Dúvidas EP3

Dúvidas EP3

por Carlos Morais de Oliveira Filho -
Número de respostas: 11
Algumas (muitas) dúvidas em relação ao EP3:

- Existirá uma faixa exclusiva para ultrapassagem, ou a ultrapassagem será pelo acostamento (com risco de bater nos inspecionados)?

- "Existem trechos com acostamento liberado". A escolha desses trechos deve ser feita uma única vez?

- O que é a "área de retorno para o ponto de origem"?

- Quando o carro chega no fim do último trecho, ele deve recomeçar ou fazer o caminho inverso?

- "Os guardas só param de trabalhar quando acaba a simulação". Isso quer dizer já não haver carro nos trechos, ou a ocorrência do evento externo?

- A balsa de ida volta vazia? A balsa de volta vai vazia?

- Devemos planejar a interface para qual resolução mínima?
Em resposta à Carlos Morais de Oliveira Filho

Re: Dúvidas EP3

por Alexandre Pitta Guedes -
Hoje na aula o prof tirou algumas duvidas. Eu não estava no inicio da aula, mas pelo que conversei com ele e do que entendi do enunciado, estou fazendo da seguinte forma:

- Existirá uma faixa exclusiva para ultrapassagem, ou a ultrapassagem será pelo acostamento (com risco de bater nos inspecionados)?

Pelo enunciado é "acostamento liberado", mas achamos que ficaria mais complicado para implementar dessa forma (levando em consideração que o acostamento já é utilizado para a inspeçao dos carros - mesmo se removesse a inspeção nesse trecho ficaria mais chato de fazer), então optamos por uma pista adicional para ultrapassagem nos trechos com ultrapassagem liberada.

- O que é a "área de retorno para o ponto de origem"?
Acho que "área" ai complicou a frase, pelo que entendi é: ao terminar um trecho o carro pode, em vez de seguir para o proximo trecho, retornar pelo trecho que acabou de percorrer. Acredito que não é algo "grafico", é o mesmo "espaço no limbo" entre os trechos.

- Quando o carro chega no fim do último trecho, ele deve recomeçar ou fazer o caminho inverso?
Acredito que é ida e volta. Mas uma vez o pseudo-codigo do Carro não ajuda enxergar, mas pelo texto no enunciado é ida e volta.

- A balsa de ida volta vazia? A balsa de volta vai vazia?
É para considerar apenas uma balsa, que parte quando está cheia ou depois de um intervalo de tempo definido.

- "Os guardas só param de trabalhar quando acaba a simulação". Isso quer dizer já não haver carro nos trechos, ou a ocorrência do evento externo?
Os "meus" guardas abandonam o posto assim que dão o sinal. xD

- Devemos planejar a interface para qual resolução mínima?
Qual resolução do iPhone? :P Não sei essa resposta, mas estamos usando aqui 1000px de largura e a altura varia, cada trecho tem entre 45~65px de altura, dependendo de ter ultrapassagem liberada ou não, e ainda não implementamos a balsa... então vai ficar uns 1000x700. Espero que o monitor tenha 1024x768 pelo menos :D
Em resposta à Carlos Morais de Oliveira Filho

Re: Dúvidas EP3

por Atol Fortin de Oliveira -
Também estou com algumas dúvidas.

"Entre cada trecho deve existir uma faixa de segurança."
Isso quer dizer que os carros do trecho X não podem
sair para o trecho X+1, e vice-versa, caso tenha algum pedestre na faixa de segurança entre tais trechos, certo? Então eles (os carros) devem ficar parados, esperando.
E depois? Eles voltam à velocidade que estavam antes assim que a faixa for desocupada?

Entre o penúltimo e o último trecho tem uma balsa que fica indo e voltando.
Então nessa parte não tem faixa de pedestre?



