Horário de entrega de tarefas

Horário de entrega de tarefas

por Paulo Feofiloff -
Número de respostas: 17
Alguns alunos dizem que, por causa do trânsito,
chegam atrasados à aula de sexta-feira e assim
ficam impedidos de entregar a tarefa do dia. Não
há muito que eu possa fazer a respeito. Só consigo
pensar nas seguintes alternativas:

1. Começar a aula de sexta-feira 10 minutos mais
tarde (e terminar a aula 10 minutos mais tarde).
É claro que todos os alunos da turma deveriam
concordar com essa alternativa.

2. Eliminar as tarefas para casa (ou pelo menos
reduzir bastante o número de tarefas).

3. Sugerir que os alunos que têm problemas com o
trânsito levantem um pouco mais cedo às
sextas-feiras.

4. Sugerir que a tarefa da sexta-feira seja entregue
na quinta-feira, na minha sala.

O que vocês acham?

--Paulo
Em resposta à Paulo Feofiloff

Re: Horário de entrega de tarefas

por Rogério Manente -
A única opção da qual discordo é a quarta (que os trabalhos sejam entregues na quinta).

Rogério Manente
Em resposta à Rogério Manente

por Fernando Carvalho -
Minha sugestão:

Na sexta-feira, permitir 10 minutos de atraso na entrega da tarefa.

Para não atrapalhar a aula, basta apenas deixar que as tarefas sejam entregues em uma cadeira um pouco ao lado da mesa do professor.

Passados 10 minutos recolha a pilha de tarefas e pronto, todo saberão que acabou o prazo.

Só é importante lembrar que não adianta nada os 10 minutos de tolerância se tiver gente querendo entregar tarefa às 8:15.

Fernando A. Carvalho
Em resposta à Fernando Carvalho

por Bruno Oliveira -
Pelo que entendi o principal problema da sugestão da "pilha dos 10 minutos" é que de qualquer maneira o professor teria que interromper a aula para recolher a pilha.

Eu acho que toda e qualquer tarefa, uma vez publicada no site da disciplina, deveria poder ser entregue antecipadamente na sala do professor ou no seu escaninho na secretaria do MAC. Enfatizo "antecipadamente", ou seja, isso NÃO seria um mecanismo para entregar tarefas atrasadas, e sim para entregá-las ADIANTADAS.

Assim, quem tiver problemas de trânsito, ou tiver que faltar num determinado dia, poderia entregar antecipadamente a qualquer momento.

Deste jeito, quem rotineiramente tem problemas de trânsito na sexta, poderia rotineiramente entregar a tarefa na quinta. E quem não tem problemas, entrega na sexta às 08:00 como atualmente se faz.

Bruno T. C. de Oliveira
Em resposta à Bruno Oliveira

por Nilson Junior -
Concordo com o método sugerido pelo Bruno. Pode não ser a melhor coisa do mundo, mas nos dá mais opções de entrega e ao mesmo tempo não atrapalha o formato da aula do Prof. .

Nilson Jr.
Em resposta à Fernando Carvalho

por Gustavo Andrade Nery -

concordo em atrasar 10 minutos a entrega..ficaria mais comodo..e acho que se a aula parar 5-10 segundos para os trabalhos serem recolhidos da cadeira não atrapalha em nada o andamento da aula.

ou entregarmos 2 tarefas na terça(muitos não vão concordar), pois acho que quem pega trânsito pra chegar na faculdade, as vezes demora mais do que esses 5 ou 10 minutos. E as vezes perdemos bem mais tempo fazendo a tarefa nos dias anteriores para que ela nao possa ser entregue por causa de trânsito.

fica minha opinião.

por Guilherme Amantéa -
Entre as 4 alternativas, prefiro a 3, mas nao tenho nada contra a 1 tambem. Discordo totalmente da 2 e da 4.

por Ricardo Lindon Marques da Silva -
Eu acharia muito legal se todas as tarefas pudessem ser entregues via algum meio eletrônico, respeitando o exato horário do professor... Desse modo, as tarefas de sexta, por exemplo, seriam entregues na grande maioria na quinta a noite, que eu creio ser o horário em que a maioria faz as tarefas... Só não sugeri isto antes pq creio que o professor entenda que a entrega das tarefas no começo de cada aula (e não durante) seja um fator importante na luta pela pontualidade dos alunos (e acreditem, comigo isso funciona... rsrs).
Em resposta à Ricardo Lindon Marques da Silva

por Rogério Manente -
Eu acredito que o motivo para o qual a entrega não seja eletrônica seja para o professor não ter que imprimir todos os trabalhos.
Acho boa a idéia da pilha de trabalhos numa cadeira até 10min depois da aula ter começado (e depois o professor recolhe a pilha e não se entrega mais trabalhos)

Rogério

ps:
"a entrega das tarefas no começo de cada aula (e não durante) seja um fator importante na luta pela pontualidade dos alunos (e acreditem, comigo isso funciona... rsrs)."

Comigo também!

por Bruno Oliveira -
Não que eu seja contra inovações tecnológicas, mas nesse caso acho que o papel é fundamental. Enviar tarefas de forma eletrônica fica com "cara de EP".

