Errata - Enunciado EP1

Errata - Enunciado EP1

por Paulo Cheque Bernardo -
Número de respostas: 24
No item 3.2 estava escrito: "Entregue apenas o arquivo JoKenPo.java."

Troque por:

"Entregue um arquivo zip ou tar.gz contendo o arquivo JoKenPo.java e as 5 simulações em um txt"



Desculpe qualquer transtorno!
Em resposta à Paulo Cheque Bernardo

Re: Errata - Enunciado EP1

por Fernando Gancho Portella -
Como eu vou fazer simulações e passar para texto se o jogo é aleatório? É para exemplificar como seriam as jogadas?
Em resposta à Fernando Gancho Portella

Re: Errata - Enunciado EP1

por Rafael Franco -
Você joga normalmente no Dr. Java, no painel de interações.
Daí, quando já houver simulado 5 jogos, você seleciona tudo o que está no painel de interações, clica com o botão direito do mouse sobre o que foi selecionado e aperte "copiar". Depois, você abre um editor de texto (por exemplo, bloco de notas) e aperta com o botão direito do mouse na janela em branco, depois em colar.
A seguir, você salva o arquivo com o nome "Simulações", por exemplo, no formato .txt.
Depois disso, você adiciona os arquivos JoKenPo.java (e não o JoKenPo.class) e o arquivo ".txt" que você criou em um arquivo .zip ou .tar.gz.
Em resposta à Paulo Cheque Bernardo

Re: Errata - Enunciado EP1

por César Machado -
Como entrega quem fez em dupla? cada um entrega uma cópia? no enunciado fala pra consultar a ajuda do PACA, mas eu não achei...
Em resposta à Paulo Cheque Bernardo

Re: Errata - Enunciado EP1

por Rubens Schmidt -

Duvida sobre o gerador de numeros aleatorios do dr java

entao,  sobre esse comando de numeros aleatorios,

java.util.Random gerador = new java.util.Random();
int opcaoDoComputador = gerador.nextInt(3)+1;

ele ja faz o atributo opcaoDoComputador receber o numero aleatorio?

pq eu estou tendo problemas com o ep aqui por causa desse comando, aparentemente esse atributo noa ta recebendo o numero aleatorio,

ja verifiquei varias vezes a sintaxe...

vlws

Em resposta à Rubens Schmidt

Re: Errata - Enunciado EP1

por Ulisses Hayashida -

   No enunciado do ep há as seguintes duas linhas sobre os números aleatórios:

  java.util.Random gerador = new java.util.Random();

  int opcaoDoComputador = gerador.nextInt(3)+1; 

    Estou supondo que isso foi colocado dentro de um método. Notem bem o "int" inicial na segunda linha, pois ele CRIA uma NOVA variável "opcaoDoComputador" que vai existir apenas dentro do método em que esta linha estiver. Dúvidas?

Em resposta à Paulo Cheque Bernardo

Re: Errata - Enunciado EP1

por Eric Yuji Sakamoto -
Dúvida sobre a compilação
Estou tentando compilar os meus programas, mas aparecem a seguinte mensagem de erro:
1 error found:
File: C:\Documents and Settings\proprietario.PROPRIET-SZIL9P\Meus documentos\devolve.java  [line: 1]
Error: cannot access java.lang.Object
bad class file: C:\Arquivos de programas\Java\jre1.5.0_06\lib\rt.jar(java/lang/Object.class)
class file has wrong version 49.0, should be 48.0
Please remove or make sure it appears in the correct subdirectory of the classpath.

Não tenho idéia do que pode ser, alguem pode me ajudar?

Em resposta à Eric Yuji Sakamoto

Re: Errata - Enunciado EP1

por Ulisses Hayashida -

Ao instalar o Java, vc configurou as variáveis CLASSPATH, JAVA_HOME e PATH, conforme:

http://fly.ath.cx/dokuwiki/dicas?s=java%20instala%C3%A7%C3%A3o

?

Em resposta à Ulisses Hayashida

Re: Errata - Enunciado EP1

por Eric Yuji Sakamoto -
Sim, acho que o problema é alguma incompatibilidade, entre os programas que eu baixei. Mas valeu a ajuda, pois dando uma olhada no wiki, eu vi que tinha um topico que me ajudou.

valeu!!!
Agora outra dúvida:

numa parte do meu exercicio do EP tenho essas linhas:

if (comp == 1 && jog == 3)
    {
      System.out.println ("Jogador ganhou 1 ponto => Tesoura ganha de Papel");
      pontosDoJogador = pontosDoJogador + 1;
    }

só que a variavel pontosDoJogador nao se altera, mesmo somando + 1. Acho que a sintaxe ta certa, pois o compilador nao acusa erro. O que pode ser?

valeu
Em resposta à Eric Yuji Sakamoto

Re: Errata - Enunciado EP1

por Ernesto Colla -

Pela descrição que vc apresentou o problema pode ser o escopo no qual vc esta utilizando a variável.