Em resposta à Atol Fortin de Oliveira

Re: Dúvidas EP3

por Alfredo Goldman -
Olá,
Houve um erro de grafia, o correto é dizer em cada trecho deve haver
uma faixa de segurança.
Ainda não teremos pedestres nadadores sorriso A balsa não tem que ceder
a passagem sorriso

Alfredo
Em resposta à Alfredo Goldman

Re: Dúvidas EP3

por Ricardo Alexandre Bastos -
as pistas de ida e volta dos trechos são dependentes? ou eu posso tratar as faixas de retorno como um trecho que anda no sentido contrario?
e alem um trecho tem a faixa de ultrapassagem dos dois lados sempre ou é possível que a faixa exista em um lado apenas?

a faixa de ultrapassagem tem um limite para o numero de carros contidos nela??
Em resposta à Ricardo Alexandre Bastos

Re: Dúvidas EP3

por Alfredo Goldman -
Olá,
As pistas de ida e volta são independentes (mas, observe que a faixa de
pedestres atravessa a ida e a volta de um trecho).
Para efeito visual, talvez seja interessante tratar retornos na simulação
como pontes, ou túneis. Cada lado do trecho tem o seu próprio acostamento,
não ocorrem ultrapassagens com invasão da pista.
Não há limite de carros para o acostamento.

Alfredo
Em resposta à Alfredo Goldman

Re: Dúvidas EP3

por Ricardo Sider -
Tem algum problema eu deixar a minha estrada com menos trechos?? Com esse monte de faixas adicionais mal estão cabendo 5 trechos na nossa tela.

Daria pra diminuir mais as coisas, mas teríamos que abrir mão de alguns features da interface =/

[]s
Em resposta à Ricardo Sider

Re: Dúvidas EP3

por Ricardo Sider -
Não sei porque não chegou aqui, mas o professor me respondeu que pode sim deixar o EP com menos trechos ;]
Em resposta à Ricardo Sider

Re: Dúvidas EP3

por Nilo Cesar Teixeira -
A solucao q eu pretendo implementar (q parece ser facil por isso deixei pro final) foi de colocar 2 tabbed panels, um pra subida e outro pra descida da serra.

Assim eu consigo fazer exatamente a mesma logica rodar em 2 panels apenas com o sentido inverso.
Em resposta à Carlos Morais de Oliveira Filho

Re: Dúvidas EP3

por Atol Fortin de Oliveira -
Fiquei com uma dúvida que parece não estar claramente explicada no enunciado.

Os pedestres devem atravessar a estrada no momento em que eles quiserem, ou eles devem esperar por um momento em que não exista um carro sobre a faixa de pedestres?

Se for na hora que eles quiserem, então só precisa dar um jeito de não deixar os carros esperando muito, certo? ( e então deixar os pedestres esperando um pouquinho )

Caso contrário, também deve haver alguma forma de fazer existir motoristas "bonzinhos" que deixam um pedestre que está há muito tempo esperando atravessar? ( pois no enuciado só diz que carros esperando por muito tempo consigam "bloquear" os pedestres )

Qual dessas maneiras deve ser implementada no EP? Ou basta fazer qualquer uma delas, e deixar isso no relatório?

(Obs: eu tinha feito que os pedestres só podem atravessar quando não tem nenhum carro na faixa de pedestre. Mas quando temos muitos carros passando um atrás do outro, os pedestres podem demorar muito para agir.)
Em resposta à Atol Fortin de Oliveira

Re: Dúvidas EP3

por Alexandre Pitta Guedes -
O professor comentou que o comportamento deve ser como um semáforo para pedestres. O pedestre só atravessa se o semaforo está liberado para ele.E os carros param sempre que tem algum pedestre atravessando.
Em resposta à Alexandre Pitta Guedes

Re: Dúvidas EP3

por Alfredo Goldman -
Olá,
Apenas completando a resposta, a forma fácil de se evitar pedestres
se jogando na frente dos carros, é simples. Basta fazer com que a faixa de
segurança "comece antes da pista". Carros que passarão a tempo apenas
ignoram os pedestres, os outros tem que parar.

Alfredo