É muito mais trabalhoso fazer (escrever arquivos, empacotar, logar no sistema, enviar, etc) e imagino que seja extramemente inconveniente para o professor corrigir. Imagina para desenhar um grafo em forma eletrônica, depois anexá-lo como JPEG... enfim, fica bem complicado. E fica MUITO menos interativo, pois o professor não pode circular coisas, fazer correções a caneta vermelha, etc. E imagino que um dos propósito das tarefas a cada aula é exatamente ter esse feedback mais dinâmico.

E concordo plenamente que a entrega da tarefa no começo da aula é muito importante para incentivar a pontualidade. Funciona comigo também sorriso

Bom, como acordar atrasado ou ficar preso no transito "teoricamente" ocorrem "uma ou duas" vezes (se ocorrer mais que isso, o transito está mais pesado e talvez seja necessário acordar mais cedo...) sugiro ao professor que abra "uma ou duas" excessões para entrega de tarefas atrasadas por aluno... Creio que esta seria uma forma legal de compensar aqueles que por algum motivo (justo, espera-se...) não puderam entregar a tarefa... Quanto a atrasar 10 minutos, acho que não ajudaria muito nesse caso, pois sempre tem alguém que chega 8:12... rsrs Na minha opinião fazer isso é o mesmo que pegar o relógio e atrasar 10 minutos... Assim, vc acha que são 08:00, quando na verdade são 07:50.. rsrs

por Rodrigo Lopes -
Acho que seria complicado o professor controlar quem já entregou atrasado ou não.

Concordo com a opinião do Bruno (possibilidade de entrega antecipada). Uma outra proposta seria o professor descartar a pior nota de cada aluno (dessa forma, alguém que chegou atrasado uma vez ou duas vezes seria menos prejudicado e, por outro lado,  não seria injusto com as pessoas que foram pontuais).

Sinceramente, eu fico um "pouco" aborrecido com esse jeito sistemático, mas devo admitir que é uma forma inteligente de conseguir que o pessoal se esforce para ser mais pontual.
Em resposta à Rodrigo Lopes

por Bruno Oliveira -
É, acho que a idéia de descartar a pior nota também é legal. Sobretudo porque é uma idéia que pode ser implementada de um ponto de vista meramente administrativo, sem necessitar de nenhuma alteração no procedimento de entrega.

Afinal, das duas uma: se o problema de trânsito é rotineiro, torna-se previsível e pode ser resolvido acordando-se 10 minutos mais cedo (ou, como sugerido, adiantando-se o relógio em 10min). Se o problema é imprevisível, vai acontecer uma ou duas vezes, e descartando-se a pior nota isso se resolve.

Claro que para os atrasados contumazes (como eu tenho tendência a ser), isso não resolve... mas aí é que está a beleza da coisa. sorriso

Bruno T. C. de Oliveira

Em resposta à Bruno Oliveira

"É, acho que a idéia de descartar a pior nota também é legal. Sobretudo porque é uma idéia que pode ser implementada de um ponto de vista meramente administrativo, sem necessitar de nenhuma alteração no procedimento de entrega.

Afinal, das duas uma: se o problema de trânsito é rotineiro, torna-se previsível e pode ser resolvido acordando-se 10 minutos mais cedo (ou, como sugerido, adiantando-se o relógio em 10min). Se o problema é imprevisível, vai acontecer uma ou duas vezes, e descartando-se a pior nota isso se resolve.

Claro que para os atrasados contumazes (como eu tenho tendência a ser), isso não resolve... mas aí é que está a beleza da coisa. sorriso

Bruno T. C. de Oliveira"

Impossível ser mais claro e conciso... rsrsrsrs

por Lucas Mendes Marques Gonçalves -
será que não poderia haver duas opções ?

quem acha que talvez chegue atrasado, poderia entregar na sala do professor, na quinta, e os demais, entregariam na sexta, da forma que está sendo

( eu pessoalmente ja estava combinando com um colega, para que eu entregasse a ele a tarefa na quinta para ele entregar na sexta =) ... )

por Mauricio Chui Rodrigues -
Especificamente no meu caso, o ônibus que pego passa de meia em meia hora, no mínimo. Se acontece de um motorista passar antes do horário e o ônibus seguinte só passa meia hora depois, o trânsito do caminho fica bem pior e sabe-se lá a hora da chegada na USP. É um risco a se correr.

Entre as opções dadas na primeira mensagem, acho melhor uma combinação da 1 com a 3... Cancelar tarefas para casa não seria bom e entregar um dia antes também não melhoraria as coisas, uma vez que há aulas à tarde em alguns dias e quem não tem aula na tarde de quinta-feira, se não tiver acabado a tarefa, tem um momento para fazer isso.

Mas a sugestão do Bruno me pareceu boa também... Não teria como combinar as opções 1 e 3 e a do Bruno? Se acabar antes, ter a opção de entregar antes. Se não, ter até os 10 minutos de aula da 6a-feira para entregar em sala, sendo que alguns (ou muitos) precisam usar a opção 3 para assegurar a chegada antes desse horário.

por Paulo Feofiloff -
Fiquei surpreso com a grande quantidade de
comentários, todos muito interessantes.
Depois de ler tudo, decidi que o melhor é
deixar tudo mais ou menos como está:

a aula da sexta vai começar às 8h5m e a
tarefa do dia deve ser entregue antes do
começo da aula.

(É claro que qualquer um pode entregar a
tarefa antes, até meswmo no dia anterior.)

--P