Olá,
comentei com os profs do MAC que hoje tivemos nossa reunião e vocês devem estar procurando tema para fazer o trabalho de formatura. Alguns me passaram possíveis temas que vou postar neste tópico.
Abraços,
carlinhos
Olá,
comentei com os profs do MAC que hoje tivemos nossa reunião e vocês devem estar procurando tema para fazer o trabalho de formatura. Alguns me passaram possíveis temas que vou postar neste tópico.
Abraços,
carlinhos
Do Prof. Fabio Kon:
Open Source Education Directory
Desenvolvimento de um pequeno sistema web para armazenar informações
sobre material didático sobre software livre.
Tal sistema seria hospedado no site oficial da Open Source Initiative
(www.opensource.org) e ficaria disponível em todo o mundo. Para tanto,
a língua oficial do código e da interface será inglês e o sistema deve
oferecer uma interface amigável para alimentação de dados e para
consultas. Ele será executado em cima do Drupal, portanto integração
com o Drupal será obrigatória.
O sistema será carregado inicialmente com os dados disponíveis em
http://flosscc.opensource.org/wiki/educational-material
Na sua dissertação de mestrado, Tabelas de Decisão e Implementação do Gerador I-M-E (ver na biblioteca), Satoshi Nagayama fez a implementação de um pré-processador de código para tabelas de decisão. Tabelas de decisão substituem com enormes vantagens condições encadeadas expressas por meio de comandos if-then-else servindo ao mesmo tempo para documentar e estruturar programas de maneira muito simples, elevando o nível de abstração e confiabilidade dos mesmos. Este TCC trataria de fazer uma nova imprlementação desse pré-processador, gerando agora código em Java e talvez outras liguagens.
Do Prof. Walter Mascarenhas:
Este projeto cobre parte do desenvolvimento de
uma biblioteca para álgebra linear computacional
(como o visto em MAC 300) usando programação
genérica em C++11 (templates e metaprogamação
na veia). Eu já escrevi uns cento e poucos arquivos
de código e testes unitários (boost::test) e
preciso de ajuda para testar e revisar o
código e escrever uma boa documentação
e exemplos de uso.
O texto do seu trabalho de formatura
conteria uma descrição da biblioteca, com uma
documentação básica e alguns exemplos bem
explicados de casos de uso dela.
O pré requisito para participar do projeto
é gostar de programar e não se intimidar
com montes de código em C++11. O compilador
básico é o g++ 4.7.2, mas seria bom explorarmos
também o clang e o Intel C++ 13.0.
Finalmente, o código está em construção. Ele será
refatorado e tem muito que evoluir até chegar a algo
limpo. Se você quer algo bonitinho e super organizado
então este não é um projeto para você.
Da Profa. Cris:
Bissecções de árvores e grafos planares
Uma bissecção de um grafo G=(V,E) é uma partição de seus vértices
em dois conjuntos L e R cujos tamanhos diferem de no máximo um.
A largura de uma bissecção é o número de arestas com um extremo
em L e outro em R. Determinar uma bissecção de largura mínima em
um grafo dado é um problema de otimização famoso, sabidamente
NP-difícil.
Não se sabe a complexidade de encontrar uma bissecção mínima de
um grafo planar. Ou seja, não se conhece um algoritmo que calcule a
largura mínima de uma bissecção de um grafo planar em tempo polinomial,
e também não se conhece uma prova de que tal problema é NP-difícil.
Estamos estudando o problema da bissecção em árvores e em grafos
planares, e temos alguns resultados para estes casos que levam a
algoritmos que calculam bissecções de largura dentro de certas delimitações.
Proponho como um possível tema de TCC o estudo de resultados sobre
bissecção de grafos planares e árvores, e a implementação de um ou
dois algoritmos derivados de tais resultados. Como sempre, um TCC
sob minha supervisão envolve reuniões periódicas e a escrita simultânea
de um texto relatando todos os resultados estudados, além das possíveis
implementações envolvidas no trabalho.
Fico à disposição para dar mais informações a possíveis interessados.
O professor Alfredo e o Daniel Cordeiro (pós-doutorado) estão com algumas idéias para interessados que pensam em fazer o trabalho de formatura na área de cloud computing.
Um dos assuntos é voltado na previsão de desempenho de aplicações em Nuvem. E o outro na implementação de algoritmos para OpenStack. Bom, para mais detalhes, podem entrar em contato com eles.
Abraços
Tema: Predição de desempenho de workflows científicos de grande escala
Um workflow científico é uma implementação de um experimento científico na forma de um conjunto de tarefas computacionais (ex: todos os passos necessários para o sequenciamento de DNA) que, em geral, manipulam grande quantidades de dados.
O uso de plataformas computacionais de alto desempenho (como grades e Nuvens) possibilita a execução de workflows de grande escala, mas traz consigo desafios tais como: definir os recursos computacionais necessários e aproveitar a elasticidade proporcionada pelas Nuvens. Assim, para garantir uma execução eficiente dos workflows, a predição de desempenho é especialmente útil.
