Oi pessoal,
Seguem alguns critérios que utilizei na correção da primeira lista.
- Não justificar um exemplo ou expressão regular: desconto metade da questão.
- Utilizar argumentos errados ou incompletos, dizer que "é fácil ver" ou algo assim (inclusive dizer que o professor provou em sala algo que é falso; mesmo que ele tenha feito isso, seria obrigação de vocês detectarem o erro =P) também desconta pontos. Provar apenas uma das inclusões numa igualdade: dependendo da inclusão, desconto 40-60%.
- Alguns erros de lógica eu descontei bem pouco.
- Não descontei nada de quem confundiu a notação mas deixou claro o que queria dizer; nas próximas listas vou ser mais rigoroso. Cuidado que muita gente está confundindo pertinência e inclusão de conjuntos (lembrando que uma ER representa um conjunto).
O professor Arnaldo também sugeriu que não desse zero a quem fizesse uma ER bem próxima de uma correta.
No gabarito do (5b) eu falei que mostrar que L^2 está contido em L não garante que L^* está contido em L, mas na verdade garante que L^+ está contido em L (indução trivial). Então se você também mostrar que L^0 está contido em L, segue que L^* está contido em L. Como não sei se o professor mostrou isso em sala, resolvi descontar bem pouco de quem fez assim mas não argumentou explicitamente.
Fora isso, fiz alguns comentários nas listas de cada um que são apenas dicas, não interferem na nota.
Pra quem quiser estudar LaTeX eis um material legal:
http://biquinho.furg.br/tex-br/doc/LaTeX-demo/
Outra dica é, pra quem usa Linux, pra fazer correção ortográfica num arquivo LaTeX:
aspell -l pt_BR --mode tex -c <seu_arquivo>.tex
(no Debian, instale o pacote aspell-pt-br)
Cada questão vale 2,0. Na primeira, cada item vale 0,5; na segunda, a primeira expressão vale 0,6 e as demais 0,7. Na terceira o item (b) vale 0,8 e os demais 0,4; na quarta cada os exemplos valem 0,5 pra cada item e a prova da inclusão vale 1,0. Cada item da questão 5 vale 1,0.
Algumas estatísticas:
média 6,63
máximo 9,8
mínimo 2,55 (muita gente deixou muitas questões em branco)
mediana 7,5
Fórum