Velocidade ao redor de obstaculos

Velocidade ao redor de obstaculos

por Gustavo Caparica -
Número de respostas: 2

Queria saber se é necessário que a velocidade ao redor de toda a terra (inclusive ilhas) precisa ser zero. Para mim, não faz sentido que a água tenha velocidade zero ao seu redor quando a ilha se encontra no meio do rio, pode acontecer uma mudança de velocidade muito brusca na margem dessa ilha.

Em resposta à Gustavo Caparica

Re: Velocidade ao redor de obstaculos

por Kelly Rosa Braghetto -

Essa regra que diz a velocidade de pontos de água colados a pontos de terra deve ser zero vem de um princípio da Mecânica dos Fluidos chamado "princípio da aderência completa"  (ou, em inglês, non-slip condition).  

"The no-slip condition for viscous fluids states that at a solid boundary, the fluid will have zero velocity relative to the boundary. The fluid velocity at all fluid–solid boundaries is equal to that of the solid boundary."

http://en.wikipedia.org/wiki/No-slip_condition

Não estou entendendo o porquê dessa "birra" de vocês  com a regra da velocidade zero. sorriso

Em resposta à Kelly Rosa Braghetto

Re: Velocidade ao redor de obstaculos

por Gustavo Caparica -

A razão da nossa dúvida é porque ao lado dos obstaculos, a velocidade vale 0, porém isso não vale para o resto da vizinhança do obstáculo (por exemplo na frente e atrás), e também não afeta a vizinhança do ponto com velocidade 0, podendo haver diferenças estranhas na velocidade horizontalmente (por exemplo, um ponto com velocidade 0 seguido de um ponto com velocidade 100, no caso de um rio muito estreito ou um fluxo muito alto).

A dúvida é porque não é muito intuitivo que a velocidade de repente valha zero no meio do rio. Concordo que faz sentido pensando na dinâmica de fluídos, mas acho que a vizinhança aonde a velocidade é zero deveria ser menor do que uma célula do rio (a não ser que mais para frente haja mais linhas e colunas e o barco ocupe mais do que uma célula).