Dúvidas EP2

Dúvidas EP2

por Andre Chalom -
Número de respostas: 38
Recebi estas dúvidas sobre o EP2, acho bom compartilhar com todo mundo:

> 1) pq na função GeraSpline existem h1 e h2, para que eles servem?
h1 e h2 servem para guardar os "delta taus". Eu deveria ter chamado essas variáveis de "DeltaTauimenos1" e "DeltaTaui" ou algo parecido, mas achei que h1 e h2 eram um pouco mais curtos. LEMBREM que vocês não são obrigados a usar essas variáveis, e podem inclusive mudar o nome delas.

> 2) quando vc diz que "double d[MAX], /* Guarda o lado direito do sist lin */" vc que dizer que ele guarda o b do Ax=b?
Exato. De novo, eu deveria ter chamado esse vetor de b para ficar mais coerente com o enunciado.

> 3) se os pontos são equiespaçados todos os "delta taus" são iguais? e se dão através de (b-a)/n?
Sim. Isso é verdade. Mas o seu programa deve gerar splines para pontos quaisquer, e não só para o caso dos equiespaçados.

> 4) o que coloco nas posições da matriz A[...][0], A[...][1]?
Esses caras armazenam as condições de contorno. Vejam nas notas de aula como as diferentes c.c. levam a sistemas lineares diferentes. Como a gente não está permitindo que o programa conheça as derivadas da função nos extremos, só duas das condições de contorno fazem sentido: o natural e o not a knot.
NOTEM que o enunciado foi feito pensando tanto nos splines naturais como nos not a knot. Para os not a knot, as c.c. incluem as duas primeiras linhas e as duas últimas linhas, mas para quem for fazer o natural, a c.c. só inclui a primeira e a última linha. Então, o laço que gera o "miolo" da matriz vai de 2 até n-2 para o not a knot, mas vai de 1 até n-1 para o spline natural.

Em resposta à Andre Chalom

Re: Dúvidas EP2

por Bruno Calado -
Para resolver o sistema linear, sou mesmo obrigado a usar aquela matrix[3][MAX]? Não posso criar uma matrix[MAX][MAX] apenas para calcular com o gauss?

O que você recomenda para plotar em C? Você aceitaria as plotagens no relatório ao invés de no programa?
Em resposta à Bruno Calado

por Andre Chalom -

Oi, Bruno.

1. Sim, você é obrigado a usar a matriz [3][MAX] ao invés de uma matriz_enorme[MAX][MAX]. Cálculo numérico precisa ser feito de uma forma eficiente, e não faz sentido guardar n^2 entradas e fazer as contas em n^2 quando você só vai usar de fato 3n.

2. Plotar em C é um problema. Para aqueles que já foram abençoados pelo Linux, sugiro mandar a saída do programa para o Gnuplot (procurem um tutorial no Google). Aqueles que não são puros de coração podem gravar a saída em um arquivo texto e fazer os gráficos no Excel.

por Jorge Luiz de Lima Matias -
eu não entendi essa matriz[3][MAX]
porque essa matriz tem só 3 linhas? quero dizer, porque o 3 está na posição das linhas e não nas colunas?
a não ser que essas linhas sejam as diagonais da matriz que está nas notas de aula, mas ai qual linha é cada diagonal? e a "diagonal do meio" tem um termo a mais do que as outras (pensando em splines naturais), começo as outras duas na posição 1?
Em resposta à Jorge Luiz de Lima Matias

por Andre Chalom -
Oi, Jorge. Esses pontos estão explicados no enunciado do EP, inclusive com um exemplo. Se você tiver alguma dúvida sobre a implementação, me procure na monitoria.

por Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins -

No enunciado do ep2 (.pdf), página 2:

...Erros de entrada...Se o sistema montado for de resolução impossível....

O que seria um sistema de reolução impossível?

Em resposta à Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins

por Andre Chalom -
Olá, Gustavo.

Tome Ax=b um sistema linear, com o determinante da matriz A valendo 0. Este sistema não tem solução única, e portanto é impossível resolve-lo unicamente.

