comandos e tipos de variáveis permitidos

comandos e tipos de variáveis permitidos

por Cesar Cano de Oliveira -
Número de respostas: 25

Como visto nas instruções do primeiro EP: "Você deve utilizar somente os comandos e tipos de variaveis vistos em sala de aula." 

Gostaria de saber, como a gente só teve duas aulas, se eu quiser começar agora o EP, quais são os comandos e tipos de variáveis que eu posso utilizar? (Que são os que vamos aprender até a data de entrega, pelo o que entendi...)

Em resposta à Cesar Cano de Oliveira

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Carlos E. Ferreira -

Olá Caio,

Vocês basicamente já sabem quase tudo que precisam para fazer este EP. Todas as variáveis devem ser inteiras (você não deve usar vetores ou matrizes), e o EP pode ser feito usando apenas atribuições, repetições e seleções (que veremos na próxima aula).

Se tiver alguma dúvida, é só postar aqui que eu ou um monitor responde.

carlinhos

Em resposta à Carlos E. Ferreira

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Marcelo Rabello Rossi -

Carlinhos (ou Stefano)

Posso concluir que é permitida a utilização de quaisquer operadores aritméticos, relacionais e lógicos além das atribuições, repetições e seleções?

Além disso, posso usar todos esses conceitos para criar funções auxiliares (do tipo int) ou tenho que realizar todo o procedimento dentro da função main?

Em resposta à Carlos E. Ferreira

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Vinícius Bitencourt Matos -

Olá!

Gostaria de saber se podemos utilizar neste EP:

  • switch/case
  • ponto de interrogação e dois-pontos para "abreviar" if e else.
Em resposta à Vinícius Bitencourt Matos

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Carlos E. Ferreira -

Como já disse antes, vocês não precisam usar comandos que não foram explicados. É o caso destes que o Vinicius cita. Dessa forma, não é permitido o uso de switch ou da abreviatura ? para if. Isso deve ser ensinado mais prá frente na disciplina

carlinhos

Em resposta à Carlos E. Ferreira

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Eduardo de Lima Corrêa -

Como faço para imprimir as letras S e O no tabuleiro? É permitido utilizar variaveis do tipo "char"?

Em resposta à Cesar Cano de Oliveira

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Thiago Gomes -

Cara, eu consegui montar o tabuleiro sem ser usando array, o q já foi um grande sacrifício e o código tá com 105 linhas, isso pq eu ainda nem comecei direito. XD

Mas acho que não vai dar pra fazer sem usar a função rand() quando for a vez do pc jogar. Perde ponto se usar a função Carlinhos?

Em resposta à Thiago Gomes

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Carlos E. Ferreira -

Não precisa usar rand(), não... 

Abraços

carlinhos

Em resposta à Carlos E. Ferreira

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Heliton Milian Silveira -

Não precisa usar rand() ou não pode?

Em resposta à Heliton Milian Silveira

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Carlos E. Ferreira -

Pode usar rand() se você quiser muito, mas de fato não precisa fazer um jogador tão esperto. Isso não vai ser avaliado na hora de dar a nota nos eps

carlinhos

Em resposta à Thiago Gomes

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Wellington Castello -

wcastello ~/bcc/mac0110 $ cat sos.c |wc -l
205

Sem arrays, sem funções, sem ponteiros, sem rand(). 

Estou tentando reduzir um pouco isso, tá muito feio! virando os olhos 

Em resposta à Wellington Castello

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Thiago Gomes -

Vc conseguiu fazer o programa em 205 linhas? XD

Em resposta à Thiago Gomes

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Wellington Castello -

Foi Thiago, mas não ainda fiquei feliz hah

Em resposta à Wellington Castello

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Thiago Gomes -

Boa, o meu tá com 157 linhas e ainda falta metade. Hahaha.

Eu tô tentando não deixar o jogo tão previsível, mas não sei se vai dar. = /

Em resposta à Cesar Cano de Oliveira

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Gustavo Chicato -

No caso da exponenciação, é permitido usar o pow()?

Ou devemos fazer tudo por meio de repetições?

Em resposta à Gustavo Chicato

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Carlos E. Ferreira -

Tudo deve ser feito usando repetições.

carlinhos

Em resposta à Carlos E. Ferreira

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Fernanda de Camargo Magano -

Pode montar o jogo fazendo usuário contra usuário no lugar de jogar contra computador?

Se não puder, qual comando usar na hora que for a vez do computador?

Em resposta à Fernanda de Camargo Magano

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Wellington Castello -

Se você conseguiu fazer a jogada do usuário então a jogada do computador não é diferente. A diferença é que ao invés de receber uma entrada do teclado ela atribui valores sozinho, certo? 

Por exemplo, um usuário entrando com um inteiro:  

int num;

printif("Qual o inteiro?")

scanf("%d", &num);

Agora um computador entrando com um número: 

int num = 0;

num  += 1; 

 

Era essa a sua dúvida? 

Em resposta à Wellington Castello

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Fernanda de Camargo Magano -

Mas se montar dessa forma:

int num = 0;

num  += 1; 

o computador vai jogar em sequência os números 0, 1 e 2, já que vai somando sempre um número. Então a jogada do computador seria sempre previsível. Será que pode fazer isso?

Em resposta à Fernanda de Camargo Magano

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Wellington Castello -

Bem, meu exemplo não foi necessariamente da jogada. Mas como o Prof. Carlinhos disse, não importa o modo com que o computador faça a jogada neste problema, desde que ele faça alguma jogada, i.e. pode ser totalmente previsível.  

Em resposta à Fernanda de Camargo Magano

Re: comandos e tipos de variáveis permitidos

por Carlos E. Ferreira -

Lembre que a jogada deve ser válida. Se o valor do tabuleiro é 1 (S na posição do canto superior esquerdo), depois da próxima jogada não pode virar 2 (O na posição do canto superior esquerdo).

carlinhos