Funções Polinomiais / Exponenciais

Funções Polinomiais / Exponenciais

por César Machado -
Número de respostas: 3
Tenho algumas dúvidas com a definição de funções polinomiais e exponenciais pedida pelo exercício 7. Podemos (devemos?) usar análise assintótica nessa definição?

Por exemplo, 'n^0.1', 'lg n' e '10n² + 3n' são todas funções polinomiais? (acho que fica inconsistente dizer que lg n é uma função polinomial sem que n² seja uma função exponencial - o que não é verdade pelo enunciado do ex. 7d)

Existem jeitos diferentes de definir que entram em conflito nos casos acima (mas que ainda assim funcionam para responder o item c do exercício)

Estou quase convencido que só o último exemplo (10n² + 3n) é polinomial, mas conversei com alguns colegas e a maior parte parece achar que todos são.

Da mesma forma, '3^{n²}', '5^{n lg n}', 'n^n', 'n!' e '2^{n^n}' são funções exponenciais?

A maior parte das pessoas pra quem perguntei respondeu que todas as acima são exponenciais (e eu estava convencido de que pelo menos as duas primeiras eram), mas como o objetivo do exercício parece ser mostrar que n^{lg n} não é nem polinomial nem exponencial, acho que não é tão simples :p
Em resposta à César Machado

Re: Funções Polinomiais / Exponenciais

por Andre Jucovsky Bianchi -
Eu acho (sempre nos achismos!) que o objetivo do exercício não é mostrar que nlgn não é polinomial nem exponencial, mas sim mostrar que para qualquer função polinomial existe um ponto a partir do qual nlgn a ultrapassa para sempre e também que qualquer função exponencial ultrapassa nlgn para sempre a partir de algum ponto.

Nesse sentido, acho que na definição de função polinomial e exponencial deve-se utilizar algo que dê uma uma cara para essas funções, e em seguida deve-se mostrar através de análise assintótica as coisas que eu falei no parágrado acima.

Será?
Em resposta à César Machado

por Raphael Ribas -
Eu acho que existem duas noções misturadas no termo "função poliminomial". Uma seria uma função definida por um polinômio e outra seria uma função limitada superiormente por um polinômio. Pelo enunciado do exercício me parece mais adequado usar a primeira, apesar de que a segunda é a mais usual.
Em resposta à Raphael Ribas

por Andre Jucovsky Bianchi -
Concordo, mesmo porque senão a pergunta do ítem d viraria:

"Mostre que não existe função limitada superiormente por uma função exponencial que limite inferiormente nlgn."