makefile no windows

makefile no windows

por Eduardo Hiramoto -
Número de respostas: 6

Para poder utilizar o comando make no prompt do windows é preciso ter algo instalado além do codeblocs? Quando utilizo o comando make recebo a mensagem:

"'make' is not recognized as an internal or external command, operable program or batch file"

Em resposta à Eduardo Hiramoto

Re: makefile no windows

por Henrique Morimitsu -

Oi Eduardo,

Sim, é necessário instalar o make no windows. 

Você pode encontrar mais informações nesta página: http://gnuwin32.sourceforge.net/packages/make.htm

Em resposta à Henrique Morimitsu

Re: makefile no windows

por Eduardo Hiramoto -
Em resposta à Eduardo Hiramoto

Re: makefile no windows

por José Coelho de Pina -

Oi Eduardo,

Aproveita e instala o linux piscando

Em resposta à José Coelho de Pina

Re: makefile no windows

por Eduardo Hiramoto -

Bom, aproveitei e instalei o Linux e o makefile funcionou normalmente. Mas ainda estou desconfortavel com o windows, baixei o gnuwin-32, mas ele não funciona. Duas perguntas:

1) Preciso mexer no PATH ou CLASSPATH para utilizar o comando make em qualquer pasta? Do jeito que está ele não reconhece o comando.

2) Copiando o atalho do makefile e os dlls para a pasta dos codigos em que eu quero compilar usando make parece que ele reconhece o comando, mas eu recebo no prompt:

process_begin: CreateProcess(NULL, cc makefile.c -o makefile, ...) failed.

make {e=2): The system cannot find the file specified.

make: *** No targets specified and no makefile found. Stop.

Em resposta à Eduardo Hiramoto

Re: makefile no windows

por Eduardo Hiramoto -

Finalmente consegui rodar o makefile no windows, depois de instalar o make. Para quem interessar:

1) Copie todos os arquivos do make (make.exe e os dlls) para dentro da pasta do codeblocks com o bin que tem o compilador do gcc.

2) Copie os .c e .h e o makefile.txt para essa pasta tb

3) Chame o make com a seguinte linha de comando:

 make.exe -B -f makefile.c

Dessa forma o executavel aparece na pasta em que fica o gcc. Achei bem grosseira essa solução, se alguém souber um jeito de poder chamar o make em qualquer diretório do windows plz manda uma resposta.

Em resposta à Eduardo Hiramoto

Re: makefile no windows

por Eduardo Hiramoto -

Eu e o makefile do windows...

Para poder utilizar o make estando em qualquer pasta pela linha de comando:

control panel -> System -> Advanced system settings

Na aba advanced -> Environment Variables

Em PATH (se não tiver é só criar) passar o endereço da pasta com os executáveis do codeblocks (é similar ao que tinha nos manuais de instalação do Dr. Java).