O java permite que vc utilize o mesmo nome para atributos da classe e para parâmetros e variáveis locais dos métodos, mas ele trata as variáveis distinta. Ou seja, alterar a variável local ou o parâmetro de um método não muda o valor do atributo da classe.

Verifique se no seu programa vc não utilizou o nome "pontosDoJogador" como um atributo da classe e como um parâmetro (ou uma variável local) de um método. Se este for o caso a forma mais simples de resolver o problema é trocar o nome do parâmetro (ou da variável) dentro do método.

Ernesto

Em resposta à Paulo Cheque Bernardo

Re: Errata - Enunciado EP1

por Rubens Schmidt -

ok consegui arrumar o problema do numero aleatorio mas tem outro agora q o ep acabaou (ou supus q tinha acabado)

no exemplo de simulacao tem o seguinte no final

jogo.imprimirPlacar();

if(jogo.verificarTerminoDeJogo()){

   (...)

}

else{

   (...)

}

(...)

esse if na verdade vai estar dentro do metodo imprimir placar?

obrigado denovo pela atencao

Em resposta à Rubens Schmidt

Re: Errata - Enunciado EP1

por Piter Carvalho -
Não estou conseguindo mostrar quem ganha, fiz nove condições , simulando cada escolha, compilando não aparce nenhum erro, mas no interactions não aparece quem ganha.

Ex:

else if(opcaodojogador==1&& opcaodocomputador==2)
    System.out.println (" Jogador ganha 1 ponto");

nem sequer aparece a mensagem que o jogador ganhou.

o que pode estar errado?
Em resposta à Piter Carvalho

Re: Errata - Enunciado EP1

por César Machado -
Parece que está certo...

Provavelmente tem alguma coisa antes disso que tá dando problema.. ve as outras condições que estão antes dessa. é possivel que o programa tenha aceito outra condição como verdadeira (se for assim ele para na hora que ele acha uma verdade e não continua até o lugar certo..)
Em resposta à César Machado

Re: Errata - Enunciado EP1

por Piter Carvalho -
é, as condições estão corretas,e todas pedem para imprimir uma mensagem na tela, porém nda é imprimido, logo nenhuma condição pode estar sendo satisfeita.

creio que a opcaodocomputador não esta sendo recebida, já que não aparece nada na tela.

fiz muitos testes e ainda nada.
Em resposta à Piter Carvalho

Re: Errata - Enunciado EP1

por Piter Carvalho -
estava tentando usar a variável lógica ou .Por acaso alguém sabe como digita ela?
Em resposta à Piter Carvalho

Re: Errata - Enunciado EP1

por Ernesto Colla -
Sintaxe:

'OU' = '||'
'E' = '&&'

Exemplo:

se (a==1 E b==1)  se escreve como: if (a==1 && b==1)

se (a==1 OU b==1)  se escreve como: if (a==1 || b==1)

Ernesto
Em resposta à Paulo Cheque Bernardo

Re: Errata - Enunciado EP1

por Paulo M. F. -
No enunciado do EP pede-se para o aluno especificar a turma de que faz parte.

Faço Bacharelado em Matemática e tenho aulas com o professor Flávio Correa. De que turma eu seria?
Em resposta à Paulo M. F.

Re: Errata - Enunciado EP1

por Alfredo Goldman -
Olá,
  As turmas do básico tem os números 41 e 51. Mas, se você não souber
a turma, coloque claramente no cabeçalho o nome do seu professor.

Alfredo
Em resposta à Paulo M. F.

Re: Errata - Enunciado EP1

por Ricardo Cillo -
Em resposta à Ricardo Cillo

Re: Errata - Enunciado EP1

por Marco Antonio March Pereira Lima -

Eu nao entendi uma coisa do enunciado..aquele if, else que tem na parte de interações é pra ser feito nas interações mesmo ou é pra ser feito dentro de algum metodo?

Obrigado

Em resposta à Paulo Cheque Bernardo

Dupla p/ EP1

por Denise Minematsu -
Estou com sérios problemas para instalar o Dr. Java, sei que deixei pra fazer isso um pouco em cima da hora mas agora o jeito vai ser alguém muito bondoso e solidário aceitar fazer dupla comigo. Caso alguém ainda não tenha entregue o EP por falta de término, posso ajudar a concluí-lo e entregamos amanhã.
Em resposta à Paulo Cheque Bernardo

Re: Errata - Enunciado EP1

por Alexandre Yanai -
ahn... Então... qual o nome do professor q da aula pro BCC sala 16, de terça 10 - 11:40 e quinta 8 - 9:40?! é q eu entrei nas chamadas e não peguei o nome dele ainda =P