Voz e música

Voz e música

by Eduardo Menezes de Morais -
Number of replies: 1
Bem pessoal, só estou aqui para "compara resultados" do EP...
Meu EP, no microfone, está reconhecendo corretamente 90% das vezes ruído (quando sopro no microfone) e som harmônico (quando falo).
Porém, ao redirecionar certas músicas para ele, ele considera boa parte do som como ruído (depende da música, mas não consegui encontrar nenhuma relação com estilos musicais, tom, etc. Ele parece "não gostar" de certas músicas aleatóriamente...).
Esse comportamento é "normal" ou meu EFMIN e EHTMIN estão desajustados?
Abs
In reply to Eduardo Menezes de Morais

Re: Voz e música

by Marcelo Queiroz -
Olá, Eduardo!

O problema está em usar arquivos de áudio polifônicos com um procedimento de triagem que está baseado em identificar sinais com padrão harmônico. Basta que a música possua 2 notas ao mesmo tempo para o espectro já não possuir um padrão harmônico (mesmo sem ruído você já teria uma mescla de 2 séries harmônicas diferentes). Neste caso, nosso estimador ingênuo vai considerar a componente senoidal de maior energia e vai estimar algum F0 que na melhor das hipóteses vai corresponder a uma das notas da música, o que vai afetar profundamente estas estimativas de EFMIN e EHTMIN (que comparam a energia na série harmônica em F0 com o resto todo do sinal).

A sugestão de usar com um arquivo de entrada se aplica a arquivos monofônicos, ou seja, com um único instrumento melódico, ou voz, e de preferência com notas +/- longas, que permita a você a observação da forma de onda daquele instrumento e da proporção de participação dos diversos harmônicos naquele timbre. Ao usá-lo com o microfone, você poderá fazer observações interessantes sobre o timbre da sua voz ao emitir uma nota com altura musical fixa, e ir variando a qualidade do som através do controle da mandíbula, língua e lábios, de forma análoga à que você faz ao emitir diferentes vogais. Você verá a quantidade diversa de formas de onda e padrões de distribuição de energia pelos harmônicos que você é capaz de fazer.