EP2 - Precisão

EP2 - Precisão

by Fabio Brzostek Muller -
Number of replies: 7

Carlinhos, qual é, mais ou menos, a precisão que o gerador dos números pseudo-aleatórios precisa ter? Se, por exemplo, eu usasse como teste o método de Monte Carlo, com uma função como a do exemplo, com área pi/4, e produzisse 1000 pontos (2000 números), o resultado do teste deveria ser "próximo" de 785/1000 pontos dentro da área da função. Eu suponho que não seja possível chegar exatamente em 785/1000, e também, nos meus testes, notei uma variação de acordo com a semente utilizada; essa variação é normal? E, caso seja, você poderia dar alguma ideia de um máximo de variação aceitável pro gerador continuar sendo classificado como "bom"?

Obrigado

In reply to Fabio Brzostek Muller

Re: EP2 - Precisão

by Carlos E. Ferreira -

Olá 

Eu tentaria uma precisão bem melhor do que 3 casas decimais para o teste da área. Um erro na terceira casa decimal já me parece muito grande...

Abraços,

carlinhos

In reply to Carlos E. Ferreira

by Renato de Souza -

Essa precisão melhor que 3 casas você diz usando quantos pontos? Usando um número muito grande de pontos  (500 mil), atinge uma precisão boa, até 5 casas decimais, mas usando só uns 5.000 pontos a precisão cai bem (a área usada é 0.25, oscila até 0.242, 0,255 +-)

In reply to Renato de Souza

by Fernanda de Camargo Magano -

Olá professor!!

Se eu fizer o teste com o jogo, no lugar do teste por Monte Carlo, qual deve ser a precisão?

Em um dos testes (com 100 rodadas), a sequência de pontos dos 6 jogadores foi: 18 pontos,  21, 15, 23, 11 e 12. 
Em outro teste, também com 100 rodadas, a sequência de pontos foi: 9 ,  23,  21, 19, 18 e 10, respectivamente.
Essa distribuição está razoável?

In reply to Fernanda de Camargo Magano

by Carlos E. Ferreira -

Difícil dizer dessa forma, Fernanda. Com 100 rodadas eu esperaria que os 6 possíveis resultados tivessem ocorrido perto de 100/6 = 16 vezes. Essa variação (de 9 a 23) parece bem grande... Preocupa também que o resultado 6 ocorre menos nos dois testes...

by Ricardo Lira da Fonseca -

Também estava querendo saber se essa precisão de até terceira casa serve para qualquer numero de pontos. No meu programa, em uma área que é dividida entre 1/6 e 5/6, com uns 100 mil pontos a divergencia da media de pontos com a esperada é em torno de 0.00004, mas com só 5000 pontos já passa pra 0.001...

In reply to Ricardo Lira da Fonseca

by Carlos E. Ferreira -

A parte legal deste EP é que vocês devem entregar, além da função de geração dos números aleatórios, um relatório tentando convencer o monitor de que sua função é boa. Seus testes devem falar por si ;)

carlinhos

by Carlos E. Ferreira -

Limitar a precisão do número aleatório que você está gerando (entre 0 e 1) a 3 casas acaba fazendo com que você gere apenas 1000 números diferentes... Parece muito pouco

carlinhos