalhas. Campeões mundiais ganham o mundo.
    9. Problemas que ficam exponencialmente mais difíceis conforme forem progredindo pelas fases.
    10. Pode ser feita nas seguintes linguagens de programação:
      • C/C++
      • Java
    11. "Cada competidor, antes desta competição, pode ter participado de no máximo uma final mundial do concurso da ACM, de no máximo 4 (quatro) regionais sul-americanas do concurso" - Regulamento da Maratona no ano de 2013.
    12. Site oficial: http://maratona.ime.usp.br/

 

Comparando o elemento i da OBI com o elemento i da Maratona para i=[1, 12], vocês podem ter uma noção das diferenças de cada competição. Então, respondendo à sua pergunta:

É claro que vale a pena explorar a OBI também! Aliás, esse ano é sua única chance de fazer a OBI! Então faça-a! Não perca essa oportunidade!

Espero que eu tenha respondido sua dúvida. Qualquer coisa pode perguntar novamente que iremos responder o mais rápido possível.

Até,

Renato