No caso específico de splines, você pode esbarrar em um sistema impossível quando dois pontos têm a mesma coordenada x, mas coordenadas y diferentes. Tente escrever a função que no x=0 passa pelo y=1 e pelo y=2. Impossível.

Ok, obrigado.

Mais uma dúvida:

O usuário eh obrigado a fornecer os valores de (tau, y) ordenados (em relação a tau)? Se sim, temos que fazer uma verificação disso?

por Andre Chalom -
O usuário deve fornecer os vetores ordenados em relação a tau. Você não é obrigado a verificar a ordenação, mas é sempre bem vindo.

por Daniel Amorim de Oliveira -
andre, estou tendo muita dificuldade em como resolver o sistema usando a matriz A[3][MAX]
sera que vc podia me ajuda???
Em resposta à Daniel Amorim de Oliveira

por Andre Chalom -

Olá, Daniel.

A sugestão que eu dei para quem foi na monitoria semana passada foi escrever as regras de escalonamento para uma matriz escrita na forma usual:

A[i][j] = ....

e depois pense em como essa regra se transforma para a matriz "deitada". O que acontece com o i? E com o j?

Se você ainda tiver problemas, me procure na monitoria semana que vem.

Em GeraSpline temos:

.

.

.

/*Inicializa as primeiras posicoes da matriz:

* A[...][0], A[...][1], b[1] */

não seria b[0]?pois é a primeira a ser adicionada...

.

.

.

/* Calcula os ultimos termos da Matriz A:

*A[...][n-1], A[...][n] e b[n-1] */

não seria b[n]? pois é a última linha a ser adicionada...

;;;

se sim,

como a definição de MAX = 100 é o número de polinomios,

temos, ao lono do ep inteiro, atribuições tau[MAX], y[MAX] etc...

não seria tau[MAX+1], y[MAX+1] etc?

gustavo vc está certo em tudo o q vc disse, menos a ultima parte...
MAX é o numero de polinomios, e tau[] e y[] começam de 0 e vão até o numero de polinomios, assim tendo n+1 posições, logo deve ser tau[MAX] e y[MAX] mesmo... seria o q vc disse se esses vetores começassem na posição 1.
quanto ao resto eu fiz assim como vc estah pensando tbm, eu estou fazendo por splines naturais e eh isso mesmo

por Daniel Bednarski -
Estou com dúvida nesta mesma parte também. Também fiz pensando desta maneira e ainda mais: estou impondo a condição Not-a-Knot, mas precisarão somente as 'linhas' A[...][0] e A[...][n] ser preenchidas através da condição de contorno (assim como b[0] e b[n]), não? Tanto Not-a-Knot quanto splines naturais, pelo que eu entendi pelas listas do professor, tem se de substituir na matriz A apenas estes elementos e não também os A[...][1] e A[...][n-1] que aparecem no código-fonte. Por favor, me ajudem se eu estiver errado.

em C, quando se  declara uma variável, tem-se:

vetor[numerodeposicoes];

portanto:

vetor[0], vetor[1], vetor[2], ..... vetor[numerodeposicoes-1].

Eu ACHO que deveria mudar o comentario de MAX (dizer que e numero maximo de pontos) ou colocar MAX+1 nos vetores declarados....

por Bruno Calado -
Estou com dificuldade para plotar mesmo com suas dicas.

Aceita o c chamando um programa em python para plotar? E quanto o bonus sobe a nota?

por Andre Chalom -

Olá. Vamos por partes:

1) Na hora de plotar, vale tudo que eu possa reproduzir em casa, ou seja, pode chamar um programa em python para plotar. Não pode mandar pro MatLab plotar =)

2) Não esquentem a cabeça com o que significa o MAX. Se vocês esperam usar 100 pontos, declarem o MAX como 150 para dar uma folga. Isso seria um problema importante se vocês precisassem alocar memória dinamicamente no programa - como não é o caso, chutem sempre para cima.

3) Me perguntaram por e-mail a definição do Delta Tau[i]. Estou sem as notas de aula aqui, mas acredito que Delta Tau[i] = Tau[i+1] - Tau[i], alguém pode confirmar isso?

