Duvida básica de Pd

Duvida básica de Pd

por Daniel Cukier -
Número de respostas: 7

Estou com uma dúvida ridícula no Pd:

criei um objeto meu chamado vocoder que contém um inlet. Nesse inlet chegarão mensagens como "window X", "overlap Y", etc.

Como faço para "encaminhar" uma mensagem para um receiver específico?

Eu criei um objeto "r window", mas quando o pach recebe o comando window 10, o receiver não recebe a mensagem.

Deve ser algo besta, mas estou travado nisso.

Daniel

Em resposta à Daniel Cukier

Re: Duvida básica de Pd

por Daniel Cukier -

Consegui resolver essa questão, mas não sei se foi da melhor maneira possível. Criei um objeto "route window overlap input output" e liguei a saida do objeto inlet na entrada do route. Assim direciono cada um dos outlets desse objeto route para o subpach que deve tratar cada um dos comandos.

Essa implementação faz sentido?

Em resposta à Daniel Cukier

Re: Duvida básica de Pd

por Marcelo Queiroz -

Sim, esta é A implementação que faz sentido... a outra envolvendo sends e receives só funcionaria se a mensagem tivesse a forma

;

window 1024

ou

;

input arquivo.wav

que usa o mecanismo de mensagens com envio "remoto" que discutimos recentemente nesta thread.

Em resposta à Daniel Cukier

Re: Duvida básica de Pd

por André Casimiro -

Outra dúvida estupidamente básica:

Como criar uma mensagem que contém uma variável? Mais especificamente a mensagem:

open <nome_do_arquivo.txt>

 

I feel dumb!

Em resposta à André Casimiro

Re: Duvida básica de Pd

por Andre Jucovsky Bianchi -

André, crie um objeto do tipo mensagem (com CTRL+2), clique com o botão direito e depois em help. Lá tem a resposta pra essa pergunta. :-)

Em resposta à Andre Jucovsky Bianchi

Re: Duvida básica de Pd

por Daniel Cukier -

Estou com o mesmo problema. Eu usei a variável $1, que vem de um objeto trigger. Mas recebo a seguinte mensagem:

error: $1: argument number out of range

Se na saída do trigger eu coloco um print, vejo que o conteúdo é impresso, mas se substituo o print por um message com $1 no argumento, ele diz que não existe.

O que estou fazendo de errado?

Em resposta à Daniel Cukier

Re: Duvida básica de Pd

por Daniel Cukier -

descobri o que estava fazendo de errado: precisava passar por um "unpack" depois do trigger. Não sei bem pq preciso fazer isso, se alguém puder me explicar.

Daniel

Em resposta à Daniel Cukier

Re: Duvida básica de Pd

por Marcelo Queiroz -

Daniel,

não entendi nem o seu problema, nem a sua solução! Tentei recriar o problema no patch em anexo, e o bang na primeira mensagem (5) que passa para um trigger (f) seta direitinho o $1 da mensagem ligada à saída do trigger. No exemplo da direita, eu liguei a mensagem $1 na saída b (bang) do trigger, e obtive a mensagem que você disse. Será que você fez algo parecido?

Marcelo