Performance de C e C++

Re: Performance de C e C++

by Marco Dimas Gubitoso -
Number of replies: 0
O desempenho final é muito próximo e deve ser igual na maioria dos casos, C++ é um superconjunto de C. O compilador é o mesmo, por sinal.

No entanto, na orientação a objetos existem uma troca entre desempenho e capacidade de manutenção. Para tornar o programa mais organizado e fácil de manter, alguns pontos de desempenho são sacrificados.

Uma resposta simples para sua pergunta é: se o programa for pequeno ou não tiver muitos componentes, C é melhor. Programas mais complexos podem se beneficiar da estrutura que C++ oferece, com a orientação a objetos.

Outros fatores: C é muito mais simples de aprender no todo. C é também mais "fundamental", em um certo sentido, porisso eu pessoalmente a acho mais interessante como primeira linguagem, embora isso não seja consenso. Para programas pequenos e médios C++ pode trazer mais complicações do que ajuda.

Muita gente usa C++, mas na verdade acaba programando em C com algumas extensões.

Depois que discutirmos funções, posso comentar um pouco sobre orientação a objetos e as diferenças entre C, C++ e Java, se a classe achar interessante.