4) Condições de contorno: o que tem que ser preenchido fora do laço? Bom, essa pergunta exige que eu saiba como vocês estão implementando dentro do laço. Quando eu fiz o esqueleto, eu estava pensando em um jeito de correr o laço, mas já vi no código de vocês pelo menos outras duas formas... Sugestão: pensem em quais são as posições da matriz que vocês tem que preencher 'a mão' na matriz original, e depois vejam onde esses caras vão parar na matriz deitada. E ajustem os limites do laço que preenche o miolo de acordo.

Explicando os jeitos de correr o laço: um jeito é

para i = X até Y,

A[0][i] =...

A[1][i]=...

A[2][i]=...

Outro jeito:

para i de A até B,

A[0][i+1]=...

A[1][i]=...

A[2][i-1]=...

Vejam que o primeiro laço está mais direcionado à estrutura da matriz deitada, enquanto o segundo laço está de acordo com a estrutura da matriz original. Então tanto os limites quanto as condições de contorno para os dois laços vão ser diferentes!

por André Defendi Arelaro -
André:

Pra fazer aquela tabela para o erro de interpolação usa o erro dado pela função de Runge??

Eu tava calculando o polinômio interpolador da função de Runge para x=0.5 , por exemplo. Aí conforme eu ia aumentando o valor de N, o erro se manteve em um certo valor....... mas não era pro erro ir mudando??
Ou eu tô fazendo algo errado (o q é bem provável) ??
Em resposta à André Defendi Arelaro

Andre (Defendi),

acho que vc não pode usar 0.5 para calcular o erro, pq esse ponto estah em -1 + 2i/N...ve em tarefa, no ep2.pdf, 4.Determinar.

mas tbm estou tendo problemas no calculo d alpha...

a expressão a =~ (log(en+k) - log(en)) / (log(n + k) - log( n )) não deveria fornecer o expoente para o primeiro N, e não para o último? na tabela tah um '-' no primeiro expoente...

e que valor alpha deve chegar?

por Andre Chalom -
De fato, o ponto onde você está calculando o erro não pode ser um dos pontos dados. Mas tente calcular o erro em um dos pontos dados: ele tem que ser zero de máquina (ou seja, perto de 1e-15 ou 1e-16). Para outros pontos, o erro deve ser menor que 1 e tem que diminuir conforme o seu N aumenta.

Tente plotar a sua saída (mesmo que seja no Excel) para ter uma idéia do que está acontecendo.

E o alfa está realmente sendo dado em relação ao menor n. Veja nas notas de aula que ele seria perto de 2 para splines de Hermite - então esperamos um número maior do que 2 para splines cúbicos (se não, podíamos todos ser felizes com Hermite que dá bem menos trabalho!).

por Camila Carroci Martins -
Meu ep precisa imprimir os valores calculados das diferenças divididas e do meu vetor b, ou só a solução do sistema?
Em resposta à Camila Carroci Martins

por Andre Chalom -
Oi, Camila.

O EP só precisa imprimir o valor do spline em um ponto, que é o ValorEmX. Mas eu recomendo que você imprima outras coisas para debugar =)

por Andre Chalom -
ERRATA: Claramente, quanto menor o alfa encontrado (ou maior o módulo do alfa encontrado), melhor é o método.

Splines cúbicos tem os seguintes alfas, aproximadamente:
Completo (g' conhecida): -4
g'' conhecida: -4
natural: perto de -2, mas pode ficar um pouco melhor longe da borda
Not-a-knot: -4 (mas oscila um pouco)

por Lucas Lima -
André não entendi aquela estrutura explicada no enunciado do EP

que quando a ordem é 5:

| 0 | A01 | A12 | A23 | A34 |
| A00 | A11 | A22 | A33 | A44 |
| A10 | A21 | A32 | A43 | 0 |

o que significa esses A's???