Existem diversas técnicas e ferramentas de software baseadas em modelos estocásticos que podem ser usadas para predizer o desempenho de sistemas computacionais. Eu procuro 2 alunos para: (1) estudar e adaptar essas técnicas e ferramentas, para que sejam aplicadas na predição de desempenho de workflows científicos; (2) usar as predições na criação de algoritmos para o escalonamento mais eficiente de workflows.
Estou à disposição para fornecer mais detalhes aos interessados.
Da Profa. Renata:
Verificando e revisando especificações de software
==============================
A professora Ana me pediu que enviasse o seguinte email para os alunos que estão fazendo TCC...
''Oi Pessoal,
aqui seguem alguns temas para projetos de IC e/ou TCC. Todos os temas estão associados a projetos de pesquisa/comecial em andamento. Caso tenham interesse nos projetos podem entrar em contato por e-mail que marcaremos uma reunião para conversar com os interessados.
grata
Ana
acvm@ime.usp.br
Tema 1: Relação custo/benefício da usabilidade em interfaces web
O objetivo deste trabalho é analizar o impacto dos problemas de usabilidade em sites de comércio eletrônico. Para isso o aluno deverá analizar os dados de log utilizando ferramentas adequadas em um site, verificando como a interação dos usuários com a interface foi afetada antes e depois das correções dos problemas de usabilidade encontrados. Dependendo dos dados coletados pode-se fazer uma análise multivariada. (Este projeto será desenvolvido em parceria com os alunos da pós-graduação IME ? Hamilton Moraes e Fábia Nishida.)
Tema2: Heurísticas e Métricas de usabilidade para dispositivos móveis
O objetivo deste trabalho é avaliar as atuais heuristicas e métricas utilizadas para avaliação de usabilidade em interfaces web tradicionais e propor sugestões de como essas métricas e heuristicas poderiam ser alteradas ou adaptadas para dispositivos móveis. (Este projeto será desenvolvido em parceria com os alunos da pós-graduação IME ? Hamilton Moraes e Fábia Nishida.)
Tema 3: Verificação formal, Ruby e FSMs
Máquinas de estados finitos (FSM ? finite-state machines) são frequentemente usadas para especificar (e efetivamente programar) sistemas com número finito de estados cuja dinâmica consiste em realizar-se transições entre tais estados. Uma das vantagens em se utilizar FSMs é a facilidade com que se pode verificar suas propriedades. Neste projeto, desejamos extrair modelos formais de FSMs de programas Ruby que sigam certas convenções para submetê-los à verificação automática. Atualmente, uma implementação de FSM em Ruby está sendo usada para gerenciar pagamentos no sistema Liberalis (http://liberalis.biz), um sistema comercial atualmente em uso no mercado. Contudo, essa tansformação só pode ser aplicada a uma classe de problemas e temos como objetivo estender o seu uso para novos problemas e para provar novas propriedades. (Este projeto será desenvolvido em parceria com o Paulo Salem (http://liberalis.biz/paulosalem).)
Tema 4: Ambiente de Simulação de eventos espaciais
Dentro do projeto de teste e verificação formal de sistemas espaciais, alguns estudos de caso (sistemas reais) estão atualmente sendo desenvolvidos na linguagem Java. Este trabalho tem como objetivo criar um ambiente de geração de eventos espaciais para estimular a verificação e teste dos estudos de caso. Como resultado do trabalho poderemos criar um ambiente que simule os eventos reais e assim poderemos atestar a qualidade dos sistemas espaciais. (Este projeto será desenvolvido em parceria com o INPE e alunos integrantes do projeto.)''
Do Prof. Gerosa:
CIDADES INTELIGÍVEIS: Smart Audio City Guides
Este projeto, que já foi um trabalho de formatura no ano passado e ganhou 3º lugar na competição Imagine Cup da Microsoft, oferece novas vertentes de desenvolvimento e pesquisa. O projeto oferece uma rede social móvel baseada em áudio geo-referenciado para deficientes visuais com base no sistema de geoposicionamento por satélite (GPS). Conforme o Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana do Ministério das Cidades: “a acessibilidade não se resume na possibilidade de se entrar em determinado local ou veículo, mas na capacidade de se deslocar pela cidade, através da utilização dos vários meios existentes de transporte, organizados em uma rede de serviços e, por todos os espaços públicos, de maneira independente.” O objetivo geral do projeto é promover a inclusão social urbana da comunidade específica de pessoas com deficiência visual (cegos ou com visão subnormal). A proposta é que esta rede possibilite a construção, com base em um sistema colaborativo de inteligência coletiva, um amplo banco de informações em áudio – constantemente ampliado pelos próprios usuários – que possa amparar, orientar e estimular o caminhar independente dos deficientes visuais nas cidades. Não sendo de uso restrito ou exclusivo de deficientes visuais, a rede também oferecerá aos videntes (aqueles que têm visão normal) a oportunidade de uma experiência diferenciada do ambiente urbano, e também a oportunidade de interação social com os usuários cegos, promovendo a aproximação entre pessoas e a desmontagem de estereótipos e
pré-conceitos.
Para mais informações sobre o projeto:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/usp-cria-app-para-ajudar-cegos-a-andar-pela-cidade