Olá a todos.
Eu estou escrevendo aqui porque tenho uma confissão a fazer. Eu sou um bobo. De fato, sou tão bobo, que eu tive essa ideia boba: no lugar de fazer apenas o que o professor pediu para o e.p., eu quero trabalhar bem mais sem nenhum benefício por isso.
Eu sou um grande fã de rpgs, tanto eletrônicos como de mesa. Por isso, queria aproveitar a oportunidade que este e.p. nos dá para criar algo que, não apenas satisfaça os requerimento do professor, mas seja algo que seja divertido de se jogar e cujo código possa ser reaproveitado para outros projetos.
Por isso estou escrevendo nessa lista hoje. Eu estou procurando pessoas que também queiram pegar essa oportunidade para desenvolver algo interessante e montar um grupo. Se isso lhe interessa (e você ainda não tem um grupo cheio), poste neste tópico para que possamos discutir os detalhes.
Pessoalmente, eu tinha em mente os seguintes objetivos para cada fase:
Para a primeira fase, eu pensei em implementar como sistema de personagem o sistema Gurps. Gurps, para quem não sabe, é um sistema de rpg de mesa. Ele é conhecido por ser um pouco complicado, e por tentar prover ferramentas necessárias para criar personagens para qualquer tipo de cenário.
O motivo de eu achar que Gurps é uma boa opção é que, por ser complexo, ele garantiria que nosso sistema pode lidar com personagens complexos. Além disso, Gurps possui quase todas as características que o professor pediu para a primeira fase. Ele possui energia e vida, além de atributos e tudo mais. Ele só não tem classes, mas podemos fazer um métodos que retorna quais templates o personagem satisfaz (se algum). Isso seria equivalente as classes, eu acho. Se o professor não concordar, podemos implementar o sistema do The Fantasy Trip, que é parecido.
Se sobrar tempo, podemos implementar outros sistemas, tanto de rpgs de mesa quanto de rpgs eletrônicos, conforme os membros do grupo acharem interessante. Isso seria bom para o projeto, eu acho, porque nos incentivaria a criar uma abstração melhor para o rpg.
Para a segunda fase, onde implementaremos os duelos, eu acho que seria bem interessante expandir o conceito de duelo. Se eu entendi bem, o conceito de duelo no nosso projeto é basicamente botar dois personagens um do lado do outro de deixar que eles se batam até um cair. Porém, podemos expandir esse conceito. Duelos poderiam ser quaisquer jogos usando os personagens onde um número X de jogadores entra (X pode ser igual a 1), continua até um certo ponto, e pode mudar o status do personagem no final.
Então, poderíamos ter um duelo onde vários personagens navegam num cenário, cada um no seu turno, e tentam conseguir matar um alvo. Outro cenário poderia ter 2 jogadores que necessariamente são magos lutando um contra o outro. Porém, antes da luta em si começar, esses magos tem um número de turnos para mudar o cenário e conjurar criaturas. Um outro duelo pode ter o jogador entrar sozinho num cenário onde ele cria itens personalizados, como poções e itens mágicos.
Para essa fase, eu acho que um objetivo secundário legal seria expandir o conceito de duelo ao ponto onde nós consigamos encaixar um cenário "stand alone" nele. Eu sugiro que tentemos implementar o cenário solo para ladrões que acompanha o gurps terceira edição. O "duelo" seria bem próximo do jogo original, com trechos de texto descrevendo o que está acontecendo e mostrando opções para o jogador escolher o que fazer. Certas opções poderiam aparecer somente se o personagem tem certos atributos, enquanto outras teriam efeitos diferentes dependendo dos atributos. Por exemplo, pular de uma janela causaria dano se o personagem falhasse num teste de acrobacia. Se o personagem entrasse em combate, poderíamos chamar um outro "duelo" para lidar com o combate.
Para a terceira fase, que eu acredito ser a criação de interface, não adicionaríamos nada novo. No lugar disso, tentaríamos criar interfaces para as coisas extras feitas nas fases anteriores.
Se isso parece interessante a vocês, ótimo! Mas é importante lembrar que haverá alguns poréns. Meu objetivo com isso é eventualmente (depois que a disciplina acabar) criar jogos de verdade com esse código. Porém, tais jogos provavelmente teriam de ser open source, pois o código que criarmos pertence a USP. Além disso, todas os features aqui citados só seriam trabalhados depois de termos algo pronto para entregar, pois a disciplina ainda é o ponto principal. Se alguém ainda estiver interessado, poste uma mensagem neste tópico! Vamos montar um grupo e tentar implementar algo legal!
Forum