Velocidade da água

Velocidade da água

por Yara Grassi Gouffon -
Número de respostas: 4

Na primeira etapa do EP, nós tivemos que gerar a velocidade de cada ponto na água. No entanto, não encontramos referências ao uso dessas velocidades no enunciado da terceira etapa. Devemos definir nós mesmos quais parâmetros (como o delta, Vd, Ve ou Va) podem ser afetados pela velocidade de cada ponto? Pelo enunciado parece que seria Va que levaria em consideração essas velocidades, mas a fórmula sugerida no enunciado usa apenas Vd e Ve.

Em resposta à Yara Grassi Gouffon

Re: Velocidade da água

por Kelly Rosa Braghetto -

Yara,

O enunciado define que Ve e Vd são as velocidades da água nos pontos à esquerda e à direita do barco, respectivamente. Isso aparece no final da página 8 do enunciado do EP4.

Aproveito esta mensagem para chamar a atenção de vocês para alguns pontos importantes desse EP:
- observem que o vetor Va - o incremento da velocidade vetorial Vi do barco - tem uma orientação Alpha que pode ser diferente da orientação atual do barco (Theta). É preciso levar isso em conta ao se fazer a soma dos vetores Vi a Va.
- Para obter o deslocamento horizontal e vertical do barco, vocês precisarão fazer a decomposição do vetor de velocidade Vi, para encontrar suas componentes vertical e horizontal. Essa decomposição usa o ângulo Theta.

 

Até mais,

             Kelly

 

Em resposta à Kelly Rosa Braghetto

Re: Velocidade da água

por Gabriel Ferreira Guilhoto -

Professora, se for assim não ficou claro o que querem dizer as equações "ve = ve + Ne × δv" e "vd = vd + Nd × δv". Devemos alterar a velocidade da água em volta do barco de acordo com o número de remadas?

Em resposta à Gabriel Ferreira Guilhoto

Re: Velocidade da água

por Kelly Rosa Braghetto -

Gabriel,

As remadas não devem alterar a velocidade da água ao lado do barco, não.

A ideia é fazer ve receber, inicialmente, a velocidade da água à esquerda do barco. E depois atualizar ve considerando as remadas (ve = ve + Ne × δv). A mesma ideia vale para vd.

Kelly