bom, eu fiiz tudo.. mas nao sei manipular arquivos,nunca dei isso na facul (AINDA)
e ja tentei obvio.. ja olhei na internet.. mas nao consigo ler o arquivo
que faço para teste..
enfim..se alguem quiser ajuda uma pobre menina q nao consegui *-* seria muito bom kkkk
Se for manipular arquivos no sentido de pegar dados em um arquivo externo tipo .dat ou .txt via Fscanf, me parece que não será necessário. Pode fazer tudo via terminal com o scanf mesmo, sem complicações.
bom, acredito que esta um pouco em cima da hora... mas espero que sirva de ajuda.
voce vai ter de declarar um arquivo, para fazer isso, é como declarar uma variavel do tipo int, float ou char, a linha primeira linha de comando ficara:
FILE *variavelentrada, *variavelsaida; (vou fazer os dois para saber mais ou menos como fica)
variavelentrada = open (entrada.txt, "r"); (esse r significa read, ou seja, que o programa esta lendo)
variavelsaida = open (saida.txt, "w"); (ja o w significa write, ou seja, que o programa esta escrevendo)
depois de aberto os 2 arquivos, para ler e escrever as linhas de comando ficam:
fscanf (variavelentrada, "%d", &variavelinteira);
fprintf (variavelsaida, "%d", variavelinteira);
agora, antes de terminar o programa, voce precisa fechar os 2 arquivos que foram abertos para que sejam salvos, e as linhas de comando sao:
fclose (variavelentrada);
fclose (variavelsaida);
pronto, espero que tenha ajudado
voce vai ter de declarar um arquivo, para fazer isso, é como declarar uma variavel do tipo int, float ou char, a linha primeira linha de comando ficara:
FILE *variavelentrada, *variavelsaida; (vou fazer os dois para saber mais ou menos como fica)
variavelentrada = open (entrada.txt, "r"); (esse r significa read, ou seja, que o programa esta lendo)
variavelsaida = open (saida.txt, "w"); (ja o w significa write, ou seja, que o programa esta escrevendo)
depois de aberto os 2 arquivos, para ler e escrever as linhas de comando ficam:
fscanf (variavelentrada, "%d", &variavelinteira);
fprintf (variavelsaida, "%d", variavelinteira);
agora, antes de terminar o programa, voce precisa fechar os 2 arquivos que foram abertos para que sejam salvos, e as linhas de comando sao:
fclose (variavelentrada);
fclose (variavelsaida);
pronto, espero que tenha ajudado
Mas neste EP não é obrigatório, certo? Bem, espero que não, lembro-me de ter perguntado ao professor e ele mencionou que não precisava pois tem até um jeito de pegar dados de um arquivo no linux mesmo só com o scanf, que é como o monitor corrige. Abs.
Pode fazer com scanf sim, ai no linux redireciono os arquivos para redirecionar fazer assim (no linux):
./prog < arquivo
No windows desconheço um jeito de fazer isso, então pode fazer com fscanf, na verdade o scanf e um fscanf para a entrada padrão (stdin).
absss
./prog < arquivo
No windows desconheço um jeito de fazer isso, então pode fazer com fscanf, na verdade o scanf e um fscanf para a entrada padrão (stdin).
absss