Esqueleto

Esqueleto

por Ana Carolina Bortoletto Dantas -
Número de respostas: 6

O uso do esqueleto é obrigatório?

Eu acho muito difícil pegar uma coisa semi-pronta e descobrir o quê é cada coisa e que coisa faz o quê. Para mim é muito mais fácil começar do zero e ir copiando as funções que já vem implementadas conforme surgir a necessidade.

Em resposta à Ana Carolina Bortoletto Dantas

Re: Esqueleto

por Ana Carolina Bortoletto Dantas -

para ter uma ideia, ainda não tenho certeza de que função faz o que (e muito menos de quais são os argumentos de cada função). Pelo que eu entendi, o programa vai funcionar assim:

Anexo esquema.png
Em resposta à Ana Carolina Bortoletto Dantas

Re: Esqueleto

por José Coelho de Pina -

Pelo que eu entendi, o programa vai funcionar assim:

Excelente! O seu diagrama está muito bom e praticamente mostra cada passo que deve ser feito no main.

E bom tentar enxergar o todo, mas também é bom começar a fazer os pedaços.
De certa forma o que fazemos é alternar entre "tentar enxergar o todo" e "focar no próximo passo".
Depois de cada passo tentamos novamente enxergar o todo e assim vai.
Mesmo quando começamos algo do zero fazemos isto: temos uma vaga idéia do todo e fazemos o que julgamos ser um pequeno passo. Por exemplo, no EP2 o primeiro pequeno passo é:

  1. escrever a função getPixel;
  2. escrever a função setPixele
  3. escrever a função criaImagem.

Depois disto devemos testar essa funções.
Para isto podemos escrever um trecho de código que chama a função criaImagem e
salva a imagem utilizando a função salvaImagem que foi disponibilizada. Depois veja
a imagem produzida.

Em resposta à Ana Carolina Bortoletto Dantas

Re: Esqueleto

por José Coelho de Pina -

Ana, você se importa que eu copiei e use esse esquema que você fez no fórum do BE, BM, BMA?

Em resposta à Ana Carolina Bortoletto Dantas

Re: Esqueleto

por José Coelho de Pina -

Oi Ana,

O uso do esqueleto é obrigatório?

Sim, o uso do esqueleto é obrigatório.

Eu acho muito difícil pegar uma coisa semi-pronta e descobrir o quê é cada coisa e que coisa faz o quê.

Você deve ler a especificação das funções e saber "o que entra na função e o que sai".
Você precisa saber  o que a função faz (não precisa saber como a função "faz o que ela faz").
Outro aspecto é que as pessoas vivem alterado programas e raramente começam do zero.
Este EP será uma excelente oportunidade para você treinar novas habilidades.