Compilando no CodeBlocks - Windows 7 x64

Compilando no CodeBlocks - Windows 7 x64

por Daniel Iwamoto -
Número de respostas: 5

Ao compilar o arquivo "graphic.c" recebo varios erros relacionados ao glut como:

In function 'myDisplay'

undefined reference to '_imp__glBegin'

 

Já instalei tanto o OpenGL quanto o Glut e 'linkei' a biblioteca do glut nas configurações do compilador (ao menos eu acho que linkei certo).

Opções de compilação (na parte linker settings):

-Wl,--stack=8000000
-lopengl32
-lglu32
-lglut32


Tinha testado com -lGL e -lGLU e dava o erro "ld.exe cannot find -lGL", por isso troquei para as configurações acima, que aparentemente são para compilar no Windows.

Caso o erro tenha sido na instalação ou na 'linkagem' da bibilioteca , como devo prosseguir?

Em resposta à Daniel Iwamoto

Re: Compilando no CodeBlocks - Windows 7 x64

por Caio Braz -

Bom, eu não sei mexer com propriedade no Code::Blocks, mas isso tem cara de alguma coisa que ficou configurada errada.

Confira certinho as coisas em "Project->Build Options" e talvez tente tirar o -lopengl32, pois eu emparticular nunca ouvi falar dessa flag...

Se ainda assim não funcionar, avisa aqui de novo que a gente vai te ajudando! sorriso

Em resposta à Daniel Iwamoto

Re: Compilando no CodeBlocks - Windows 7 x64

por José Coelho de Pina -

undefined reference to '_imp__glBegin'

Isto sugere que ele não está achando o arquivo glut.h.

Bem, para gerar o executável no Windows (Vista) eu procedi como está descrito em

http://www.sci.brooklyn.cuny.edu/~goetz/codeblocks/glut/tp://www.sci.brooklyn.cuny.edu/~goetz/codeblocks/glut/

Inclui todos os arquivos do esqueleto no projeto (e acho que removi um arquivo main que o wizard criou).

 

Caso o erro tenha sido na instalação ou na 'linkagem' da bibilioteca , como devo prosseguir?

Na página do link acima está escrito

basically, you place the .lib and .h files in the location of your compiler (in this case mingw)

Para mim, que não uso Windows, isto me deu uma luz: colocar os .h e .lib onde o mingw (que contém o gcc) coloca essas coisa pareceu ser uma boa.

Em resposta à José Coelho de Pina

Re: Compilando no CodeBlocks - Windows 7 x64

por Daniel Iwamoto -

Ainda não. Mesmo recriando o projeto e recolocando os arquivos o erro continua lá.

A parte estranha é que se eu faço o teste descrito no link acima (e adicionando o #include <windows.h>) eu consigo ver os objetos em 3d, o que significa (eu acho), que ele está localizando o glut.

Na pior das hipoteses eu tento compilar no linux mesmo (se não der nenhum problema de novo :P).

 

P.S. Acabei de testar: colocando o #include <windows.h> no inicio (antes do outros includes) do graphic .c ele compilou.

Na hora de entregar retiro esse include?

Em resposta à Daniel Iwamoto

Re: Compilando no CodeBlocks - Windows 7 x64

por José Coelho de Pina -

P.S. Acabei de testar: colocando o #include <windows.h> no inicio (antes do outros includes) do graphic .c ele compilou.

Legal!

Na hora de entregar retiro esse include?

Não há neccesidade, você não vai entregar o imagem.c.