Correções dos Trabalhos

Correções dos Trabalhos

por Mauricio Aniche -
Número de respostas: 7
Questionario online
Victor Williams e André Luiz

- Testes sem utilidade. A maioria dos testes testava apenas
o comportamento de getters/setters e conexões ao banco. Além
disso, não é boa pratica criar testes que testam os testes.

Nota: 7

perguntas e respostas
Marcio Vinicius dos Santos

- OK

Nota: 10

forum
Renan Oliveira

- OK

livraria online
Omar e Israel

- OK

video Locadora
Hamilton e Felinto

- Utilização correta da biblioteca.
- Testes pouco úteis. Poderiam testar mais as regras de negócio.

Nota: 9

Gestão de informações sobre futebol
Carlos Eduardo Manssur

- Bons testes.

Sistema de Logística e Distribuição
Carlos Eduardo Giordano

- Teste bem feito.
- Poucos testes.

Nota: 9.2

Compartilhamento de Fotos
Gustavo Ansaldi Oliva

Nota: (nao consegui ver os testes)

catalogo online de TV
Sérgio Lopes

- Ok.

Sistema de Notícias
Alexandre Oki Takinami

- Utilização correta da biblioteca.
- Testes pouco úteis. Poderiam testar mais as regras de negócio.

Nota: 9

Compartilhamento de letras de música
Nilo César Teixeira

- Ok.

Social Bookmark
Geiser Chalco

- Testes com JMock bem feitos.
- Poderia testar mais a camada de domínio em si, sem precisar de mocks.

Nota: 9.8

ReceitaNet
Márcio Guedes Hasegawa

- Somente um teste. Difícil de avaliar.

Nota: 7.5

Gestão de Biblioteca
Edith Zaida Sonco Mamani

- Não entendi pq todos os testes estão anotados com @Ignore.
- Fez bastante testes.

Nota: 9.0

Repositório de músicas online
Thiago Henrique Coraini

- Ok.

Em resposta à Mauricio Aniche

Re: Correções dos Trabalhos

por Gustavo Ansaldi Oliva -

Oi Aniche

Por algum motivo, os testes acabaram não indo para o war.
Exportei novamente o projeto pelo Eclipse, porém agora no formato "Filesystem". Os testes estão na pasta "test". O projeto pode ser tranquilamente importado no Eclipse (Ganymede).

Obrigado e desculpe pelo trabalho

Abraços

Em resposta à Mauricio Aniche

por Edith Zaida Sonco Mamani -
Bom dia, na verdade eu coloquei @Ignore nos metodos para testar por separado cada funcionalidade dos meus casos de usos, eu não quiz que ao compilar os arquivos mandaram muitas saidas, pelo cual eu coloquei @Ignore em quási todos., mas cada metodo funciona corretamente.

Obrigada
Em resposta à Edith Zaida Sonco Mamani

por Victor Williams Stafusa da Silva -
Oi.
Na verdade a dupla é Victor e Pedro. Os nomes André e Adson que aparecem no código-fonte é porque isto se trata de um projeto que eu comecei antes do início do semestre e estes dois sujeitos estavam lá bem no comecinho. Quando o professor abriu o trabalho 1 eu e o Pedro escolhemos questionários online porque já tínhamos alguma coisa bem no comecinho disso.

Você chegou a ver os mocks? Eles estão como classes internas das classes MocksMapeadores e MocksWeb e são várias dezenas (se eu contei certo, são 96). Embora eles não sejam testes unitários per-se com a anotação @Test, eles têm isso como finalidade. Inicialmente estávamos criando para cada classe mock, um método que as instanciava e as testava, uma a uma. Isso era muito improdutivo e sujeito a erros, então preferimos colocar um único método que instancia todos os mocks e os testa via reflection.

Quanto aos testes de testes, eles têm uma finalidade. Tivemos uma experiência muito irritante ao achar que estava tudo certo mas tínhamos esquecido de colocar @Test em algum método ou qualquer outro problema parecido. Daí surge uma alegre e sorridente barra verde, enquanto que aquele método que faltou a anotação revelaria um problema grande que a deixaria vermelha. Como isso não ocorreu apenas uma, nem duas e nem três vezes durante o desenvolvimento, preferimos colocar isso.

Concordo que o que fizemos foi meio confuso, mas com todos estes mocks, o projeto têm mais testes do que aparenta.
Em resposta à Victor Williams Stafusa da Silva

por Cauê Haucke Porta Guerra -
Oi Victor, desculpa a demora em responder

Manteremos a nota como está.

Primeiro porque testes de testes são sim sem finalidades... você precisa sim lembrar de por o @Test nos seus testes. E isso pode ser feito antes de começar a escrever o teste, tome como prática que ficará dificil de esquecer. Principalmente porque eu posso eventualmente ter nas minhas classes de testes métodos auxiliares que não seram testes mas serão invocados por testes.

Segundo, uma coisa que tem que ficar clara é que mocks não são testes. Portanto dizer que existem 96 mocks sem a anotação @Test não é muito relevante. Mocks servem apenas pra isolar por completo um elemento que está sendo testado (dai o nome unitário), fingindo o comportamento de outros objetos/recursos que não são alvos do teste naquele momento. Além disso, e o motivo que mais levo em conta, é que testes devem ser rodados a todo instante, e um dos grandes motes de desenvolvimento orientado a testes é o feedback fácil e rápido. E oras, se o seu teste não tem a anotação @Test ele simplesmente não é rodado pela sua IDE a cada vez que você pede para executar os testes, e portanto não há a menor garantia de que eles continuam sempre passando.
Em resposta à Edith Zaida Sonco Mamani

por Mauricio Aniche -
Oi Edith,

Entendi o seu motivo, executei seus testes e eles funcionam. Vou alterar sua nota de 9.0 para 9.5, ok? Mas lembre-se que TODOS os testes devem ser executados a TODO MOMENTO.

Leia a resposta do Cauê para o outro grupo, que vem de encontro a sua também.

Abraços,
Mauricio