Lembro que tinha uma errata na função de Runge no EP2, mas eu não estou achando ela, alguem poderia por favor falar qual eh?
Obrigada
Em resposta à Camila Carroci Martins

Estou com algumas dúvidas que creio ser meio bestas.
Para verificar se meu sistema montado tem resolução impossível, preciso verificar que não foram digitados taus iguais e verificar que o determinante da matriz seja diferente de zero; porem eh pedido que façamos estas verificaçòes na função GaussTridiag, entretanto o parâmetro de entrada desta função é a matriz A[3][MAX] que não eh uma matriz quadrada.

Duvida 1: Como eu calculo o determinante de uma matriz que não seja quadrada?

Duvida2: Posso fazer estas verificações no proprio main? Pois assim, verifico os valores dos taus logo após eles serem digitados e calculo o determinante da matriz A que eh quadrada?

Obrigada

Camila

por Rafael Garcia -
Olá André. No ep2, na parte 2, na qual são descritas as tarefas a serem realizadas, estou com uma dúvida na de número 4. Lá é dito que se deve determinar o erro de interpolação e o coeficiente de decaimento alfa. Pelo que eu entendi, o erro já está sendo calculado pelo próprio programa. Porém, na determinação de alfa, é preciso implementá-la também, ou só é necessário realizar o cálculo e colocar no relatório?

por Andre Chalom -
Vamos lá!

1. A errata da função é que eu escrevi que a função é dada por -i + 2.0*i*... Não, a função é dada por -1.0 +2.0*i*... . O tópico original está no fórum de notícias.
2. Não precisa implementar o cálculo de alpha, só calcular na mão. Claro, se você implementar é sempre mais divertido, mas precisa mudar algumas coisas na main (por exemplo, ao invés de gerar o spline uma vez só, vc vai precisar gerar o spline para 8, 16, 32, etc pontos)
3. Para verificar se o sistema é possível, existe mais de um jeito. Os três abaixo são equivalentes:
Jeito 1: verifique o determinante.
Jeito 2 (específico para splines): verifique se os taus são "suficientemente" diferentes.
Jeito 3: Tente fazer o escalonamento. Se der problema no meio, é porque o sistema era impossível.
Por isso que quem decide se o sistema é possível ou não é o GaussTridiag: vc tenta resolver, se se der um pivô muito pequeno, vc pára. (LEMBRE: testar se é 0 não é o melhor jeito, teste se A[...][...] é menor em módulo do que 1e-15, por exemplo)

por Daniel Bednarski -
Posso declarar o IFLAG no main e passá-lo como parâmetro para a função geraSpline?
Assim ela retornará se a matriz é possível ou não para o próprio main. Do jeito que está, com o IFLAG interno ao geraSpline, o main do programa não saberá se o escalonamento deu certo, e pedirá o ponto x que se deseja interpolar, independente da matriz ser impossível ou não. Em seguida, tentará calcular a interpolação neste ponto mesmo se o sistema for impossível.
Em resposta à Daniel Bednarski

Daniel, não sei se resolve o que vc quer fazer, mas acho que o programa pode ser encerrado dentro da própria função, usando o comando exit(1);
assim ele não voltaria pro main e não pediria o x

Em resposta à Daniel Bednarski

por Andre Chalom -
OK, você tem um bom ponto. Pode fazer isso, e é de fato melhor do que o enunciado original. Quem mais quiser fazer essa alteração no programa, mande ver; mas também quem não quiser, deixe do jeito que está.

Usar exit(1) é uma saída um pouco suja. O ideal é mesmo responder pro main que deu pepino e deixar o main decidir o que fazer.

por Bruno Calado -
Hoje tem que dar para reenviar o EP. Por que a data diz dia 26 as 23:55

e o paca fechou dia 25 as 23:55

por Andre Chalom -
Bruno, você pode me enviar o seu EP por e-mail.

Mais alguém está com problemas?

Nem vi que o paca fechou, mas ele abriu de novo, hoje mandei duas versões do meu ep, e logo menos pretendo mandar a versão final.
Tenta entrar no paca de novo e tenta mandar Bruno.

por Bruno Calado -
QUando as notas dos eps estarao disponiveis?

por Andre Chalom -
Em breve =)

Estou corrigindo os EPs ainda, mas posso adiantar que a maior parte dos EPs entregues está com boas notas.